Este blog é de uso de todos no intúito de divulgar e informar todos sobre os acontecimentos do Ceará, principalmente nos vales do Curú (pilar em Paracuru), do Coreaú, Cariri (pilar em Crato) e da Capital. Informaremos, também, a participação de nossos parlamentares e gestores em cada sucursal.

Oração da Serenidade

"Concedei-nos Senhor,
a Serenidade ncessária para aceitar
as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar as que podemos
e Sabedoria para distinguir umas das outras!"

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Robinho é acusado de estupro na Inglaterra

Segundo jornal britânico, atacante foi preso após voltar do Brasil e só foi liberado após pagar fiança. Brasileiro nega crime

Segundo tablóide britânico The Sun, Robinho chegou a ser detido dois dias depois de voltar para a Inglaterra

Segundo tablóide britânico The Sun, Robinho chegou a ser detido dois dias depois de voltar para a Inglaterra

LANCEPRESS!

Os jornais “The Sun” e “The Times” publicaram nesta quarta-feira que o atacante Robinho foi detido pela polícia britânica acusado de estupro de uma adolescente de 18 anos na área VIP da boate Space, na cidade de Leeds, no dia 14 de janeiro. O “The Sun” publica declarações de Chris Nataniel, que se identificou como porta-voz do craque brasileiro:

– Robinho nega veementemente qualquer acusação de má conduta ou envolvimento criminal e está feliz para prestar mais esclarecimentos se solicitado – diz Nathaniel.

Robinho teria ido à boate com outros jogadores de sua equipe, o Manchester City. Já a garota, que teria ido ao local com amigos, foi identificada como uma estudante da universidade Yorkshire, cidade próxima a Leeds, distante cerca de 68 quilômetros de Manchester..

O tablóide também noticia que a polícia teria ido ao treino do Manchester em Tenerife (ESP), onde o clube se preparava no início do mês. Mas, chegando lá, teria se surpreendido com a notícia de que o jogador havia viajado para o Brasil, com o pretexto de comemorar o seu aniversário. Viagem, por sinal, sem o consentimento do seu clube.

Já o “The Times” publica declarações de um porta-voz da polícia de West Yorkshire, mas este não dá a identidade da pessoa detida:

– Um homem foi preso hoje e inquirido sobre possível ligação com um suposto incidente numa boate em Leeds, em 14 de janeiro. Ele foi liberado e pode ser chamado para novos esclarecimentos.

O “The Sun” explica também que Robinho teria sido liberado pela polícia britânica após prestar o depoimento e pagar uma fiança.

Ouvido pela repórter Joanna de Assis, da TV Globo, Robinho, porém, negou qualquer envolvimento com o caso. O jogador disse que estava tranquilo e que nada tinha feito. Além disso, Robinho afirmou que atuará na partida desta quarta-feira contra o Newcastle, pelo Campeonato Inglês.

Segundo a imprensa inglesa, pela fuga para o Brasil sem avisar o clube, o atacante terá de pagar uma multa equivalente a duas semanas de salários, algo em torno de 210 mil euros (cerca de R$ 638 mil).

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Assembléia e Câmara iniciam o ano legislativo

A Assembléia Legislativa do Ceará e a Câmara Municipal de Fortaleza iniciam o ano legislativo a partir da próxima semana. O Legislativo estadual dá sequência ao período iniciado em fevereiro de 2007, quando dá posse dos atuais deputados eleitos em outubro de 2006. E a Câmara inicia o período com os novos vereadores eleitos em outubro do ano passado e empossados no dia 1º de janeiro deste ano.

Na abertura dos trabalhos nas duas Casas há solenidades oficiais. Na Assembléia, o governador Cid Gomes ou um secretário por ele designado comparece à sessão para apresentar a prestação de contas da administração estadual referente ao ano passado. Na Câmara Municipal é a prefeita que deve comparecer para cumprir o mesmo ritual. Luizianne, também, pode mandar um dos seus secretários para substituí-la.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Reforma ortográfica: o que muda nos concursos públicos

Apesar da preparação ser iniciada, só poderá ser exigido conhecimento sobre a nova ortografia em provas objetivas a partir de janeiro de 2009


O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa terá um prazo de três anos para adaptação às mudanças, mas é importante que os concursandos saibam que nesse período as normas antiga e nova poderão ser usadas em vestibulares, concursos públicos e nos livros didáticos

Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, no dia 29 de setembro, o decreto que estabelece a reforma ortográfica - cujo objetivo é unificar a escrita da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), formada por Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor Leste e São Tomé e Príncipe -, o tema virou assunto de destaque entre os brasileiros, incluindo aqueles que se preparam para prestar concursos públicos pelo País.

Inúmeras dúvidas surgiram, como atesta Diego Amorim, professor de língua portuguesa e coordenador de Recursos de Revisão do OB Cursos, de Brasília. ´Muitos achavam que as novas regras passariam a valer imediatamente´, afirma.

Segundo o decreto, as mudanças na escrita já estão valendo no Brasil desde 1º de janeiro de 2009. No entanto, foi estabelecido também um período de transição, até 31 de dezembro de 2012, no qual as duas formas - a atual e a nova - serão consideradas válidas e aceitas em concursos e vestibulares. Tanto que, como explica Marcus Vinicius Soares, coordenador de Acadêmica do Cespe/UNB, as bancas de correção das organizadoras serão devidamente orientadas para aceitar as duas formas de escrita nesse período de transição.

Mas, como é sempre bom se antecipar às mudanças, conversamos com professores e traz agora algumas dicas para você se adaptar da melhor maneira possível às novas regras ortográficas.

O que deve ser pedido

De acordo com Silvia Bruni Queiroz, técnica em Avaliação Educacional da Fundação Vunesp, a cobrança da nova ortografia nos concursos realizados pela organizadora será feita de maneira gradual. Já o coordenador do Cespe afirma que poderá ser pedido algum item sobre a nova ortografia em provas objetivas a partir de janeiro do ano que vem. ´Os candidatos devem estar preparados para responder sobre a nova ortografia nas questões objetivas. Nas provas discursivas, as duas formas serão aceitas e, por isso, os concursandos não sofrerão nenhum prejuízo´, explica Soares.

Para Carlos Alberto de Lucca, coordenador-geral do Siga Concursos, de São Paulo, as provas podem conter perguntas que apontem qual forma ortográfica (atual ou nova) deve servir como base para a resposta do candidato. ´Essas questões podem até fazer parte de perguntas sobre atualidades´, comenta.

Carlos Kappler, professor de língua portuguesa e funcionário público, acredita que, nos concursos de 2009, de 20 questões de português apenas uma aborde a nova ortografia.

O coordenador do OB Cursos ressalta também a questão da comparação. ´Os concurseiros terão de saber as duas formas, pois o que mais deve-se pedir em uma prova é a comparação entre a nova ortografia e a antiga´, afirma Amorim.

Um outro caminho é apontado por Maurício Silva, coordenador de Pós-Graduação da Área de Educação da Universidade Nove de Julho (Uninove), de São Paulo, e autor do livro ´O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa´, da Editora Contexto. Segundo ele, como as novas regras não são muitas, não devem existir tantos problemas de adaptação. ´É possível também que o novo sistema se generalize rápido e passe a ser cobrado, automaticamente, em concursos, vestibulares e provas´.

Mesmo sem saber a data exata em que as provas incluirão questões sobre a nova ortografia, os cursos preparatórios começaram a tratar do assunto imediatamente. As apostilas do Siga Concursos trarão as duas formas de escrita a partir do ano que vem. ´Nas aulas, também vamos mostrar como é a ortografia atual e como será a nova´, diz De Lucca.

Amorim, do OB Cursos, afirma que a nova ortografia terá espaço garantido nas aulas a partir de dezembro, para os concursos de 2009.

Atenção redobrada

Alguns pontos estabelecidos pelo acordo ortográfico já fazem parte da escrita brasileira há algum tempo e, por isso, não devem causar problemas aos concursandos. Os melhores exemplos são a abolição do trema, que quase já não é utilizado atualmente, e a inclusão das letras K, W e Y no alfabeto. No entanto, algumas mudanças de acentuação e de emprego do hífen podem complicar a vida de um candidato na hora da prova.

De acordo com Silva, da Uninove, o hífen é o calcanhar de Aquiles do novo acordo, principalmente porque a reforma apresenta indefinições, imprecisões e lacunas. ´Há casos em que o hífen permanece como era antes, há casos em que desaparece e há outros em que passa a existir, onde não aparecia´, exemplifica o coordenador da Uninove.

Para finalizar, Amorim destaca que a pronúncia de todas as palavras não será modificada, mesmo com a mudança.

DICAS QUE VALEM OURO

O período de transição é longo, mas o quanto antes as pessoas tomarem conhecimento das mudanças ortográficas, melhor.

Comente sempre sobre o assunto e tire dúvidas com colegas e professores. Assim, você consegue internalizar as modificações. É muito melhor aprender e entender as mudanças que decorar.

Consulte manuais e dicionários, que estão sendo lançados com as alterações.

Elabore uma tabela e a deixe sempre visível para que o candidato consulte as alterações enquanto estuda ou sempre que julgar necessário

A leitura constitui boa maneira de aprender as novas regras, pois a ortografia é também uma questão de registro da imagem/forma da palavra.

Aprece realiza seminário e escolhe nova diretoria

A Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) organiza, nos dias 28 e 29 de janeiro (próxima quinta e sexta-feira), o seminário ´Novos Gestores Municipais: Compartilhando para uma Gestão Integrada´. No referido evento, que será realizado no Centro de Negócios do Sebrae, na Praia de Iracema, além de discutir temas da municipalidade, haverá a escolha da nova diretoria da entidade, cujo atual presidente é o ex-prefeito de Aurora, Carlos Macedo (PSB).

Programação

Na próxima quinta-feira (28), o seminário será composto por quatro temas, sendo estes: A importância da governança democrática para o desenvolvimento sustentável do território; o Município a partir de 1988 e as peculiaridades das cidades em seus múltiplos aspectos; gestão social com qualidade: Educação, Saúde, Assistência Social e Cultura; e o Relacionamento das Prefeituras com órgãos de controle externo e auditoria TCM. Entre os palestrantes estão previstas as presenças dos prefeitos de Fortaleza e Crato, Luizianne Lins (PT) e Samuel Araripe (PSDB), respectivamente, e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB).

Já na sexta-feira, além da eleição da nova diretoria da Aprece, o seminário ainda vai debater os seguintes temas: Ministério Público e a responsabilidade social na Administração Pública; nova legislação de convênios e contratos para efeito de repasse aos municípios; desaprovação de contas pelos tribunais e a defesa dos municípios; melhoria da gestão e transparências nas contas públicas e Previdência própria e geral. Entre os debatedores da sexta-feira figura o nome do ministro José Pimentel.

sábado, 24 de janeiro de 2009

VICE-PREFEITO. Gabinete passa por reformas na estrutura



Nomeações dos 25 cargos comissionados do gabinete do vice-prefeito foram publicadas ontem, no Diário Oficial

Nova visita da reportagem do Diário do Nordeste mostra um cenário bem diferente do encontrado pela mesma ao gabinete do Vice-Prefeito, no dia sete deste mês. Ao invés de linhas telefônicas desligadas, computadores sem funcionar e infiltrações, dessa vez foi detectada muita reforma e reparos na estrutura física.

Pintura, recuperação do teto e adaptação da salas. São as principais mudanças que estão ocorrendo no referido prédio para receber a equipe do vice-prefeito Tin Gomes (PHS). O chefe de gabinete, Sandro Camilo Carvalho, afirmou que o prédio não precisava de uma reforma completa, mas alguns ajustes para receber a nova estrutura de trabalho.

Segundo ele, os problemas encontrados no prédio foram consequências da falta de manutenção e que não foi cogitado a possibilidade de se alugar outro local. “No momento esse é suficiente”, garante. Dentre os reparos que o prédio mais necessitava estava o teto, devido as goteiras, que somente na sala do chefe de gabinete haviam duas. Outra deficiência encontrada na estrutura foram os cupins, um problema recorrente em uma construção antiga, afirma Camilo.

Mão-de-obra

O carro oficial do vice-prefeito também necessitava de manutenção. De acordo com Camilo, ele já foi totalmente recuperado. A reportagem do Diário do Nordeste, na última visita ao gabinete, havia encontrado o veículo com a bateria inutilizada e os pneus murchos.

Camilo informou que a recuperação do carro foi com verba particular. “Precisávamos dele com uma rapidez maior e existe uma certa burocracia”, justificou, informando que foram trocados os quatro pneus e colocada uma bateria nova. Já para a recuperação do prédio, ele diz que foi feita uma solicitação à Prefeitura de Fortaleza, que autorizou a obra e está arcando com as despesas.

A primeira vez que a reportagem visitou o local, Tin Gomes já havia tomado posse, mas ainda não tinha assumido suas funções. É tanto que apenas quatro servidores cumpriam seus horários de trabalho no gabinete do vice-prefeito. Agora, de acordo com o chefe de gabinete, os 21 cargos comissionados e os quatro seguranças que o vice tem direito já foram nomeados.

Nomeações

Sandro afirmou que o ofício de nomeação do gabinete foi enviado à Prefeitura no dia 07 de janeiro e publicado na edição do dia 12 do Diário Oficial do Município (DOM), a qual se tornou pública somente ontem, na página eletrônica da Prefeitura de Fortaleza na internet.

Ao todo, além de quatro seguranças, compõem o gabinete do vice-prefeito: assessor institucional (1), chefe de gabinete (1), assessor jurídico (1), assessor de imprensa (1), assessor técnico financeiro (1), assessor especial (5), assistente técnico (8), secretária do titular (1) e chefe de unidade (1).

Entre os nomes, alguns que estiveram junto com o vice-prefeito, quando este foi presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, como Rômulo Guilherme Leitão. Este foi diretor geral do Legislativo Municipal.

Apesar de todos 25 cargos já estarem nomeados, nem todos estavam, ontem, cumprindo horário devido as salas ainda estarem recebendo a pintura e adequando móveis e outros utensílios, como computadores e telefones. “A gente tem que ter pelo menos o mínimo de estrutura para trabalhar”.

Na próxima segunda-feira, Camilo diz que a reforma interna, nas salas e gabinete do vice-prefeito, já deverá estar concluída, é quando todos os comissionados assumirão seus respectivos postos.

Tin Gomes não estava em seu gabinete. O vice-prefeito está em São Paulo, segundo Camilo, para tratar de um ferimento no braço ocasionado ainda na época da eleição. Segundo Camilo, ele estará de volta à Capital cearense no início da próxima semana.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

PT define calendário de atividades para 2009

No próximo mês, o partido reunirá suas principais lideranças a fim de discutir a conjuntura política para 2010

O ano de 2009 será de intensa atividade para o Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo o presidente estadual da legenda, Ilário Marques, logo no início de fevereiro, haverá a primeira reunião do ano com a participação da Executiva Estadual, bancadas cearenses da Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa, o vice-governador Francisco Pinheiro, a prefeita Luizianne Lins, secretários petistas dos governos do Estado e da Capital e os servidores que compõem os segundos escalões das referidas administrações públicas.

A reunião citada terá como objetivo uma análise da conjuntura política visando o biênio 2009/2010.

Segundo o dirigente petista, ainda no 1º semestre deste ano, também ocorrerão diversos debates, mobilizações partidárias e dois grandes seminários. O primeiro destes, agendado para fim de fevereiro ou começo de março, servirá para compor um projeto de desenvolvimento para o Ceará com foco em desenvolvimento humano e sustentável com a presença de vários setores da sociedade cearense.

Ilário Marques diz que, ´ na ocasião haverá uma análise comparativa da gestão do Ceará com o modelo de desenvolvimento implantado no Estado do Piauí´, o qual é administrado há cinco anos pelo petista Wellington Dias.

O segundo seminário, de caráter programático, terá como tema o socialismo hoje. Marques estima que tal evento será realizado, provavelmente, em meados de junho.

Fóruns

Quanto à mobilização partidária, entra em pauta encontros regionais, fóruns de prefeitos e presidentes do PT municipais, fóruns de vereadores, além das reuniões de diretórios e das comissões setoriais da agremiação.

O presidente do PT cearense afirma que os eventos tem como objetivo ´reafirmar o PT como partido de esquerda a partir de um projeto ligando-o aos movimentos sociais e formatar uma proposta para o Ceará´.

Segundo ele, a intenção é, claro, a eleição presidencial, para governador de Estado e às duas vagas para o Senado em 2010. Indagado sobre qual caminho a legenda tende a compor daqui a um ano, ele informa que ´o partido tem como curso natural o apoio à reeleição de Cid Gomes, mas o PT tem que ter candidato ao Senado porque não pode abrir mão de um projeto futuro´.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

8% A PARTIR DE ABRIL: Deputado questiona reajuste da Coelce



Para Chico Lopes, o consumidor não deve pagar mais por conta de uma mudança na legislação do ICMS

O deputado Federal Chico Lopes (PCdoB) está questionando o reajuste de até 8% autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a Coelce. A agência reguladora autorizou a Companhia a cobrar o reajuste a partir do próximo mês de abril. Seria uma espécie de ´compensação´ pela mudança na legislação do ICMS sobre energia elétrica fornecida por usinas termelétricas e eólicas à Coelce.

O deputado diz que, em ofício enviado em 30 de dezembro de 2008, a Aneel informou a ele e ao governador Cid Gomes sobre a decisão favorável ao pedido da Coelce. O processo Nº 48500.004290/206-24, da Agência, trata do ´deferimento de pleito da Coelce que implica aumento das tarifas de energia elétrica para todos os consumidores de energia elétrica, em virtude de alteração no Regulamento do ICMS do Estado do Ceará´, diz o documento.

Segundo Chico Lopes, o consumidor não pode ser penalizado por um ´possível prejuízo´ causado à Coelce por uma mudança na legislação do ICMS. ´Não podemos aceitar que as agências como a Aneel decidam, quase sempre, em favor das concessionárias, e não, do consumidor´, afirma o parlamentar, também membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal.

´Compreendemos que as concessionárias têm seus direitos, mas o consumidor é a parte mais fraca nessa relação. E, é ele que vai ter de pagar, agora, por um suposto prejuízo acumulado desde 2004? Seriam 8% de reajuste só por essa mudança do ICMS, somados ainda ao percentual que a Coelce argumentar quanto à inflação nesse último ano´, questiona o deputado.

Chico Lopes disse ainda que enviará ofício à Secretaria da Fazenda do Governo do Estado (Sefaz/CE), solicitando um parecer sobre o caso. Além de sugerir ao Executivo o estudo de possíveis modificações na legislação sobre o tema — de modo a evitar a continuidade do problema nos próximos anos — providência também citada pela Aneel no próprio ofício enviado a Cid Gomes.

´Vou solicitar à Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara, a instalação de uma Comissão Especial para estudar a Lei das Concessões, especialmente no que diz respeito à política tarifária da energia elétrica´, afirma.

CE bate recorde de emprego

O comércio foi um dos setores que continuou gerando empregos em dezembro e fechou o ano com saldo positivo de 11.673 postos de trabalho (Foto: Denise Mustafa - 05/08/2008)
Mesmo fechando vagas em dezembro, o Ceará encerrou o ano com o recorde de mais de 40 mil carteiras assinadas


A perda de 5.759 vagas em dezembro não impediu que o Ceará batesse seu recorde na geração de empregos formais em 2008. Foram 41.441 carteiras assinadas entre janeiro e dezembro, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resultado representa uma expansão de 5,97% no estoque de assalariados com carteira assinada no Estado.

A projeção inicial era maior: cerca de 10%, segundo Erle Mesquita, coordenador de Estudos e Análise do Mercado do Sistema Nacional do Emprego no Ceará/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT). Em dezembro, tradicionalmente há queda no nível de emprego por razões sazonais — entressafra agrícola, férias escolares, período de chuvas e esgotamento da bolha de consumo do fim do ano. Em toda a série histórica do Caged, iniciada em 1998, somente em 2002 o Ceará registrou saldo positivo nesse mês.

Ano passado, além dos elementos sazonais, um fator conjuntural: a crise financeira internacional, que atingiu setores como a construção civil, que perdeu 2.665 vagas no mês passado, e segmentos da indústria de transformação. Foi o pior dezembro da série histórica. ´A indústria teve uma retração de 50% na contratação, puxada principalmente pela calçadista, que é muito dependente do mercado externo, não só no Ceará. Ela já fechou 8 mil vagas no País no ano´, comenta Mesquita. Sobral, que possui um grande parque calçadista, perdeu 1.265 vagas no total.

Por outro lado, setores muito aquecidos no mercado interno conseguiram manter um bom desempenho em dezembro. Caso do comércio, que abriu 2.242 vagas, e os serviços, com 903 novos postos. ´Nem todos perdem com a crise. Os serviços foram muito favorecidos pelo turismo interno. Percebemos um aumento de demanda, tanto pelo Caged, quanto no Sine/IDT, para vagas em hotéis e restaurantes´, diz Mesquita.

Além de sobreviverem à dezembro, esses dois setores tiveram os maiores desempenhos, em números absolutos, no decorrer de 2008. Comércio e serviços fecharam o ano com saldos positivos de, respectivamente, 11.673 e 16.273 empregos com carteira assinada. Embora tenha fechado 5.052 postos de trabalho em dezembro, em função também de férias coletivas, a indústria de transformação teve um saldo positivo de 6.716 vagas em 2008. A agropecuária fechou o ano com 1.311 novos postos, mas em dezembro, entressafra de várias culturas, perdeu 1.080 vagas.

A construção civil também sofreu retração em dezembro, com 2.665 empregos a menos, mas fechou o ano com expansão de 3.344 postos de trabalho. Na opinião do coordenador do Sine/IDT, o setor foi um dos que mais sofreram o impacto da crise internacional, após anos de crescimento acelerado pela oferta de crédito no mercado. ´Além disso, há os funcionários que foram dispensados após a entrega de empreendimentos iniciados há dois, três anos atrás´, completa.

Expectativas para 2009

Erle Mesquita admite que, diante do atual cenário macroeconômico, é difícil fazer projeções para 2009. ´São vários fatores que contribuem para o mercado de trabalho. Um deles, por exemplo, é a vontade política. Mas no ano passado houve vontade política dos governos e ainda assim as contratações diminuíram no fim do ano´, argumenta.

A flexibilização da legislação trabalhista, proposta por parte do empresariado, não é uma saída para minimizar os efeitos da crise financeira, em sua opinião. ´É um tiro no pé, o lado do trabalhador é prejudicado. Grandes nações já estão percebendo as limitações do liberalismo e que deve haver uma colaboração tripartite: governo, trabalhador e empresa´, diz.

Para ele, a melhor solução é a manutenção do crescimento da economia, que ´se não criar [empregos], pelo menos mantém´, dando continuidade a um círculo vicioso. ´Se considerarmos uma média de um salário mínimo por emprego gerado, há um aumento de quase R$ 20 milhões na massa salarial do Estado, que se reverte no mercado interno´.


Sem crédito, o ritmo das obras é menor

ROBERTO SÉRGIO FERREIRA
Presidente do Sinduscon-CE

Vimos um aquecimento no setor da construção civil até agosto, quando começou a diminuir o ritmo. Os bancos sentiram o efeito efeito da crise e limitaram o crédito. Sem dinheiro, não conseguimos giro, apesar do grande volume de obras. A gente não parou, mas teve que diminuir o ritmo ou manter menos gente para tocar as obras. Em agosto, tivemos o nosso pico, com 29 mil trabalhadores. Esperamos para janeiro, fevereiro e agosto uma queda, mas não acentuada. Nossa expectativa é de melhorar a situação com obras públicas, como o Hospital de Juazeiro, a Academia de Polícia Militar e outras de menorporte. Assim acreditamos ter em 2009, uns 28 mil postos, que seria equivalente ao primeiro trimestre de 2008.

TCM e MP investigam prefeituras e câmaras

Depois da fiscalização aos desmontes em prefeituras, grupo vai investigar os atuais gestores municipais

Os prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais que assumiram no início deste ano começam a ser investigados a partir de fevereiro. Além das vistorias realizadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), como parte das suas atividades de rotina, a comissão que atuou no combate ao desmonte de prefeituras no fim do ano passado vai continuar agindo neste sentido.

A comissão de combate ao desmonte, formada por integrantes do TCM e do Ministério Público estadual, vai continuar atuando tanto em conjunto com a fiscalização de rotina realizada pelo TCM quanto isoladamente, quando entender que é necessário. A informação é da procuradora geral de contas do TCM, Leilyanne Feitosa.

Ela faz questão de esclarecer que a partir de agora o trabalho da comissão será diferente porque não se trata mais de desmonte, mas de investigar os novos prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais. O enfoque do trabalho, complementa, será direcionado para os municípios objeto de denúncias e para aqueles onde forem constatados problemas graves.

Por determinação da procuradora geral de justiça, Socorro França, a promotora Elaine Maciel, coordenadora do núcleo das promotorias de defesa do patrimônio público, também integra a comissão que antes tinha como representantes do Ministério Público: o promotor Luiz Alcântara, o procurador Maurício Carneiro (chefe da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública - Procap) e a procuradora geral de justiça, Socorro França. Pelo TCM, além de Leilyanne Feitosa, também participa o presidente Ernesto Sabóia.

Pelas declarações da procuradora de contas do TCM, o propósito da comissão é não fazer um trabalho paralelo ao que já é realizado pelo Ministério Público nos municípios, nem ao trabalho de rotina de fiscalização do TCM, mas de complementaridade, inclusive ajuizando ações para agilizar alguns procedimentos.

Planejamento

Na última quarta-feira (14), Leilyanne Feitosa se reuniu com o procurador Maurício Carneiro para tratar do trabalho da comissão a partir de fevereiro. Ainda este mês, a comissão deverá se reunir para definir um calendário de atividades do grupo.

Na operação de combate ao desmonte no final de 2008, a comissão ingressou na justiça com várias ações, pedindo inclusive o afastamento de alguns prefeitos para evitar que irregularidades constatadas nas vistorias realizadas continuassem sendo feitas.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

José Guimarães pode ser líder da bancada

Coordenadores da bancada do Estado no Congresso começaram a articular o nome do petista em dezembro

O deputado federal José Guimarães (PT) pode ser o novo coordenador da bancada federal cearense em Brasília. O nome do parlamentar está sendo o mais cogitado para substituir o atual líder, José Arnon Bezerra (PTB). A saída do petebista foi dada com exclusividade pela reportagem do Diário do Nordeste na edição de quarta-feira (14), quando Arnon declarou que não pretende mais continuar no cargo que assumiu em 2008.

José Guimarães afirmou que seu nome foi sugerido por Arnon Bezerra, no qual conversou com ele no dia 30 de dezembro sobre a possibilidade do petista assumir a liderança do grupo cearense. Porém, Guimarães respondeu que não era um projeto pessoal se tornar o coordenador da bancada, mas está inclinado a aceitar o cargo, caso seja consenso entre os demais congressistas cearenses.

“Não houve nenhuma reunião para tratar desse assunto, mas conversas preliminares entre o Arnon e a Gorete Pereira”, esclarece afirmando que o tema só será discutido, quando os deputados retornarem do recesso do Congresso Nacional, no início do próximo mês.

A atual vice-coordenadora da bancada, deputada Gorete Pereira (PR), declarou “que nesse momento, quem melhor pode contribuir para a bancada é o deputado Guimarães”.

Segundo Gorete, o petista tem um bom trânsito no Congresso Nacional, assim como boa relação entre os parlamentares. A republicana, que está trabalhando o nome de Guimarães entre os colegas, juntamente com Arnon Bezerra e José Linhares (PP) (que também é vice-coordenador), aponta que o petista já tem a aprovação de seis parlamentares da bancada federal cearense.

Um desses votos favoráveis a Guimarães deve ser do deputado Eunício Oliveira (PMDB). “É um bom nome, articulado, tem boa relação com todo mundo. Se a bancada entender que é para ser ele (o coordenador), não tem nenhum problema”, assegura o peemedebista, deixando claro que ainda não houve reunião da bancada para discutir o assunto.

Arnon Bezerra foi eleito coordenador da bancada em abril do ano passado, substituindo o então líder do grupo, o senador Inácio Arruda (PCdoB), que estava no cargo até 2003, início do Governo Lula.

Comissões temáticas têm baixa produtividade

A Comissão de Defesa do Consumidor, da Assembléia Legislativa, se reuniu durante todo o ano de 2008 apenas cinco vezes. A baixa produção daquela instância é apenas um exemplo do que acontece com a maioria das comissões do Legislativo estadual.

Dentre as 15 comissões permanentes da Casa, apenas quatro delas se reuniram mais do que 30 vezes em 2008, segundo relatório anual de acompanhamento das comissões levantado pela Diretoria Operacional da Assembléia Legislativa.

Apesar de o Artigo 72 do Regimento Interno assegurar as reuniões ordinárias uma vez por semana, em horário diferente do destinado às sessões ordinárias e, extraordinariamente, quando convocados pelos respectivos presidentes”, quatro comissões não chegaram a dez reuniões em todo decorrer do ano de 2008.

Além desta, a comissão de Infância e Adolescência daquela Casa se reuniu apenas seis vezes tendo realizado 12 audiências públicas e a comissão de Viação e Transporte somou apenas nove reuniões durante todo o ano passado.

As comissões técnicas que mais se reuniram no ano passado foram as de Orçamento, Finanças e Tributação, Trabalho, Administração e Serviço Público ambas 59 vezes e a de Constituição, Justiça e Redação Final, 50 reuniões.

Ineficiência

O deputado Adahil Barreto (PR) já havia reclamado no ano passado, do fato de a Comissão de Fiscalização e Controle ter se reunido apenas três vezes até maio de 2008. Agora, o parlamentar voltou a criticar a atuação da comissão, que de acordo com relatório, só realizou oito reuniões entre ordinárias e extraordinárias. Para o deputado republicano, o número baixo de sessões durante o ano demonstra uma ineficiência.

A presidência da Comissão, mudou recentemente. Saiu o deputado Sávio Pontes (PMDB), prefeito eleito de Ipu. Antônio Granja (PSB), na condição de vice-presidente, assumiu. Antes, Sávio já havia sido licenciado em outubro do ano passado quando Granja assumiu o posto. Ele ponderou que as reuniões da Comissão de Fiscalização e Controle são realizadas de acordo com as demandas recebidas, já que o propósito da mesma, é fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo e só pode fazê-lo diante de pedido dos deputados, como solicitação de informação ao Governo do Estado.

Justiça pune aluna e colegas de trabalho por falta de educação

Recentemente, a Justiça condenou uma estudante e uma empresa a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais a vítimas de indelicadezas.

O professor universitário Alexssander de Oliveira teve uma surpresa duplamente desagradável. Ele flagrou uma aluna do curso de Direito colando na prova; a estudante, mesmo errada, reagiu assim: “Ela resolveu começar a gritar dentro da sala me ameaçou e saiu batendo a porta, gritando pelos corredores”, lembra o professor.

O advogado José Inácio Macedo Júnior não era convidado, mas pegou um copo de suco num evento ao lado do trabalho dele. Levou um susto: “Me disseram: ‘Tira a mão desse copo, tá pensando o que? Se tá morrendo de fome, vai pedir comida no sinal!’”, conta.

Alexssander e Macedo tiveram a mesma sensação. “Você fica com vergonha, apesar de não ser o causador daquele dano, e sim a vítima”, explica o professor. “Eu fiquei tão envergonhado, tão chateado com a situação, que eu deixei o suco na mesa e saí”, conta Macedo.

Os dois tiveram também a mesma reação: procuraram a Justiça. Nos dois casos, quem desrespeitou teve que pagar indenização de R$ 5 mil reais por danos morais.

No dia a dia, nem sempre é fácil combater a falta de educação. Na fila do ônibus, por exemplo, há queixas e mais queixas contra motoristas e cobradores. “As pessoas escolhem uma profissão e não têm respeito por ela. Aí saem para trabalhar mal-humoradas e descontam nos outros”, reclama a vendedora Estela de Souza.

O número de reclamações e ações na Justiça contra as empresas de ônibus por desrespeito aos passageiros tem aumentado tanto que o governo do Distrito Federal decidiu organizar um curso de bons modos para motoristas e cobradores. As aulas começam ainda neste semestre.

A antropóloga Mariza Santos acha que a reciclagem dos profissionais é fundamental, mas diz que é necessária uma mudança maior de comportamento: todos merecem respeito. “É importante que todos sejam reconhecidos como sujeitos de direitos, que merecem bons tratos e consideração”, afirma.

O Jornal Hoje procurou a estudante que agrediu o professor de Direito, mas ela não quis comentar a decisão da Justiça. Os representantes da empresa processada por Macedo não foram localizados pela nossa produção.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Composição dos partidos será respeitada

PSB, PTN e PTdoB terão prioridade para as presidências de três das quatro comissões técnicas restantes na Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), vereador Salmito Filho (PT), reuniu-se com o presidente estadual do PSB, Sérgio Novais, na última terça-feira, para ter o que classificou de ´conversa importante´. Dentre os assuntos tratados, segundo ele, estavam o processo eleitoral da Mesa Diretora e a aliança entre PSB e os demais partidos da base aliada da prefeita Luizianne Lins (PT). ´Foi importante porque nós não tínhamos conversado desde a eleição, dia 5 de outubro´, pontuou. Também participaram do encontro a vereadora Eliane Novais (PSB) e os ex-vereadores Martins Nogueira e Paulo Mindêllo.

Conforme as declarações de Salmito Filho ao Diário do Nordeste, o acordo estabelecido entre o PSB e a prefeita Luizianne Lins, no qual o candidato indicado pela legenda seria o postulante apoiado pela prefeita e sua base aliada para a disputar presidência da Câmara Municipal, foi um dos assuntos que abordados na reunião. ´Sérgio Novais me parabenizou pela eleição e pediu que aumentássemos o diálogo, até mesmo para reforçar o projeto político que Fortaleza escolheu´, declarou o petista.

Comissões

Na ocasião da eleição, o nome cotado para ser a candidata apoiada pela base aliada era o da irmã de Sérgio, Elaine Novais. Esta, no entanto, não aglutinou apoio suficiente para lançar seu nome. Agora, cogita-se a possibilidade de a socialista presidir a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, uma das mais importantes comissões técnicas da Casa. Informação que não foi confirmada por Salmito Filho, mas que também não foi negada pelo parlamentar.

Das dez comissões estabelecidas pelo Regimento Interno da Câmara, seis já têm seus presidentes definidos. Mas quatro ainda estão em aberto. O objetivo, segundo o petista, é que três delas sejam presididas por membros da bancadas do PTdoB (2 vereadores), PTN (3 vereadores), e PSB (2 vereadores), respeitando o princípio da proporcionalidade exigido pelo Regimento, tendo em vista que as siglas têm mais de um parlamentar eleito. Em outras palavras, a possibilidade de Eliane Novais se tornar a presidente da Comissão de Legislação é, ´legítima´, disse Salmito.

O petista disse ainda que a presidência da comissão restante deve ser ocupada por uma das legendas, cuja bancada seja formada por apenas um vereador. ´Para escolher a presidência dela (comissão) é preciso que haja composição política, respeitando a proporcionalidade´, destacou Salmito Filho. Este disse acreditar que todos os partidos presentes naquela Casa Legislativa estejam sendo beneficiados.

Justificativa

´O PT já tem o maior cargo da Câmara (Presidência), o PMDB tem o segundo (1º secretário, Marcus Teixeira)´, ressaltou Salmito Filho, referindo-se não somente ao fato de estar atendendo às condições determinadas pelo Regimento, priorizando as duas maiores bancadas da Câmara Municipal de Fortaleza, mas também rebatendo as recentes declarações do vereador Carlos Mesquita (PMDB). Este mostrou insatisfação por Salmito Filho ter negociado a chefia de diversas comissões durante sua campanha pela Presidência da Casa, chegando a declarar que iria conversar com o petista para que reavaliasse sua decisão.

Afirmando não ter sido procurado por Carlos Mesquita ainda, Salmito Filho enfatizou que está a disposição dos 40 vereadores. ´Agora, como manda o Regimento Interno da Casa, todas as bancadas já estão sendo devidamente contempladas´, destacou o petista.

NOVO MANDATO
UVC realiza encontro com os presidentes das Câmaras

A União dos Vereadores e Câmaras Municipais do Ceará (UVC) reuniu ontem, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade, os presidentes de Câmaras para traçar as ações para o atual mandato e definir prioridades. Durante o encontro foi ressaltada a necessidade das Câmaras realizarem um trabalho de parceria com as Prefeituras, mantendo a autonomia do Legislativo, principalmente no que se refere à fiscalização dos atos do Executivo.

No referido encontro foram discutidas questões como o relacionamento da Mesa Diretora com os vereadores e do Legislativo com o Executivo, relacionamento do vereador com a comunidade, otimizar a aplicação dos recursos e a realização de concurso público para a contratação de servidores.

Para o presidente da UVC, Deuzinho Filho, não é pelo fato de fiscalizar que o vereador tenha de fazer oposição ao prefeito, mas, segundo ele, não deve ser confundido com subserviência com o gestor do Executivo da referida cidade.

PRB busca novos filiados para próxima eleição

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) do Ceará vai desenvolver, a partir de março, uma campanha de filiação para fortalecer os quadros da agremiação para a disputa eleitoral de 2010. Esta deverá ser lançada durante um encontro estadual que será realizado em Fortaleza, cuja data ainda vai ser definida.

A campanha de filiação faz parte de uma estratégia nacional com vistas a preparação do partido para o próximo pleito. Como a direção nacional definiu como prioridade a eleição para deputado federal, a Executiva Estadual vai procurar atender a recomendação fortalecendo a estrutura e lançando chapa própria para deputado federal e estadual.

Justiça anula resultado da eleição da Câmara

O juiz da 1ª vara da Comarca de Caucaia, Francisco Biserril Azevedo de Queiroz, deferiu, ontem, o pedido do vereador João Dalmácio (PRB) em anular o resultado da eleição da Câmara Municipal daquela cidade, o qual havia declarado como eleito presidente da Mesa Diretora, Antônio Luiz de Araújo Menezes (PMDB), conhecido como Dr. Tanilo.

A eleição para presidente da Câmara de Vereadores de Caucaia, ocorrida na sessão de abertura dos trabalhos, acabou em empate entre os referidos postulantes, sendo sete votos para cada, nos dois escrutínios realizados por força do Regimento Interno. Ainda seguindo as regras daquela Casa Legislativa, o desempate deveria ser a favor ´do mais antigo´.

Na ocasião, a posse foi dada ´ao mais antigo na condição de vereador´, Dr. Tanilo, com cinco mandatos. Porém, Dalmácio (dois mandatos), que, segundo o vencedor, assinou a ata da eleição sem fazer nenhum questionamento, entrou na justiça a fim de que ´o mais antigo´ fosse interpretado como o parlamentar mais idoso.

Dalmácio já prometeu ´mudar o regimento para trocar o mais antigo por mais idoso´. Tanilo afirma que ´o judiciário não pode interpretar o regimento de uma casa (legislativa)´ e promete recorrer da sentença proferida por Bizerril.

Presidente do TJ assume o Governo

Esta é a 19ª ocasião que o chefe do Judiciário do Ceará toma posse do comando do Poder Executivo Estadual

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE), desembargador Fernando Ximenes, iniciou, na manhã de ontem, as suas atividades como governador do Estado em exercício. Na pauta, apenas compromissos institucionais e solenidades da responsabilidade do Estado, mas, por enquanto, nenhuma atividade diferenciada, conforme ele próprio informou. O desembargador permanecerá a frente do Executivo até a próxima segunda-feira (19), quando o governador Cid Gomes (PSB) retornará de férias e, assim, voltará ao seu posto.

Ximenes assumiu o cargo na noite da última terça-feira, por ocasião de viagem do vice-governador do Estado, Francisco Pinheiro (PT), para a Europa. Pelo que versa a linha sucessória da Constituição Estadual, em simetria com a Carta Magna Federal, deveria assumir o posto, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, o deputado estadual Domingos Aguiar Filho (PMDB), mas este também está de férias o que possibilitou a ascensão do chefe do Judiciário cearense.

“Em uma interinidade o que se faz é cumprir a agenda do governador e o expediente que está aqui. Não há nada de novo”, disse o desembargador, na sua primeira entrevista já ocupando o gabinete do governador Cid Gomes, onde permanecerá até a próxima segunda.

Segundo Fernando Ximenes, que assumiu o cargo pela primeira vez, a única formalidade é a assinatura de um livro de transmissão de cargo. Na agenda, apenas solenidades em representação ao Estado, por enquanto, mas podem surgir outras necessidades, mas ainda nada programado. “Tem uma solenidade na sexta-feira de aniversário do Estado, em Aracati, e outras atividades, mas o que for de responsabilidade do Estado até lá eu serei o responsável´, enfatizou.

Sucessão

Antes de Ximenes, o último presidente do TJ a assumir o Governo do Estado foi o desembargador Francisco da Rocha Victor, em maio de 2006, quando o então governador Lúcio Alcântara (PR, ex-PSDB) teve que viajar à Europa, mas tanto o vice-governador, Maia Júnior (PSDB), como o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcos Cals (PSDB), se negaram a assumir o cargo sob pena de se tornarem inelegíveis para as eleições daquele ano, abrindo a vaga para o chefe do Poder Judiciário do Estado do Ceará.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Tin cancela férias e assume a Vice-Prefeitura



Tin Gomes reconheceu que houve erros no processo de articulação da eleição da Mesa Diretora da CM

O vice-prefeito não informou os motivos de ter cancelado o descanso para assumir o cargo para o qual foi eleito pelo povo

Oito dias depois de ter sido empossado em cerimônia improvisada na Câmara Municipal, o vice-prefeito de Fortaleza, Tin Gomes (PHS), assumiu ontem, o seu gabinete de trabalho. Acompanhado de alguns assessores, Tin chegou, na manhã de ontem, ao gabinete, com um discurso completamente diferente daquele proferido no início da semana passada, admitindo erros e querendo reaproximação com a prefeita. Em entrevista exclusiva à TV Diário, na manhã de ontem, Tin Gomes falou como autêntico aliado da prefeita.

Diferente daquilo que tinha informado quando de sua posse, de que só conheceria o local de trabalho em fevereiro, quando retornasse de férias com a família, o vice-prefeito mudou de idéia e resolveu logo assumir a sua função.

Ontem, ele constatou na prática, aquilo que o Diário do Nordeste noticiou na edição da última quinta-feira, sobre a situação de abandono em que se encontra o prédio que abriga o gabinete. Ele se disse impressionado com os problemas de infra-estrutura do prédio e informou que convocará a Secretaria Regional II, responsável pela área, e também a Emlurb, para realizarem a reforma do prédio da Vice-Prefeitura.

Com relação às funções que desempenhará no cargo para o qual foi eleito com o voto popular, o vice-prefeito assegurou que quer retomar o diálogo. ´Eu pretendo ser um vice ativo, ajudar muito a prefeita Luizianne com a minha experiência no Legislativo e também no Executivo´, disse o vice-prefeito que já foi chefe de gabinete do ex-prefeito Juraci Magalhães.

Outra mudança com relação ao que havia dito anteriormente é com relação a tocar os projetos que tinha, como a questão do trânsito da Capital. Agora, ele garante que irá além do que determina a Constituição Federal. ´A minha intenção, como ainda é até hoje, é ver alguns problemas da cidade, tentar discutir com a sociedade e levar sugestões para a prefeita´, disse, ao ponderar que precisará da autorização de Luizianne para utilizar parte do orçamento da Vice-Prefeitura para aquele fim específico.

Gastos

Tin Gomes explicou também que o orçamento do seu gabinete, no valor de R$ 2,8 milhões anuais, é uma ´peça fictícia´, que depende da autorização de Luizianne Lins para ser executado. ´Eu não posso desenvolver nenhum projeto sem antes combinar com a prefeita´, informou, ao dizer também que o que está garantido para a sua pasta é o mesmo valor que o ex-vice-prefeito, Carlos Veneranda (PDT), gastou: R$ 500 mil em cada ano.

´O que eu tenho garantido é isso. Qualquer valor acima disto só com a autorização da prefeita´, continuou explicando.

Segundo informou, haverá uma conversa com Luizianne Lins, até fevereiro, para a definição da atuação que Tin Gomes terá na administração de cujo projeto, há uma semana atrás, ele negava participar.

DIVERGÊNCIA
Vice-prefeito admite erros, mas nega traição à prefeita

Retomando o assunto eleição da Mesa Diretora da Câmara, Tin Gomes (PHS) admitiu que ´houve erros´ dos dois lados, mas que o assunto deve ser ultrapassado sem mágoas. Ele garantiu que, passado o calor da discussão, Fortaleza terá uma Câmara e um vice-prefeito dedicados à prefeita Luizianne Lins (PT).

´Não houve traição à prefeita. Houve erros de todos os lados e uma falta de comunicação que fez com que a dois dias da eleição houvesse uma mudança que não dava mais para voltar atrás´, destacou.

Tin comentou também a sua ausência na cerimônia oficial de posse da prefeita, quando deveria ele também ter sido empossado, o que não ocorreu. ´Eu acho que agi corretamente porque eu tinha virado a noite anterior e começado o dia muito cedo. Eu sabia também que, devido ao desgaste, as pessoas não iriam olhar de maneira saudável para mim´, disse, argumentando que o melhor foi se ausentar da solenidade.

Bancada cearense terá novo líder no Congresso


O atual coordenador, Arnon Bezerra, alega que quando foi eleito propôs que o exercício da liderança fosse de um ano

A bancada federal cearense deve ter um novo líder em 2009. A informação é do próprio coordenador do grupo de parlamentares cearenses em Brasília, Arnon Bezerra (PTB), que não mais pretende continuar no cargo que assumiu em 2008. Informando que até março a bancada terá um novo coordenador, Arnon disse ter reaproximado os parlamentares e dado ´nova vida´ aos trabalhos do grupo que representa os interesses do Estado do Ceará no Congresso Nacional.

´Quando assumi, eu sugeri que cada parlamentar permanecesse por um ano a frente dos trabalhos da bancada e eu vou sair da liderança para que outro colega assuma´, informou o parlamentar, ao comentar detalhes da vigília cívica que os deputados cearenses fizeram em Brasília na última semana do ano passado para assegurar o empenho de uma parte das emendas de bancada ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2008.

Assegurando que hoje a bancada está mais unida do que antes de ele assumir, Arnon assegurou que o único motivo pelo qual está deixando o cargo é a alternância, ´para que os parlamentares possam se revezar a frente dos trabalhos´, disse o coordenador, ao completar: ´eu já conversei com o José Linhares (PP), com a Gorete Pereira (PR), com o Guimarães (PT), mas vou reunir a bancada para conversarmos sobre isto, quando voltarem as atividades do Congresso´, assegurou.

Emendas

Arnon Bezerra destacou que foi positivo o trabalho feito pelos parlamentares cearenses na última semana de 2008 para que as verbas destinadas ao Ceará, no Orçamento da União do ano passado, tivessem a garantia de empenho neste ano. Ele e vários deputados cearenses estiveram na linha de frente da visita ao Ministério do Planejamento para garantir a liberação das verbas alocadas pela bancada na referida peça orçamentária.

O deputado José Guimarães comemorou o fato de alguns projetos prioritários para o Estado terem sido empenhados pelo Governo Federal. Segundo ele, a emenda do Cinturão Digital, do Governo do Estado, no valor de R$ 19,2 milhões, foi empenhado na íntegra, assim como os recursos para a conclusão das barragens Taquara e Figueiredo, totalizando R$ 20,6 milhões.

Alguns projetos, entretanto, tiveram os valores reduzidos, segundo Guimarães, como é o caso daquele que destina recursos para a Região Metropolitana de Fortaleza, que dos R$ 34 milhões alocados só conseguiu empenhar 2,9 milhões e o projeto de reforma das universidades federais cearenses, que empenhou apenas R$ 4,4 milhões, dos R$ 20 milhões colocados inicialmente.

Arnon, por sua vez, lamentou o fato de as emendas de bancada terem sofrido cortes de recursos. ´Esta é uma atitude de Governo prevendo alguma dificuldade financeira para o próximo ano´, ponderou.

Arnon e Guimarães destacaram que há um entendimento para que os parlamentares atuem de forma mais efetiva para garantir a liberação dos valores alocados na peça orçamentária de 2009, que tem um total de R$ 405 milhões em recursos para o Ceará.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

NA VIAGEM DO VICE o Presidente do TJ assume Governo do Estado hoje

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Fernando Ximenes, assume, a partir de hoje à noite, o Governo do Estado. O vice-governador Francisco Pinheiro (PT) irá viajar para a Espanha e só deve retornar daqui a uma semana. Pinheiro assumiu o Governo devido à viagem do governador Cid Gomes (PSB) que está de férias e somente retornará na próxima segunda-feira (19).

Segundo a Constituição estadual, nas ausências do governador e vice, quem assume é o presidente da Assembléia Legislativa, no caso, o deputado Domingos Filho (PMDB), que também está viajando, sendo o próximo da sucessão o chefe do Judiciário cearense.

TCM empossa seus dirigentes

Entre as propostas para nova gestão do TCM, figura a criação de um Portal da Transparência

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM), Ernesto Sabóia, foi empossado ontem para mais um mandato de dois anos (2009/2010) à frente do órgão. O conselheiro Manoel Veras foi empossado como vice-presidente e Francisco Aguiar como corregedor. Estes dois últimos substituem, respectivamente, os conselheiros Marcelo Feitosa e Luiz Sérgio Gadelha Vieira.

Em seu pronunciamento, Ernesto Sabóia fez uma rápida prestação de contas, ressaltando o empenho dos servidores do TCM para que fossem alcançados os resultados positivos. Destacou a celeridade dos julgamentos como um dos feitos do seu primeiro mandato, informando que em 2007 foram julgados 6.500 processos e em 2008 passou para 7.844.

Para o mandato que se inicia, ele estabeleceu como metas a ampliação do leque de aproximação do TCM com a população. Para tanto, pretende treinar, este ano, 30.000 pessoas a fim de que no próximo ano possa contar com uma sólida rede de cidadania. Tal iniciativa também será feita por intermédio de um portal de transparência, no qual qualquer pessoa terá acesso às informações do próprio TCM e de todas as prefeituras e câmaras dos 184 municípios cearenses.

Ainda este ano, o TCM pretende construir sua nova sede. A ordem de serviço será assinada na próxima quinta-feira.

COMISSÕES TÉCNICAS: Vereador critica critério de escolha

Mesmo com as maiores bancadas na Câmara, PT e PMDB ainda não têm presidência de comissão técnica

De acordo com o novo Regimento Interno da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), aprovado em dezembro último, os presidentes das comissões técnicas devem ser nomeados de forma proporcional ao número de vereadores de cada legenda. Em outras palavras, as maiores bancadas teriam maior representação. Mas o comando de seis das dez de comissões daquela Casa já foram indicados pelo presidente da CMF, Salmito Filho (PT). No entanto, nenhum dos nomes faz parte das bancadas do PT e do PMDB, as maiores da Câmara Municipal, e, agora, restam apenas quatro vagas.

Em contato com o Diário do Nordeste, o vereador Carlos Mesquita (PMDB) afirmou que vai procurar o presidente da Casa e reivindicar os direitos da legenda. ´Eu entendo as coisas diferentes do Salmito Filho. As presidências das comissões têm que ser divididas proporcionalmente como diz o regimento, e não por negociação política´, declarou, em alusão aos compromissos assumidos pelo presidente daquela Casa.

Se as nomeações dos seis nomes indicados por Salmito Filho ocorrerem oficialmente, como o petista já divulgou que fará, as quatro comissões restantes serão: Educação; Direitos Humanos, Mulher e Juventude; Segurança Pública; e Legislação, Justiça e Redação Final. A Presidência da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, já está cotada para ser de Eliane Novais (PSB).

Caso a nomeação da socialista se confirme, Ronivaldo Maia (PT) disse ter a certeza de que a vereadora contará com total apoio do PT. Ele manifestou interesse pela presidência da Comissão de Educação. Mas, caso não consiga tal posição, disse que vai reivindicar o cargo de vice da Comissão Meio Ambiente, cujo presidente, segundo Salmito, será do PV.

Acomodações

Sobre as negociações articuladas pelo presidente da CMF, Ronivaldo Maia afirmou estar satisfeito. De acordo com o parlamentar, nos próximos dias, Salmito Filho deve se reunir com os vereadores para fazer a ´acomodação e o entendimento político´ com relação às presidências das comissões.

Acrísio Sena ( PT) disse estar aguardando uma reunião da bancada do PT, assim que Guilherme Sampaio, voltar de viagem, no fim desta semana. Na ocasião, serão debatidos a participação dos petistas e à liderança da prefeita na CMF.

PSDB define encontros regionais no início do ano

O presidente regional do PSDB, Carlos Matos, informou que marcará hoje, com o líder dos tucanos na Assembléia Legislativa, deputado João Jaime, um encontro entre os deputados estaduais do partido para discutir a estrutura e atuação do PSDB naquela Casa em 2009. Segundo ele, também será feito um acompanhamento da atuação parlamentar do PSDB, mas pondera que as eleições para 2010 não está na pauta desta discussão.

No entanto, o deputado federal Raimundo Matos confirmou que, a partir do 1º semestre de 2009, o PSDB irá promover encontros em todo País. De acordo com o parlamentar, serão encontros regionais, que irão reunir vários representante dos partidos, inclusive os prefeitos e vereadores eleitos na última eleição, em outubro de 2008. Diferentemente do encontro entre os parlamentares estaduais, dentre os assuntos pautados para os encontros regionais está a próxima eleição que ocorrerá em 2010.

Segundo o parlamentar federal, ainda não há data definida para os encontros, porém ele informou que os mesmos irão iniciar entre fevereiro e março. Raimundo Matos adiantou que, no Ceará, os encontros regionais do PSDB ocorrerão nas regiões do Cariri, no Centro-Sul e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

COLÉGIO DE LÍDERES

Vereadores questionam mudança no Regimento


João Alfredo declarou que já conversou com o presidente da CMF, Salmito Filho, sobre nova mudança no Regimento em relação à composição do Colégio de Líderes (Foto: Kiko Silva)

Alguns parlamentares querem mudar ponto do Regimento que restringe o número de líderes de bancada naquela Casa

Mal foi reformulado, no final do ano passado, e alguns pontos do Regimento Interno já estão gerando polêmica entre os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), em especial aos novatos. Os parlamentares, contactados pela reportagem do Diário do Nordeste, têm opiniões distintas sobre a restrição da formação de bancadas com liderança, somente para aquelas que detêm o mínimo de três vereadores. As demais legendas terão que formar blocos, com no mínimo três integrantes, e escolher um líder para representá-los no Colégio de Líderes da Câmara.

O vereador João Alfredo (PSOL) disse que a referida mudança no Regimento é ´injusta´ com os partidos de menor representação no que se refere a formação do Colégio de Líderes. ´Já conversei com o Salmito Filho (Presidente da Mesa Diretora) e vou apresentar duas emendas´, declarou.

Considerando que a maioria dos partidos (18) têm bancada inferior a marca dos três vereadores na Câmara Municipal e que as legendas apresentam ideologias divergentes, a primeira emenda proposta pelo pesolista é que cada sigla tenha sua representação própria no Colégio de Líderes.

Opinião compartilhada pelos dois vereadores do PDT. Segundo Plácido Sobreira, ele e Iraguassú Teixeira já tinham a intenção de apresentar uma emenda com mesmo conteúdo. ´Isso é um absurdo. Todos os partidos têm seus líderes no Senado, na Assembléia Legislativa, em todo lugar. Só aqui que está sendo diferente´, declarou. Plácido disse ainda que vai procurar João Alfredo e estudar a possibilidade de apresentar uma única emenda. O pedetista também chamou a atenção para a necessidade de conversar com os demais vereadores para conseguir a aprovação da mudança no Regimento.

Em concordância com João Alfredo, a única vereadora do PCdoB na CMF, Eliana Gomes, afirmou que também iria trabalhar pelas mudanças. ´Se esse regimento tivesse sido votado agora em 2009, pelos legisladores novos, tenho certeza que teria tido um forte debate sobre essa questão´, ressaltou.

Divergentes

Casimiro Neto, o único representante do PP na CMF, é outro que não aceita o Regimento na forma como está. Mesmo com o revezamento dos vereadores na posição de líder dos blocos formados por partidos diferentes, o legislador disse acreditar que tal situação deixará as siglas em desvantagem em relação as bancadas de maior representação.

Mas, diferente de Casimiro Neto, para o vereador Adelmo Martins (PR), o revezamento de líderes será suficiente para que todos os partidos tenham representação. De acordo com o parlamentar do PR, a emenda não é necessária, ´alguns partidos já estão até formando blocos´, pontuou.

Machadinho Neto (DEM) preferiu não falar sobre a emenda de João Alfredo até que tenha acesso completo ao seu conteúdo. Entretanto, para o democrata, o pesolista tem uma interpretação equivocada do Regimento. ´Você forma os blocos para que a minoria seja respeitada, eu acho que ele quer é o cargo de líder.´

Segundo a nova composição da CMF, PT e PMDB têm quatro legisladores cada; PTN, PV e PSL têm três, totalizando 17 parlamentares. Os 24 restantes têm apenas um companheiro de legenda ou está sozinho na Casa, ou seja, mais da metade precisa formar blocos e definir líderes que podem (ou não) ser integrantes do seu partido. PRP, PTC, PSB, PDT, PTdoB, DEM e PHS têm dois vereadores cada, totalizando 14. Enquanto PR, PP, PCdoB, PRB, PPS, PRP, PSOL, PRTB, PMN, PSDB e PTB ficaram com as 11 vagas restantes.

CONTAS DE CAMPANHA

Candidatos recebem doações de secretários



13 dos 41 vereadores eleitos para a Câmara receberam doações de secretários, deputados estaduais e federais

A página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no início deste mês, publicou a lista dos doadores de campanha dos candidatos a prefeitos e vereadores no último pleito. A reportagem do Diário do Nordeste fez uma pesquisa sobre os doadores dos 41 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Fortaleza (CMF). Destes, conforme a apuração, cinco receberam ajuda de secretários da Prefeitura de Fortaleza. Outros oito vereadores eleitos receberam doações de deputados federais e estaduais.

Doações

A parlamentar que recebeu o maior número de doações e as maiores quantias de secretários foi Eliane Novais (PSB). Ao todo foram três gestores, isto sem contar o presidente da Companhia Docas do Ceará, Sérgio Novais, que é seu irmão. Dos R$ 153.800,43 de receita total declarada na sua campanha, a socialista recebeu R$ 3.000,00 da secretária de Meio Ambiente, Daniela Valente; R$ 3.000,00 do presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC); Flávio Patrício, e R$ 2.000,00 do secretário de Infra-Estrutura, Luciano Linhares Feijão, perfazendo um total de R$ 8.000,00, sem contar os R$ 3.356,00 do seu irmão.

Assim como Eliane, o vereador Acrísio Sena (PT), que, na primeira gestão de Luizianne, foi presidente do Imparh, também recebeu doações de três secretários da administração petista. Dos R$ 133.130,01 totais de receitas declaradas durante a campanha, o petista recebeu R$ 7.000,00 do secretário da Regional do Centro, José Nunes Passos, R$ 100,00 do diretor da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), José Arimá Rocha Brito; e R$ 100,00 do secretário de Desenvolvimento Econômico, José de Freitas Uchôa. Quem também recebeu doação de Uchôa foi a vereadora Eliana Gomes (PCdoB), cujo montante foi de R$ 200,00. Acrísio ainda recebeu doação de R$ 200,00 do deputado federal Eudes Xavier (PT).

O ainda líder da prefeita na Câmara, vereador Guilherme Sampaio (PT), recebeu doação de apenas um membro do secretariado de Luizianne Lins. Trata-se da secretária de Educação, Ana Maria Fontenele, cujo valor foi de R$ 5.000,00. O petista teve um total de R$ 90.514,00 de receita.

O vereador Paulo Gomes (PMDB), dos R$ 98.660,00 totais, recebeu R$ 1.400,00 do ex-diretor Geral da Câmara Municipal de Fortaleza, Rômulo Leitão. O parlamentar é sobrinho do vice-prefeito e ex-presidente daquela Casa, Tin Gomes (PHS).

Ronivaldo Maia (PT), ex-presidente da Emlurb, recebeu doações de dois secretários da Prefeitura. Porém, os valores foram bem mais modestos do que de seus colegas de Câmara. Do ex-secretário de Saúde, Odorico Monteiro, Maia recebeu somente R$ 200. Do ouvidor Geral do Município, Marcelo Fragoso, o petista percebeu R$ 300,00. O total de sua receita foi de R$ 96.774,00,00. Maia também recebeu doação de R$ 100,00 do diretor do Sine/IDT, Francisco de Assis Diniz.

Coincidência ou não, o único petista aliado que não recebeu doação de secretário municipal foi o atual presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (PT).

Deputados

Já outros vereadores eleitos receberam doações de deputados estaduais. Enquadram-se neste exemplo os seguintes parlamentares: Elpídio Nogueira (PSB), Magaly Marques (PMDB), Lêda Moreira (PSL), Gelson Ferraz (PRB) e Pastor Carlos Dutra (PSDB). Os três primeiros têm irmãos na Assembléia Legislativa. Elpídio recebeu doação de R$ 10.000,00 do deputado José Sarto (PSB). Já Magaly teve doação de R$ 11.500,00 do deputado Carlomano Marques (PMDB). Já Lêda Moreira (PSL) percebeu 12.600,00 do deputado Augustinho Moreira (PV).

Gelson Ferraz (PRB) e Carlos Dutra (PSDB) receberam doações do deputado Ronaldo Martins (PMDB). Para Ferraz, o peemedebista fez quatro doações, cujo total foi R$ 5.370,00. Dutra também recebeu quatro doações de Ronaldo, porém sendo menor: R$ 3.732,23.

Paulo Facó (PTdoB) recebeu R$ 6.000,00 do deputado federal Vicente Arruda (PR). Já Mairton Félix (DEM) percebeu doações do suplente de deputado estadual Jaziel Pereira (PMDB), cujo montante foi de R$ 3.301,84.

Parlamentares que receberam doações

Eliane Novais

Irmã do ex-deputado federal e vereador Sérgio Novais, Eliane Novais (PSB) recebeu um total de R$ 8.000,00 de três secretários da Prefeitura, sendo estes Daniela Valente (Meio Ambiente), Flávio Patrício (AMC) e Luciano Feijão (Infra- Estrutura).

Acrísio Sena

Ex-presidente do Imparh, Acrísio Sena (PT) também recebeu doações de três secretários. O maior montante foi do gestor da Regional do Centro, José Nunes Passos: R$ 7.000,00. As dos demais secretários somam apenas R$ 200,00.

Guilherme Sampaio

O líder da prefeita, nos quatro anos do 1º mandato da prefeita Luizianne Lins, Guilherme Sampaio (PT) recebeu R$ 5.000,00 de doação da secretária de Educação do Município, Ana Maria Fontenele. O total de receita do petista passa de R$ 90 mil.

Ronivaldo Maia

Embora sua receita de campanha tenha se aproximado dos R$ 100 mil, as doações dos secretários de Saúde e Ouvidoria para Ronivaldo Maia (PT) foram modestas. Estas chegam apenas a R$ 500,00. Bem menos do que receberam seus colegas.

Veja as Últimas...

Anassés podem tomar Pecém

Imaginado pelo saudoso governador Virgílio Távora e realizado nos segundo e terceiro mandatos do governador Tasso Jereissati, o porto do Pecém foi projetado para ser um terminal de movimentação de produtos siderúrgicos e petrolíferos. Naquela época, era iminente a instalação de uma refinaria de petróleo e de uma siderúrgica, sonhos que persistem. Plantado no meio do mar, a dois quilômetros de distância da praia, ligado a esta por uma ponte de concreto armado sustentada por milhares de pilares enterrados no fundo do oceano, cujo fluxo-refluxo processa-se livremente sob sua estrutura, o porto tem dois píeres: um movimenta, improvisadamente, a carga geral em conteineres; outro abriga agora o Terminal de Regaseificação da Petrobras. Como a carga geral cresce e como a refinaria e a siderúrgica são promessas reiteradas, o porto terá de ser ampliado. Se-lo-á para criar um espaço próprio para a movimentação de conteineres. Porém, tudo isso corre o risco de inviabilizar-se: os ecologistas, incentivados pela burocracia federal no Ceará, colhem assinatura de gente simples do povo de S. Gonçalo do Amarante, declarando-se descendente da etnia indígena Anassés. Com isso, eles tentarão provar na Justiça que todas as terras do Pecém pertencem aos anassés. Em seguida, exigirão a expulsão de todos os invasores do que é seu, a começar pelo porto do Pecém. Suape torce pelos anassés.

Cervejaria

Depois da Kaiser, em Pacatuba, e da Schincariol, em Aquiraz, mais uma fábrica de cerveja será implantada na Região Metropolitana de Fortaleza. Uma fonte da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) informou a esta coluna que a nova fábrica será erguida pelo empresário pernambucano João Carlos Santos, neto do industrial cimenteiro João Santos. O empreendimento absorverá investimento de R$ 40 milhões, parte dos quais financiada pelo FNE, por meio do Banco do Nordeste, cujo departamento técnico analisa o projeto. A fábrica será também beneficiada pelo Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), do Governo do Ceará. João Carlos Santos é mais um empresário que está vendo a crise como uma grande e imperdível janela de oportunidade.

BNB

Ao longo deste ano, o Banco do Nordeste abrirá sete novas agências — na Bahia (duas), no Maranhão, no Piauí, no Rio Grande do Norte, em Minas Gerais e no Ceará. A nova agência cearense do BNB será localizada em Cascavel, segundo informou o presidente do Banco, Roberto Smith.

Lagoinha

No setor da construção civil cearense, corre a informação de que está sendo examinado na Semace o projeto de construção de um edifício de apartamentos na praia da Lagoinha, no município de Paraipaba. Com nove pavimentos. Em nenhuma praia cearense, nem no Porto das Dunas, há um prédio residencial com nove andares de altura.

Ração Animal

Construída no complexo industrial e portuário do Pecém, está pronta para operar a Tortuga, fábrica de ração animal de alta tecnologia implantada por um grupo empresarial paulista

Desemprego

Técnicos cearenses em desenvolvimento econômico preocupam-se com o lado social do que chamam ´Grande Jurema´ — soma dos conjuntos habitacionais que se implantaram em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Alí, dizem esses técnicos, é ´perigosamente incerto´ o futuro próximo da parte infantil e juvenil da população de mais de 130 mil habitantes dos conjuntos Jurema, Nova Petrópolis e Potira. O cenário é este: com pais desempregados, dispondo de poucas escolas cujo ensino é de qualidade duvidosa, convivendo no meio do tráfico de drogas e vendo prosperar a violência, os meninos e as meninas dessas comunidades têm um futuro sombrio e alto risco.

Alô, Ibama!

Barcos brasileiros pescam pargo pequeno no Pará e o pirateiam para a Guiana.

Livre Mercado

Fluente em inglês e espanhol, o cearense de Messejana Paulo Ricardo Marques de Oliveira é o motorista de táxi preferido dos executivos de grandes empresas nacionais e estrangeiras que já se implantaram ou estão em processo de implantação no Ceará. Aos 53 anos, depois de ter morado por 10 anos em Nova Iorque, onde foi engraxate, lavador de pratos e garçon de restaurantes, Paulo Ricardo retornou ao Ceará. Aqui, foi descoberto pela multinacional Giutsi, que fabrica maquinaria para refinarias de sal. Periodicamente, ele larga seu táxi — uma Meriva 2007, sempre estacionada defronte ao Hotel Luzeiros — e viaja para a Nigéria, onde serve à Giutsi como intérprete por períodos de até 60 dias. O cartão de visitas de Paulo Ricardo é bilíngue e diz assim: ´Taxi tourism — Beaches, services & trips´. Ele tem e-mail: paulorictaxibrasil@hotmail.com Festa na Controller Auditoria e Assessoria Contábil, que celebrará 20 anos de atividades no próximo dia 17. Seu presidente, Robinson de Castro e Silva, construirá uma nova e moderna sede em terreno de mil metros quadrados, na Aldeota. A Controller é a única empresa do Ceará associada à Rede Nacional de Contabilidade — RNC, cujos padrões contábeis são de alta eficiência. Ela é, ainda, integrante da MSI — Moore Stephens International — que atua nas principais cidades do mundo. Desde sua criação em 1988, a Controller mantém com seus clientes uma relação de confiança construída e cultivada com base na competência, no comportamento ético, no pensamento estratégico e na inovação. Para 2009, o FNE tem R$ 7,5 bilhões. Mas a procura já passou dos R$ 9 bilhões.

domingo, 11 de janeiro de 2009

RESULTADO DA MESA DIRETORA, AVALIAÇÃO POSITIVA PARA TIN GOMES (PHS)


Analistas dizem que Tin Gomes (PHS) é o beneficiado



Cientistas políticos ressaltaram que derrota, na Câmara Municipal, trava as pretensões de Luizianne para 2010

Os cientistas políticos, Uriban Xavier e Clésio Arruda, apresentaram ao Diário do Nordeste suas análises acerca do tumultuado processo de eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) e suas conseqüências para o 2º mandato da prefeita da Capital, Luizianne Lins (PT). Segundo eles, a derrota na referida disputa foi apenas a primeira delas.

De acordo com Xavier, o processo que culminou na eleição de Salmito Filho (PT) à Presidência da CMF foi suficiente para causar uma ´fissura´ na aliança de 12 partidos que reelegeram Luizianne. Para ele, os últimos acontecimentos na Câmara, em torno do novo sucessor de Tin Gomes (PHS), ex-presidente da Casa e vice-prefeito eleito, não devem ser vistos como uma interferência da prefeita no processo eleitoral. Tendo em vista que, mesmo se tratando de poderes autônomos, pressupõe-se a existências de relações entre eles. Conforme Uriban Xavier, os fatos ocorridos, na verdade, refletem um ´racha´ nas relações e acordos estabelecidos pela aliança, a qual, segundo ele, visa apenas garantir força na disputa pelo poder e não um projeto.

Xavier disse que a eleição da Mesa deixou evidente a fragilidade organizacional do PT na Capital. ´Não foi só o Tin Gomes que apoiou Salmito Filho (PT) na eleição, parte do seu partido está dividido´, afirmou. Este criticou ainda a atitude de Salmito, pois, quando eleito presidente da Câmara, em seu discurso, disse que sua candidatura pertencia a um coletivo de vereadores e por isso não poderia retirá-la. ´A referência coletiva dele deveria ser a do PT e não de outros partidos. Isso é uma incoerência do discurso dele´, ressaltou.

Para Xavier, o ponto alto da eleição conturbada da Mesa Diretora foram as revelações sobre o futuro da política local. Ele disse acreditar que a atuação de Tin Gomes apoiando Salmito Filho, deixou a prefeita em maus lençóis. ´Ela está encurralada. Se ela sair candidata em 2010, não vai poder contar com a força da máquina (Prefeitura) porque o Tin vai assumir. Ela será obrigada a terminar o mandato e não acredito que ela vai se candidatar a vereadora´, avaliou.

Já Clésio Arruda afirmou que a prefeita estava preparada para isso quando ´finalmente´ aceitou Tin Gomes como seu vice-prefeito. ´Ela estava relutante por que estava pensando em sair (para as eleições de 2010), mas aceitou e agora sabe que vai ter que cumprir o mandato´, explicou.

Dependência

Arruda chamou a atenção, principalmente, para a dependência entre os dois poderes, em especial por parte do Executivo, pontuando a ação do Legislativo, o qual, pode ou não, aprovar as decisões prefeitorais. Por este motivo, ele disse acreditar sim na existência da interferência da Prefeitura na Câmara e que estas ocorrem por negociações políticas, como a realizada por Luizianne, ao tentar eleger um vereador para presidente da Câmara filiado ao PSB.

Um ´clientelismo´ que para os especialistas é diferente da utilização de cargos como instrumento de barganha política. ´A oferta de secretarias é normal dentro de uma política que não respeita a democracia. Oferecer um cargo, em barganha, é corrupção´, declarou Uriban Xavier, em alusão a oferta de uma secretaria estadual feita à Salmito Filho para que ele desistisse da candidatura a Presidência da Câmara. ´Nesse caso a secretaria foi usada como mecanismo de compra´, reforçou Clésio Arruda.

Segundo eles, Luizianne terá que utilizar toda a sua habilidade política. Pois não apenas terá que renegociar cargos para compensar a derrota na Câmara, mas também é possível que tenha conquistado uma nova oposição, a qual poderá ter contar por parte dos aliados que apoiaram Salmito Filho na eleição da Casa. Conforme Uriban Xavier, Tin Gomes deve ser o mais beneficiado com toda essa confusão, por toda a análise aqui apresentada, o cientista político disse acreditar que o vice-prefeito vai continuar atuante até 2010, quando deixará a decisão mais importante: Assembléia Legislativa ou Prefeitura de Fortaleza?

"A oferta de secretarias é normal em uma política que não respeita a democracia"
Uriban Xavier
Cientista político e professor da UFC

"Ela estava relutante porque pensava em sair, mas aceitou, e agora vai ter que cumprir"
Clésio Arruda
Cientista político e professor da Unifor

IMAGEM COMPROMETIDA

Visitantes criticam lixo nas ruas e trânsito

Caucaia. Nem só impressões positivas levam os turistas internacionais ao saírem do Ceará. Pelo menos, não é o que acontecerá com o dinamarquês Jesper Haumamn, casado com a paulista Nina Mollerup Torres e pai dos pequenos Leon e Tjalfe Mollerup Green, de 6 e 4 anos, respectivamente. Em andanças por Fortaleza, Paracuru, Paraipaba e Caucaia, eles ficaram espantados com a quantidade de lixo nas ruas e nas praias e a imprudência dos motoristas brasileiros.

“As crianças me perguntavam: ‘Mamãe, por que aqui tem tanta sujeira na rua e na praia?’”, relata Nina, sem ter como defender o próprio País. “Acho que tinha de ter mais lugares para colocar lixo. As pessoas jogam no chão. Falta educação mesmo”, analisa.

Já a falta de respeito dos motoristas cearenses está fazendo com que os dinamarqueses e a paulista evitem dirigir à noite durante a temporada de 14 dias no Ceará. “As pessoas bebem e andam de carro. Param no posto de gasolina já com a latinha de cerveja na mão. Ficamos preocupados com a segurança dos nossos filhos. Uma coisa dessas não acontece onde a gente mora”, comenta Nina.

Belezas

Mas, é claro, que as belezas cearenses também encantam. A Praia da Lagoinha, em Paraipaba, foi eleita por Haumamn como o cenário mais belo entre os visitados. Mesmo tímido, o pequeno Leon disse à mãe que as crianças brasileiras são “legais”. Ele e o irmão até jogaram futebol na areia com outros “moleques” na passagem pela Lagoinha. Tjalfe abriu um sorriso ao ser perguntado pela mãe se ele preferia estar brincando na neve da Europa ou sob o sol quente sul-americano. “Aqui no Brasil está melhor”, falou. “Lá na Dinamarca tem pingüim andando pelas ruas”, exagerou o pai deles.

TURISMO RADICAL


Bons ventos atraem amantes do kitesurf

Caucaia. Um esporte radical tem contribuído para trazer os “gringos” ao Ceará. Trata-se do kitesurf, no qual os surfistas dropam ondas ou passeiam pela água carregados por uma pipa impulsionada pela força do vento. O alemão Arne Tiedemann, 28, está na Praia do Cumbuco desde o último dia 3, exclusivamente para praticar o esporte.

Amante do kite, ele conheceu o potencial do litoral cearense pela internet. Como um autêntico mochileiro, pegou o avião para passar duas semanas sozinho pelas bandas de cá, mesmo sem conhecer ninguém por aqui. Entre armações de pipas e manobras radicais, tem achado o povo brasileiro “legal” e “amigável”.

Segundo o empresário e velejador esloveno Vito de Camernik, 39, o Ceará é considerado o melhor local do mundo para a prática de kitesurf, por causa do vento forte o ano todo, da temperatura da água em torno de 27° e do clima bom. O eslavo é um exemplo de estrangeiro que, seduzido pelos encantos cearenses, optou por morar aqui. Mesmo já tendo velejado do Rio de Janeiro à Antártica, conheceu o Ceará há cinco anos e, há três, mora no Cumbuco, onde trabalha no ramo imobiliário.

Preferência

De acordo com o comerciante Luís Natalin, 36, gerente da Barraca “O Natalin”, na Lagoa do Cauípe, a maioria dos estrangeiros freqüenta o local para praticar o kitesurf. Na última quarta-feira, era possível contar 30 pipas na água. Entre os meses de agosto e outubro – período de férias para a maioria dos norte-americanos e europeus e pico do fluxo de estrangeiros no Estado, segundo a Setur –, o número de kitesurfistas na lagoa chega a 80, segundo Natalin.

Apesar disso, o comerciante explica que, para quem trabalha nas barracas do Cauípe, os turistas brasileiros e os banhistas cearenses acabam sendo mais vantajosos, pois gastam mais dinheiro que os estrangeiros que vão apenas pelo kite.

O kitesurf como atrativo para os “gringos” é confirmado pelo guia de turismo Irapuan Ravan, 39, proprietário de uma companhia de táxis no Cumbuco. Ele diz que, nesta alta estação, a praia tem recebido muitos visitantes da Noruega, Suécia e República Tcheca. Segundo ele, os europeus predominam porque vêm ao local sempre que estão de férias, enquanto os latinos – principalmente, os argentinos – esperam cotações favoráveis do dólar para viajar.

Taxa de ocupação nos hotéis chega a 95%


Fortaleza. Misture 573 quilômetros de litoral, 120 praias deslumbrantes — algumas delas abrigando ainda colônias de pescadores —, lagoas, falésias, coqueirais, águas sempre mornas e mais de três mil horas de sol por ano. Isso sem falar numa gastronomia para todo o gosto, rico e variado artesanato, um povo hospitaleiro e bem-humorado, um respeitável trade turístico e uma brisa constante envolvendo este cenário único e paradisíaco.

Aí está a receita para que o Ceará seja atualmente um dos destinos mais procurados por brasileiros e estrangeiros. A alta estação não deixa negar. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a ocupação chega a uma média de 95%, considerada excelente por todos que fazem o segmento do turismo no Estado. De acordo com a estimativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), 720 mil turistas, entre brasileiros e estrangeiros, visitam o território cearense nesta alta estação, que prossegue até o período do Carnaval.

Basta andar por Fortaleza para se deparar com “gente de fora”. Um pessoal alegre e disposto a conhecer todas as atrações que o Ceará oferece e não são poucas. De máquinas fotográficas e câmeras filmadoras em mãos, lá vão eles ao encontro de todas essas belezas naturais. As praias dos litorais Leste e Oeste são as preferidas.

Fama internacional

As praias do “Sol Nascente” estão localizadas no Litoral Leste do Ceará. Entre os destinos mais procurados, a conhecida internacionalmente, Canoa Quebrada, distante 167 quilômetros de Fortaleza. Os adeptos do surf, windsurf, kitesurf e regatas também escolhem essa parte do litoral. O acesso para as praias pode ser feito de carro ou de ônibus, pela principal rodovia de acesso a Fortaleza, a BR-116, depois seguir pela CE-040 para o litoral.

Ainda na Região Metropolitana da Capital, aguardam praias como o Porto das Dunas, onde está localizado o Beach Park. No município de Aquiraz, cuja sede, fundada no século XVIII, foi a primeira capital do Estado, encontra-se também as praias de Iguape e Prainha, e nelas, os delicados e coloridos trabalhos das rendeiras.

Quem se aventura a ir mais adiante, praias como Caponga, Morro Branco e Praia das Fontes, com suas fontes de água doce e o alegre artesanato em areia colorida. Em Aracati, cidade histórica, considerada Patrimônio Nacional, além dos encantos de Canoa Quebrada, há também Majorlândia.

Do outro lado, no Litoral Oeste, a chamada Costa do Sol Poente. Este ocupa dois terços do litoral cearense. É recortada por enseadas, além de dunas, falésias e lagoas. Praias largas, várias ainda em estado primitivo, e em geral habitadas por comunidades de pescadores que preservam suas tradições, também ajudam a compor o perfil deste litoral. O acesso de carro ou ônibus é pela BR-222, seguindo depois pela BR-402 e pelas CEs 179 e 085 ou pela Rodovia do Sol Poente.

Os atrativos começam já em Icaraí, Tabuba e Cumbuco, ainda Região Metropolitana de Fortaleza, e continuam em Pecém, Taíba, Paracuru, Lagoinha, Fleixeiras, Mundaú, Baleia e Almofala. Nesta última, refúgio dos índios Tremembé, conta a história que uma grande duna soterrou, no fim do século XIX, e fez ressurgir, 45 anos depois, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Água doce

As lagoas também são destinos. Como exemplo, a Lagoa do Banana, manancial que aparece entre as dunas da Praia do Cumbuco, como se fosse um oásis. Procurada para a prática de esportes náuticos, para passeios de jet ski, lancha e caiaque, a lagoa também é um ótimo lugar para relaxar. Os que gostam de aventura, não podem deixar de passear no banana-boat, bote inflável em forma de banana, onde as pessoas sentam, puxado por uma lancha. A brincadeira sempre acaba em uma divertida queda na água.

O turista ainda se depara com outras belezas, como a Barrinha, a Praia do Preá e, mais à frente, Jericoacoara, considerada uma das dez praias mais belas do mundo. “Point” de campeonatos de windsurf, o local hoje é uma espécie de refúgio de vida alternativa, lugar que foi elevado à condição de Área de Proteção Ambiental (APA).

LêDA GONÇALVES
Repórter

FIQUE POR DENTRO
Os destinos mais procurados no Estado

De acordo com a Setur, o município mais procurado por turistas brasileiros e estrangeiros no Ceará em 2007 (os dados de 2008 ainda não foram divulgados), foi Caucaia, com 215.806 visitantes. A preferência é justificada pela proximidade em relação à Fortaleza, além de opções como o Cumbuco. O segundo destino mais procurado, com 176.569 visitas, foi Beberibe, graças, sobretudo, à beleza das praias das Fontes e do Morro Branco. Em seguida, vieram Aracati (a praia de Canoa Quebrada é o principal atrativo), Aquiraz (Porto das Dunas, Beach Park e a proximidade de Fortaleza facilitam o acesso), Jijoca de Jericoacoara e Paraipaba (Lagoinha), respectivamente.

TERRA DO SOL

Turistas estrangeiros lotam praias cearenses

Segundo estimativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), 65 mil estrangeiros devem visitar o Ceará nesta alta estação

Caucaia. Italianos, holandeses, portugueses, alemães... Não importa a nacionalidade, os recortes do litoral cearense ficam repletos de turistas internacionais nesta época do ano. Seja pelo cabelo louro, pelos olhos claros ou, quando a aparência não é tão evidente, pela fala diferenciada, é fácil identificá-los nas dunas da Praia do Cumbuco, em Caucaia, nas pedras de Jericoacoara, em Jijoca, ou nas águas quentes de Canoa Quebrada, em Aracati, entre outros destinos do Estado.

De acordo com estimativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), 65 mil estrangeiros devem visitar o Ceará nesta alta estação, que começou no último dia 15 de dezembro e vai até o Carnaval, em fevereiro. A estimativa é 4,8% superior aos 62 mil visitantes internacionais que passearam pelo território cearense entre o Natal de 2007 e o período momino de 2008. Belezas naturais, sol forte – em contraste com o rigoroso inverno no hemisfério norte – e bons ventos são alguns motivos que os trazem a estas paragens.

Em Caucaia, os “gringos” tomam conta das ruas do Cumbuco e aproveitam a praia local e as lagoas do Cauípe e do Banana para se refrescar. É o caso de um grupo de quatro casais italianos que fica na Região Metropolitana de Fortaleza até o próximo dia 14, depois de passarem quatro dias na Capital. Sempre que as finanças permitem, eles elegem um lugar do mundo para passar as férias. Depois de República Dominicana, Venezuela, Cuba e México, o Brasil foi escolhido pela primeira vez em 2009.

Sorriso no rosto

Entre os oito, estão os turistas Bruno Lucittini, 58, e Mauro Romanici, 54. Questionados sobre o porquê da escolha, não faltam motivos para a resposta. “Por causa do sol. Porque lá na Europa estamos com um frio de - 5° e 50cm de neve”, diz um. “Pela hospitalidade”. “Pelo sorriso no rosto”. “Pelo churrasco”, vão se revezando nas respostas, este último contestado por uma integrante da turma, segundo o qual na Itália se come muito melhor que aqui. Tudo às gargalhadas, numa esquina perto da praia.

Animação também entre uma família de suecos que veio passar 15 dias no Ceará. Nesta semana, eles estavam no Cumbuco, mas o objetivo, segundo Terese Enoksson, 32, é conhecer a maior variedade de locais possível. O convite para a viagem foi feito pelos sogros dela, que estiveram aqui em 2006. A satisfação foi tamanha que os dois voltaram, trazendo Terese, o marido e seus irmãos e filhos, em um total de oito pessoas. Para os suecos, a possibilidade de lazer em contato com a natureza, como um passeio a cavalo pela beira da praia, é um motivo para vir ao Ceará.

Bons preços

Clima e temperatura agradáveis e a simpatia do povo brasileiro também são elogiados. Na avaliação de Teresa, os preços cobrados aqui – para comida, hospedagem e opções de lazer, por exemplo – são relativamente baratos em relação aos cobrados na Suécia.

Enquanto uns vêm pela primeira vez, outros fazem de tudo para voltar sempre que podem. É o caso do alemão Axel Lesch, 44, que está no Ceará pela sexta vez. Na primeira, em 2000, veio com um amigo, que hoje mora no Cumbuco, onde é proprietário de um restaurante especializado em comida alemã no local. Questionado se pretende seguir os passos do compatriota, Lesch confessa que deseja um dia comprar uma casa para morar aqui.

Enquanto isso não acontece, o alemão solteiro aproveita a “sensação de liberdade” que o Ceará lhe proporciona, como ele mesmo define. Lesch alugou uma casa por duas semanas no Cumbuco, a um custo de R$ 60,00 por dia. Depois, segue para uma semana em Canoa Quebrada e Aracati. À parte o aluguel, ele estima que gastará cerca de R$ 1.500,00 em toda a viagem, valor que avalia como barato para um“ tour” de três semanas. A alta cotação do dólar em relação ao real é um fator favorável, segundo ele.

ÍCARO JOATHAN
Repórter


SAIBA MAIS

Perfil

De acordo com a Pesquisa do Perfil do Turista e Alta Estação relativa ao período entre dezembro de 2007 e fevereiro de 2008, feita pela Setur, 92% dos turistas que estiveram no Ceará, incluindo brasileiros e estrangeiros, aprovaram as localidades visitadas. Segundo o estudo, 50,8% optam por hospedagem informal, principalmente casa de parentes e amigos, gastando cerca de R$ 74,00 por dia. O restante paga hospedagem, principalmente em hotéis, com despesa diária média é de R$ 182,00. Cerca de 70% têm faixa etária entre 26 e 50 anos

Nacionalidade

A maioria dos turistas estrangeiros, nesta época do ano, vêm da Itália (18%), Holanda e Portugal (11%, cada), Estados Unidos (7,7%), Suíça (6,9%) e Alemanha (5,7%)

Otimismo

Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos de Pesquisas da Setur, José Valdo Mesquita, o fluxo de turistas internacionais nos próximos meses deve aumentar, conseqüência do vôo direto de Fortaleza para Atlanta, nos Estados Unidos, cuja operação começou no mês passado

Mais informações:
Secretaria do Turismo do Ceará
(85) 3101.4672

A bandeira de Fortaleza foi idealizada por Isaac Correia do Amaral. No brasão municipal, que encontra-se ao centro, nas laterais existem galhos de duas plantas, são ramos de que plantas?

ELEIÇÕES 2010. No próximo ano teremos que votar em dois Senadores para representar nosso Ceará no Congresso Nacional. Se a eleição fosse hoje, qual dos possíveis candidatos você votaria? (escolha dois)

Saiba mais sabre o que é PÓS-GRADUAÇÃO e como se apresentam

Os cursos de pós-graduação se dividem em duas categorias: Lato Sensu e Stricto Sensu.

Os cursos de pós-graduação stricto sensu compreendem os programas de mestrado e doutorado e oferecem a oportunidade de desenvolvimento científico e aprofundamento da formação obtida no nível de graduação. Os programas de pós-graduação stricto sensu objetivam a formação de recursos humanos altamente qualificados, com vistas ao ensino, pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico.

Os cursos de pós-graduação lato sensu caracterizados pela especialização são voltados às expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional, com duração máxima de dois anos e com caráter de educação continuada. Nesta categoria estão os cursos de especialização, os cursos de aperfeiçoamento e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes que estejam incluídos na categoria de curso de pós-graduação lato sensu. Oferecido aos portadores de diploma de curso superior, têm usualmente um objetivo técnico-profissional específico, não abrangendo o campo total do saber em que se insere a especialidade.

Receita de Bolo de Casca de Banana

Ingredientes

Massa: Casca de banana 4 unidades
Ovos 2 unidades
Leite 2 xícaras (chá)
Margarina 2 colheres (sopa)
Açucar 3 xícaras (chá)
Faronha de rosca 3 xícaras (chá)
Fermento em Pó 1 colher (sopa)

Cobertura

Açucar 1/2 xícara (chá)
Água 1 1/2 xícara (cha)
Banas 4 unidades
Límão 1/2 (suco)


Modo de Preparo


Lave as bananas e descasque. Separe as 4 xícaras de casca para fazera massa. Basta as claras em neve e reserve, na geladeira. Bata no liquidificador asw gemas, o leite, a margarina, o açucar as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Por último, misture delicadamente as claras em neve e o fermento. Despeje em uma assadeira untadacom margarina e farinha. Leve ao forno médio preaquecido por aproximadamente 40 minutos. Para a cobertura queime o Açucar em uma panela e junte a água, fazendo uma caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo (ainda quente) com a cobertura. Depois, É SÓ SABOREAR

Praça da Orla de Paracuru

Praça da Orla de Paracuru
Croqui - Praça, orla de Paracuru

Resultados Eleitorais - Eleições Municipais 2008 - Em SOBRAL

Prefeito

40 JOSÉ LEÔNIDAS DE MENEZES CRISTINO 64992 Eleito 73,41 PSB
Vereadores

40123 JOSÉ VITAL ARRUDA LINHARES 4633 Eleito 4,88 PSB
40333 FRANCISCO HERMENEGILDO SOUSA NETO 4208 Eleito 4,43 PSB
40111 JOÃO ALBERTO ADEODATO JÚNIOR 4110 Eleito 4,33 PSB
40630 JOSE ITAMAR RIBEIRO DA SILVA 3808 Eleito 4,01 PSB
11111 JOSE CRISOSTOMO BARROSO IBIAPINA 3536 Eleito 3,72 PP
43000 VICENTE DE PAULO ALBUQUERQUE 3529 Eleito 3,72 PV
45678 MARCO ANTONIO BARROSO PRADO 3440 Eleito 3,62 PSDB
40555 FRANCISCO LUCIANO FEIJÃO 3276* Eleito
3,45 PSB
10123 PAULO CESAR LOPES VASCONCELOS 3002 Eleito 3,16 PRB
11333 ADAUTO IZIDORO ARRUDA 2390 Eleito 2,52 PP
15633 JOSÉ OSWALDO SOARES BALREIRA JUNIOR 2266 Eleito 2,39 PMDB



Depoimento do Deputado Estadual mais sério que já conheci, Roberto Claúdio do PHS

DEPOIMENTO

"Este será um ano importante principalmente para os deputados que estão em seu primeiro mandato, pois poderão intensificar os trabalhos legislativos em seu segundo ano. Creio que 2008 vai ser especial, para os novos parlamentares que terão mais experiências para trabalhar para o desenvolvimento do Ceará. Se 2007 foi um ano produtivo este será ainda mais."
Dep. Roberto Cláudio

Praias PRÓPRIAS para banhos:

Caça e Pesca, Barraca Arpão Praia Bar, Barraca Itapariká, Barraca Havaí, Praça 31 de Março, Barraca América do Sol, Barraca Crocobeach, Clube de Engenharia, Barraca Beleza, Início da Rua Ismael Pordeus, Mucuripe, Estátua de Iracema, Volta da Jurema, Edifício Arpoador, Diários, Ideal Clube, Ed. Vista Del Mar, Ponte dos Ingleses, Inace, Marina Park Hotel, Início da Av. Philomeno Gomes, Barraca Big Jeans

IMPRÓPRIAS PARA BANHO

Farol, Iate, Kartódromo, Início da Av. Pasteur, Colônias, Horta, Início da Rua Lagoa do Abaeté, Goiabeiras, Barra do Ceará

VISITE PARACURU, E CONHEÇA O QUE É ESTE PARAISO

VISITE PARACURU, E CONHEÇA O QUE É ESTE PARAISO
Por do Sol em Paracuru

Eu estou com Luizianne


Orla de Lagoinha

Orla de Lagoinha

Nova QUESTÃO DESAFIO de 11 à 15/08

Einstein formulou este teste no Século passado. Ele disse que 98% do mundo não poderia solucioná-lo.
Para resolver este desafio, vc deve ter papel e lápis para fazer anotações. Preste atenção nas perguntas, em seguida anote todas as 15 dicas que serão dadas para solucionar o desafio. Por ser de solução demorada, recomendo que anote tudo, tente com paciência e raciocínio a solucionar o desafio. Após encontrar a solução do problema, me entregue, pois vc faz parte dos únicos 2% que conseguem!

Questão desafio:
#Há cinco casas de 5 diferentes cores;
#Cada casa mora uma pessoa de uma diferente nacionalidade;
#Eles bebem diferentes bebidas, fumam diferentes tipos de cigarro;
#Cada um tem um animal de estimação diferente;
#Nenhum dele tem coisas iguais...
Dicas para solução:
1. O inglês vive na casa vermelha;
2. O sueco tem cachorro como animal de estimação;
3. O dinamarquês bebe chá;
4. A casa verde fica a esquerda da casa branca;
5. O dono da casa verde bebe café;
6. A pessoa que fuma Pall Mall cria pássaros;
7. O dono da casa amarela fuma Dunhill;
8. O homem da casa do centro bebe leite;
9. O norueguês vive na primeira casa;
10. O homem que fuma blends vive ao lado dos que tem gatos;
11. O homem que cria cavalos vive ao lado do que fuma Dunhill;
12. O alemão fuma pince;
14. O norueguês vive ao lado da casa azul;
15. O homem que fuma Blend's é vizinho de que bebe água.

Pergunta-se Quem deles tem um PEIXE, qual sua bebida, que cigarro fuma e em que casa mora?

QUESTÃO DESAFIO Semana 5 à 9 /08

Teste de inteligência
Um homem chega numa igreja que tem 3 santos. Ele se dirige até o primeiro santo e fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais.
Ele parte para o segundo santo, e fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais e parte para o terceiro santo. Ao chegar, ele fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem dá os 20 reais para o santo e FICA SEM NADA NO BOLSO!

Pergunta: como pode ele dobrar 3 vezes o que tinha no bolso e acabar duro? Com quanto dinheiro o homem chegou à igreja?

A resposta está no arquivo anexo, para abri-lo é preciso digitar o resultado. Caso esteja correto o arquivo abrirá, caso contrário, não abre.
A resposta deve ser digitada com 4 dígitos e com a vírgula, mas sem o R$ - Exemplo: 00,00
Vamos lá... Se conseguir acertar e abrir o arquivo, coloque o seu nome, salve e passa pra frente!

Arquivo do blog

33 opções de cursos, APROVEITE!

SENAI/CET AFR
Av. de Contorno, 1395 – Distrito Industrial - Maracanaú - Tel: (85) 3215-3026 - E-mail: senai-ce-cetafr@sfiec.org.br - www.senai-ce.org.br

Lubrificação Industrial
Período: 05/01 a 13/01/2009
Investimento: R$ 45,00
Informações: O horário é de 18h às 21h. É requisito ser maior de 16 anos e ter Ensino Fundamental completo.

Instalação Elétrica Residencial
Período: 03/11 a 09/12/2008
Investimento: R$ 220,00
Informações: O horário é de 18h às 21h. É requisito conhecimento em Eletrotécnica.

Eletrônica Digital
Período: 24/11 a 19/12/2008
Investimento: R$ 250,00
Informações: O horário é de 8h às12h. É requisito ter curso em Eletrônica Linear.

Eletrônica de Potência
Período: 22/12 a 13/01/2009
Investimento: R$ 250,00
Informações: O horário é de 8h às 12h. É requisito ter curso em Eletrônica Linear.

Comandos Elétricos
Período: 24/11 a 12/01/2009
Investimento: R$ 300,00
Informações: O horário é de 18h às 21h. É requisito ter mais de 16 anos, ter concluído até a 6ª série e ter conhecimento em eletricidade básica.

Controladores Lógicos Programáveis
Período: 16/02 a 18/03/2009
Investimento: R$ 270,00
Informações: O horário é de 18h às 21h. É requisito ter mais de 16 anos, ter concluído até a 6ª série e ter conhecimento em em eletrônica digital, comandos elétricos e informática.

Montagem e Manutenção de Computadores
Período: 17/11 a 19/12/2008 (1ª turma) e 24/11 a 21/01/2009 (2ª turma)
Investimento: R$ 500,00
Informações: O horário é de 13h às 17h (1ª turma) 18h às 21h (2ªturma). É requisito ter mais de 16 anos, ter Ensino Fundamental completo e conhecimento em Informática.

SENAI/CETAE
Rua Júlio Pinto nº 1873 - Bairro Jacarecanga - Fortaleza - Tel: (85) 3281-6877- E-mail: cetae-nac@sfiec.org.br - www.senai-ce.org.br

Administração de Pessoal
Período: 03/11 a 19/11/2008
Investimento: R$ 140,00
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30.

Gestão Tecnológica em Segurança Patrimonial
Período: 03/11 a 28/11/2008
Investimento: R$ 170,00
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30.

Auditor Interno da Qualidade NBR ISO 9001
Período: 03/11 a 07/11/2008
Investimento: R$ 150,00
Informações: O horário é de 18h às 22h. É pré-requisito conhecer a Norma ISO 9001 ou o SIAC/PBQPH.

Instalador Hidráulico
Período: 03/11 a 05/12/2008
Investimento: R$ 75,00
Informações: O horário é de 18h às 22h.

Leitura e Interpretação de Projetos
Período: 10/11 a 14/11/2008
Investimento: R$ 60,00
Informações: O horário é de 18h às 22h.

Revestimento Manual e Forro de Gesso
Período: 27/10 a 07/11/2008
Investimento: R$ 56,00
Informações: O horário é de 18h às 22h.

CONTROLLER
Rua Carlos Vasconcelos, 1.777 - Aldeota - Tel: (85) 3264.6464 - www.controller-ce.com.br

Departamento Pessoal
Período: 08/12 a 19/12/2008
Investimento: R$ 130,00 à vista ou R$ 150,00 a prazo.
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Instrutor: Professor Carlos Alberto Carneiro. Curso com foco em legislação trabalhista e previdenciária.

IEL-CE
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Tel: (85) 3466-6514 - www.fiec.org.br/iel

Gestão por Competências
Período: Inscrições abertas
Investimento: R$ 220,00
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Facilitadora: Drª. Lydia Maria Pinto Brito.

Marketing de Relacionamento com o Cliente
Período: 03/11 a 12/02/2009
Investimento: 4 x R$ 210,00
Informações: Carga horária de 96 horas. Facilitadora: Cláudia Buhamra Abreu.

Gestão da Qualidade
Período: 13/10 a 16/01/2009
Investimento: 4 x R$ 210,00
Informações: O horário é de 18h30 às 22h. Facilitadores: Caroline Sampaio, Izabel Campelo, Wilton Bessa

Prática de Legislação Trabalhista
Período: 17/11 a 20/11/2008
Investimento: R$ 220,00
Informações: A carga horária é de 16 horas. Facilitadora: Beatriz Rêgo Xavier. Objetivo: apresentar noções gerais de de direito do trabalho, contrato individual de trabalho e figuras afins.

Estratégia de vendas focadas em resultados
Período: 01/12 a 04/12/2008
Investimento: R$ 197,00
Informações: A carga horária é de 16 horas. Facilitadora: Madalena Medeiros.

Construção de dinâmicas e técnicas grupais
Período: 28 a 31/10 e 4, 6, 7, 25, 27/11/2008
Investimento: R$ 260,00
Informações: A carga horária é de 32 horas. Facilitadora: Elidihara Trigueiro.

ADCOS COSMÉTICA
Tel: (85) 3486.3500 - www.ecapfortaleza.com.br

Revitalização e Hidratação Corporal Pré Verão
Período: 03/11/2008
Investimento: Gratuito
Informações: O horário é de 9h às 11h. O curso de reciclagem gratuita é voltado para profissionais que trabalham na área de estética.

INSTITUTO FA7
Av. Almirante Maximiano de Freitas, 1395 - Luciano Cavalcante - Tel: (85) 4006.7647 - www.institutofa7.com.br

PÓS-GRADUAÇÃO em MBA EXECUTIVO COPPEAD/UFRJ
Período: Nov/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 22h30 (seg a sext) e 08h30 às 12h30 (sáb). Corpo Docente de professores Mestres, Doutores e PhD´s da UFRJ. Tópico: Desenvolvendo a perspectiva gerencial de altos executivos.

Fluxo de Caixa: novas técnicas de projeção e acompanhamento
Período: 06/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 8h30 às 27h30. Expositor:Carlos Alexandre Sá.

Gestão da Cadeia de Suprimentos
Período: 10 a 13/11 e 24 a 27/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 8h30 às 22h30. Expositor: Fernando Nunes.

Formação de Consultores de Vendas e Negócios
Período: 13/11 e 14/11/2008
Investimento:Não divulgado
Informações: O horário é de 8h30 às 17h30. Expositores: Fernando Marquesini.

GLOBALBIT
Av. Dom Luis, 300 - Lj 160 - Shopping Avenida - Tel.: (85) 3264.9469 ou 3252.4339

Curso Técnico de Informática
Período: Segunda a sábado
Investimento: Não divulgado
Informações: Horários pela manhã, tarde e noite. Com currículo na internet, carteira de estudante e encaminhamento para estágio.

Curso Office Plus
Período: Segunda e quarta, terça e quinta, ou sábado.
Investimento: Não divulgado
Informações: Aulas 100% práticas e material incluso. Ganhe um pacote de cursos de qualificação profissional.

Corel Draw e Photoshop ou Windows e internet
Período: Segunda a sexta.
Investimento: R$ 49 mensais
Informações: Horários pela manhã, tarde e noite. Carga horária de 30 horas.

FORTES
Tel: (85) 4005.1170/ 4005.1174 - treinamentos@grupofortes.com.br - www.fortestreinamentos.com.br

Prática Contábil
Período: 03/11 a 18/12/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30.

Rotinas em Departamento Pessoal
Período: 04, 06, 11 e 13/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Instrutor: Johnatan Abreu.

Faturamento
Período: 04, 06 e 11/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Instrutor: Carlos Augusto Sá.

Notas Fiscais Eletrônicas
Período: 10, 11 e 13/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Instrutor: Fabiano Moreira Ramos.

Medicina e Segurança do Trabalho para o Departamento Pessoal
Período: 17, 18, 19 e 21/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Instrutor: André Angelim.

ESTÁGIOS

88 vagas

ENSINO MÉDIO

Vagas: 50
Remuneração: R$ 130
Seleção: Centro de Estágio
Informações: É requisito cursar o 1º ou 2º ano do Ensino Médio e morar próximo aos bairros Cristo Redentor, Parque Araxá ou Jacarecanga.

ADMINISTRATIVAS

Administração ou Ciências Contábeis
Vagas: 1
Remuneração: R$ 354
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito auxílio-transporte e vale-alimentação. A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 4º semestre e ter conhecimento em Excel.

Vagas: 2
Remuneração: R$ 354
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito a auxílio-transporte e vale-alimentação (R$ 185). A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 5º semestre e ter conhecimento em informática básica.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 500
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito a alimentação no local. A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 3º semestre e ter conhecimento em Excel e inglês.

Administração ou Secretariado
Vagas: 3
Remuneração: R$ 440
Seleção: Teplacon
Informações: Dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 30h/semana. É requisito conhecimentos em informática.

Administração

Vagas: 2
Remuneração: R$ 415
Seleção: IEL
Informações: Dá direito a vale-alimentação e vale-transporte. A carga horária é de 6h/dia. Pessoa comunicativa. Qualquer semestre.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 450
Seleção: CMGB
Informações: Dá direito a outros benefícios. É requisito cursar a partir do 5ºsemestre.

Vagas: 2
Remuneração: R$ 500
Seleção: Centro de Estágio
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 6h/dia. É requisito ter conhecimentos em informática.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 415
Seleção: Centro de Estágio
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 6h/dia. É requisito ter conhecimentos em informática.

Marketing

Vagas: 1
Remuneração: R$ 415
Seleção: MRH Gestão
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte e bolsa de estudo em inglês ou espanhol. A carga horária é das 8h às 14h.

HUMANAS

Psicologia

Vagas: 1
Remuneração: R$ 468
Seleção: MRH Gestão
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte e alimentação no local. A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 6º semestre e ter interesse pela área organizacional. Desejável conhecimentos de avaliação psicológica.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 600
Seleção: CIEE
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 30 horas por semana. É requisito cursar a partir do 8º semestre.

Comunicação Social

Vagas: 1
Remuneração: Não divulgado
Seleção:Teplacon
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte e vale-alimentação. A carga horária é de 40 h/semana. É requisito cursar a partir do 5º semestre e ter conhecimentos im informática.

Educação Física

Vagas: 3
Remuneração: R$ 250
Seleção: MRH Gestão
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte . A carga horária é de 4h/dia. É requisito cursar a partir do 5º semestre.

Serviço Social

Vagas: 1
Remuneração: R$ 400
Seleção: Centro de Estágio
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte . A carga horária é de 4h/dia. É requisito cursar a partir do 4º semestre.

JURÍDICAS

Direito


Vagas: 1
Remuneração: R$ 500
Seleção: CIEE
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 2º ao 6º semestre.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 500
Seleção: MRH Gestão
Informações: Ainda dá direito avale-transporte e vale-refeição. A carga horária é de 8h às 12h e 14h às 16h. É requisito cursar a partir do 6º semestre, ter cursado Direito Tributário e Processo Civil.

TECNOLÓGICAS

Arquitetura

Vagas: 1
Remuneração: R$ 350
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 20h/semana. É requisito cursar a partir do 5º semestre e ter conhecimento em Corel Draw e Autocad.

Informática

Vagas: 1
Remuneração: R$ 415
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito a auxílio-transporte. A carga horária e de 30 h/semana. É requisito cursar a partir do 3º semestre e ter conhecimentos em informática básica.

Vagas: 2
Remuneração: R$ 500
Seleção: MRH Gestão
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 6h/dia. É requisito cursar a partir do 4º semestre e ter conhecimentos em Rede.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 415
Seleção: CIEE
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 30 h/semana. É requisito a partir do 2º semestre.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 1.200
Seleção: Centro de Estágio
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 6h/dia. É requisito cursar a partir do1º semestre e ter experiência em Programação Delphi.

Eng. Mecânica ou Mecatrônica

Vagas: 4
Remuneração: R$ 622,50
Seleção: IEL
Informações: A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 6º semestre, ter conhecimento em Autocad 2D e 3D ou Solidworks.

Eng. Elétrica, Mecatrônica ou Telecomunicações

Vagas: 3
Remuneração: R$ 622,50
Seleção: IEL
Informações: A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 5º semestre e ter conhecimentos em hardware e software.

Engenharia Elétrica

Vagas: 1
Remuneração: R$ 300
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 30h/semana. É necessário ter conhecimentos em informática básica.

Engenharia Civil

Vagas: 1
Remuneração: R$ 500
Seleção: Centro de Estágio
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 8h às 14h. A partir do 5º semestre e ter conhecimentos em Corel Draw e Photoshop.

CIEE
Av. Barão de Studart, 2.360, térreo - Aldeota - Edifício Torre Quixadá. Interessados deverão comparecer ao local.

CENTRO DE ESTÁGIO
Rua Pedro Borges, 33, 6º andar, sala 619 - Edificio Palacio Progresso - Tel: (85) 3091-6783/3221-6872 - Interessados devem comparecer com RG, CPF, Declaração do Curso, foto 3x4 e currículo.

CMGB
Rua Leonardo Mota, 1515 - Aldeota - Tel: (85) 3878.7300 - Cadastre o currículo no site: www.cmgb.com.br

IEL
Av. Barão de Studart, 1980, Sobreloja, Aldeota - Tel: (85) 3466-6511/3466-6514 -
estagio-iel@sfiec.org.br - www.iel.org.br/estagio

MRH Gestão
Av. Pontes Vieira 1079, Dionísio Torres, Tel: (85) 3452-2960/3452-2961 - Cadastre o currículo no site:
www.mrhgestao.com.br

Teplacon
Tel: (85) 3461-0500. Interessados enviar e-mail para: teplaconrh@terra.com.br e colocar no assunto o curso.

Resultado das eleições em Paracuru

Prefeito (a)
ERICA DE FIGUEIREDO DER HOVANNESSIAN 12120 Eleito 96,66 PP
FRANCISCO LAURO GOMES 323 Não eleito 2,58 PDT
RAIMUNDO SEBASTIÃO DO NASCIMENTO 96 Não eleito 0,77 PRTB
Vereadores
20444 GILVANIA DOS SANTOS LIMA 1089 Eleito 5,51 PSC
11234 JOÃO GUALBERTO SALES NETO 820 Eleito 4,15 PP
20999 JOSÉ HAROLDO NASCIMENTO DE SOUZA 814 Eleito 4,12 PSC
11621 CARLOS ALBERTO DE CASTRO 802 Eleito 4,06 PP
23456 JOÃO PESSOA VIEIRA 781 Eleito 3,95 PPS
23445 FRANCISCO LIMA BRAGA 718 Eleito por Média 3,63 PPS
14111 ANTONIO BARROSO NETO 602 Eleito 3,04 PTB
22666 ROBERTO PATRICIO DE OLIVEIRA 533 Eleito 2,70 PR
43111 JOSÉ MANOEL MELLO 409 Eleito 2,07 PV

Resultado da eleição em Granja - Eleições Municipais 2008

Prefeito
ESMERINO OLIVEIRA ARRUDA COELHO 12772 Eleito 47,89 PSDB
ROMEU ALDIGUERI DE ARRUDA COELHO 12736 Não eleito 47,75 PPS

Vereadores
MILTON GUILHERME VERAS 1668 Eleito 6,23 PSB

PEDRO FONTENELE DE SOUSA 1662 Eleito 6,20 PSDB


FRANCISCO EZIO SA SILVA 1434 Eleito 5,35 PSDB
MARIA ZENAIDE DE ARAUJO 1427 Eleito 5,33 PSB
ARNALDO FONTENELE MAGALHAES 1214 Eleito 4,53 PTB
ROSA HELENA SALLES DE BRITO 1208 Eleito 4,51 PSDB

FALBE TELES DE BRITO 1208 Eleito 4,51 PSDB
NICANOR FROTA ANGELIM FILHO 1198 *Eleito
4,47 PSB
JOAO BATISTA PEREIRA 1124 Eleito 4,20 PSDB
JOAO JOSE DOS SANTOS 1037 *Eleito
3,87 PSDB

Resultado das Eleições em Ipú

Prefeito

15 HENRIQUE SÁVIO PEREIRA PONTES 11819 Eleito 53,97 PMDB
45 MARIA DO SOCORRO PEREIRA TORRES 10082 Não eleito 46,03 PSDB

Vereadores

IVO SOUSA DE OLIVEIRA 1356 Eleito 6,49 PRB
NILSON RUFINO MOREIRA 1312 Eleito 6,28 PRB
MARIA EFIGÊNIA MESQUITA MORORÓ MUNIZ 1293 Eleito 6,19 PRB
ARLETE MAURICEIA DE CARVALHO LIMA FARIAS 1279 Eleito 6,12 PRP
RAIMUNDO NONATO MARTINS RODRIGUES 1257 Eleito 6,02 PRP
ANTONIO FABIO BORGES 1110 Eleito 5,32 PC do B
CARMEM LÚCIA PINTO MARTINS 1078 Eleito 5,16 PRB
MONOEL JOSINO DE FREITAS FILHO 769 Eleito 3,68
ALBERTO DE SOUSA MARTINS 754 Eleito por Média 3,61 PTB

Resultados Eleitorais - Eleições Municipais 2008 - Em COREAÚ

Prefeito

45 CARLOS RONER FELIX ALBUQUERQUE 7510 Eleito 55,16% PSDB

40 FRANCISCO ANTONIO DE MENEZES CRISTINO 6105 Não eleito 44,84% PSB


Vereadores

45666 MANUEL FERREIRA DE AGUIAR 1148 Eleito 8,11 PSDB
11111 SABINO CRISTINO DE ARAUJO 1123 Eleito 7,94 PP
11234 ANTONIA REGINA FLAVIA CAVALCANTE XIMENES 1007 Eleito 7,12 PP
12222 ANTONIO ANASTÁCIO TELES 907 Eleito 6,41 PDT
22222 JOSE OSVALDO DE ARAUJO 904 Eleito 6,39 PR
45555 JOSE MENEZES DE SAMPAIO 880 Eleito 6,22 PSDB
45444 JOÃO AUCIMAR MACHADO 872* Eleito
6,16 PSDB
40000 FRANCISCO LOPES SOBRINHO 811 Eleito 5,73 PSB
40123 JOSÉ EDÉZIO VAZ DE SOUZA 664 Eleito 4,69 PSB

Resultados Eleitorais - Eleições Municipais 2008

CARGO: Prefeito


SAMUEL VILAR DE ALENCAR ARARIPE 29495 Eleito 74,16 PSDB
ANDRE BARRETO ESMERALDO 9768 Não eleito 24,56 PV
PEDRO FELICIO CAVALCANTI NETO 507 Não eleito 1,27 DEM

CARGO: Vereador

FRANCISCO HELDER DE OLIVEIRA FRANÇA 2787 Eleito 4,46 PSDB
CARLOS ORLANDO BEZERRA MORAIS 2286 Eleito 3,66 PSB
NADELSON LOPES DE MORAIS 1949 Eleito 3,12 PSDB

DARCIO LUIZ DE SOUSA 1686 Eleito 2,70 PSDB
FLORISVAL SOBREIRA CORIOLANO 1542 Eleito 2,47 PTC
FRANCISCO AILTON ESMERALDO 1395 Eleito 2,23 PP

JOANA MARIA PEDROZA MACHADO 1382 Eleito 2,21 PSB
JOSÉ NILTON BRASIL 1376 Eleito*
2,20 PSB

JALES DUARTE VELLOSO 1332 Eleito*
2,13 PP

MARIA GOMES GUEDES 1030 Eleito 1,65 PT
LUIZ CARLOS OLIVEIRA CAVALCANTE 1021 Eleito 1,64 PSC