



ANA MIRANDA: ´Os meus livros seguem a minha vida, ou melhor, a minha vida segue os meus livros´
JOSÉ PIMENTEL: ´A atividade bancária me deu uma visão mais clara sobre como investir bem o dinheiro dos outros´
JOSÉ OSVALDO CARIOCA: ´Nossa biodiversidade é fantástica. Vamos sair da civilização do petróleo para a da biomassa, dos recursos renováveis´
UBIRATAN AGUIAR: ´Minha passagem pela Secretaria de Educação foi um marco na carreira, do ponto de vista ideológico´
ANA MIRANDA
A cearense Ana Miranda está no rol das grandes escritoras brasileiras. Seu livro ´Boca do Inferno´ figura na lista dos 100 melhores romances de língua portuguesa, numa seleção preparada por críticos e professores do Brasil e Portugal. A obra foi traduzida e publicada em países como França, Inglaterra, Itália, Estados Unidos, entre outros. Já ´Desmundo´ ganhou adaptação cinematográfica e ´Dias & Dias´ recebeu o Prêmio Jabuti de melhor romance, em 2003. Hoje cidadã do mundo, Ana Miranda nasceu em Fortaleza, em 1951. Durante a construção de Brasília, o pai, Raul Miranda Pereira de Mello, foi trabalhar no Planalto Central, enquanto ela, a mãe, Zuíla César Nóbrega e a irmã, Marlui Miranda, seguiram para o Rio de Janeiro, onde ficaram por dois anos, até tomarem o rumo da nova capital, indo ao encontro do pai. Todas essas experiências mostraram-se fascinantes para a escritora que estava nascendo. Ana Miranda tornou-se escritora por acaso, seguindo o rumo que a vida lhe levou. Ela não esconde a satisfação pela intervenção do destino: ´Sinto-me mais completa escrevendo, o romance é tão amplo como a vida´. Ela também escreve contos, poesias e livros infantis. Agora, aos muitos prêmios da carreira, vai acrescentar mais um, o Troféu Sereia de Ouro. ´Tenho-o como algo mais familiar, mais afetivo´.
JOSÉ PIMENTEL
A vida de José Barroso Pimentel revela a história de um vencedor. Menino pobre, nascido e criado na aridez de Picos-PI, desde cedo precisou arregaçar as mangas. Trabalhou na roça, ao mesmo tempo em que se dedicava aos estudos e aos movimentos sociais da Igreja. Filho do pequeno produtor rural Antônio Pimentel da Silva e da costureira Maria Eunice Mendes da Silva, ele não teve vida fácil. Os tempos difíceis começaram a ficar para trás quando veio para Fortaleza, com 18 anos. Aqui, prestou o serviço militar e, do quartel, saiu direto para o Banco do Brasil, onde entrou por meio de concurso público. Depois cursou, na UFC, Direito e Matemática, concluindo o primeiro curso. Ganhou visibilidade política atuando no Sindicato dos Bancários. Em 1994, foi eleito deputado federal pelo PT. Hoje, está no quarto mandato de deputado federal, com desempenho destacado, principalmente na área previdenciária, o que o credenciou a ser ministro da Previdência Social, cargo que ocupa desde junho deste ano. Homem de família, Pimentel é casado com Luzinete Sombra e pai de Themisa, Zenon e Lucas. O ministro diz que contempla um momento muito feliz e que a indicação ao Troféu Sereia de Ouro reforça esta plenitude. ´É um orgulho receber o Sereia de Ouro. Peço a Deus que eu seja merecedor da honraria´.
JOSÉ OSVALDO CARIOCA
O engenheiro químico José Osvaldo Beserra Carioca lançou-se ainda jovem em pesquisas fundamentais para o desenvolvimento científico. Foi um dos autores do primeiro plano de biotecnologia do Estado. Dedicou-se, com paixão, às pesquisas sobre a biomassa para o processo de desenvolvimento do País. Reconhecido até no exterior, seu trabalho tem servido de baliza para as mudanças no campo de energia. Nascido em Maranguape, em 1944, José Osvaldo Carioca Beserra teve uma vida dedicada aos estudos e à pesquisa. Em 1950, mudou-se para Fortaleza. Mais tarde, entrou na primeira turma de Engenharia Química da UFC. Antes de terminar a graduação, começou a dar aula na mesma universidade. Depois, passou em primeiro lugar no doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em seguida, casou-se com Lúcia Vale, com quem tem três filhos: Christiane, Francisco e Luciano. Logo recebeu convite para trabalhar na Petrobras. Preferiu voltar a Fortaleza. Hoje, é professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFC e lidera o movimento de implantação da Rede Nacional de Pesquisas sobre Química Verde. É autor de 15 livros e mais de 200 trabalhos científicos. Para o professor, o Sereia de Ouro é a mais importante comenda para os cearenses. ´É uma honra recebê-la´.
UBIRATAN AGUIAR
Ubiratan Diniz de Aguiar nasceu no sertão cearense, na cidade do Cedro. Filho de Arakén e dona Liquinha (Maria Diniz Aguiar), é o mais velho numa família de dez irmãos. O menino vivo e responsável gostava dos estudos e eracheio de sonhos. Chegou a Fortaleza com 11 anos para fazer o ginásio. Logo passou a ganhar o próprio dinheiro dando aula de reforço escolar e depois lecionando Português. Estudou no Liceu do Ceará, de onde saiu para cursar Direito na UFC. Casou cedo, aos 19 anos, com Terezita, com quem tem quatro filhas: Neyrta, Neyrla, Neyara e Neyriane. Seu engajamento político começou na universidade. Em 1967, foi eleito vereador de Fortaleza. Seria eleito deputado estadual em 78 e reeleito em 82. Um ano depois, aceitou o cargo de secretário de Educação do Estado, iniciando um trabalho que marcaria sua atuação política pelo resto da vida. Foi eleito deputado federal em 86 e reeleito em 90, 94 e 98, destacando-se na luta em prol da educação. Com 15 anos na Câmara, renunciou ao mandato para assumir o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União, após eleito em 2001. Hoje, é vice-presidente da corte, mas, em dezembro, assume a Presidência. Antes, porém, recebe o Sereia de Ouro. ´Estou feliz. Mas a honra não é só minha, é de toda a minha família, que se sente agraciada pelo gesto´.
SEREIADOS DE 1971 A 2007
*1971
Engenheiro José Walter B. Cavalcante, Brigadeiro Jaime Peixoto da Silveira, General Jaime Portela de Melo e Governador Plácido Aderaldo Castelo.
*1972
Engenheiro Geraldo Cabral Rola, Engenheiro Luís de Campelo Gentil, Economista Rubens Vaz Costa e Senador Virgílio Fernandes Távora.
*1973
General Tácito Theophilo G. de Oliveira, Professor João Ramos Pereira da Costa, Professor Evandro Ayres de Moura e Senhora Dagmar de Albuquerque Gentil.
*1974
Governador César Cals de Oliveira Filho, Professor Antônio Martins Filho, Engenheiro José Lins de Albuquerque e Professor José de Guimarães Duque.
*1975
Desembargadora Auri Moura Costa, Professor Waldemar Alcântara e Silva, Industrial Thomás Pompeu de Souza B. Netto e Médico Eduardo Régis Jucá.
*1976
Ministro Armando Ribeiro Falcão, Cardeal Aloísio Lorscheider, Professor Raimundo Girão e Industrial José Dias de Macedo.
*1977
Jornalista Luís Cavalcante Sucupira, Escritora Rachel de Queiroz, Industrial Pedro Philomeno Gomes e Economista Antônio Nilson Craveiro Holanda
*1978
Artista Plástico Aldemir Martins, Empresário Casimiro José de Lima Filho, Médico Fernando de Campelo Gentil e Desembargador Virgílio de Brito Firmeza.
*1979
Professora Eunice Barroso Damasceno, Maestro Eleazar de Carvalho, Deputado Flávio Portela Marcílio e Industrial Ivan de Castro Alves.
*1980
Industrial Jaime Tomás de Aquino, Deputado Adauto Bezerra, Médico José Pontes Neto e Ator Renato Aragão.
*1981
Empresário Antônio Romcy, General Francisco de Assis Bezerra, Pianista Jacques Klein e Bacharel Valfrido Salmito.
*1982
Empresário Clóvis Rolim, Compositor Evaldo Gouveia, Ministro Mário David Andreazza e Médico Silas Munguba.
*1983
Senhor Audísio Mosca de Carvalho, Senhor Camilo Calazans de Magalhães, Humorista Francisco Anísio de Oliveira Paula Filho e Médico Haroldo Juaçaba.
*1984
Médico Antônio Vandick de Andrade Ponte, Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, Industrial Ivens Dias Branco e Cantor e Compositor Luiz Gonzaga do Nascimento.
*1985
Senador Carlos Mauro Cabral Benevides, Artista Plástico Clidenor Capibaribe, Diplomata Dário Moreira de Castro Alves e Dom Raimundo de Castro e Silva.
*1986
Atriz Florinda Soares Bulcão, Jornalista Paulo Cabral de Araújo, Ministro Vicente Cavalcante Fialho e Professor Djacir Lima Menezes.
*1987
Poeta Artur Eduardo Benevides, Industrial João Clemente Fernandes, Ministro José Reinaldo Tavares e Ministro Inácio Moacir Catunda Martins.
*1988
Industrial Carlos Pereira de Souza, Cardeal José Freire Falcão, Poetisa e Teatróloga Nadir Papi de Saboya e Cantor e Compositor Raimundo Fagner Cândido Lopes.
*1989
Deputado Antônio Paes de Andrade, Professor Cláudio Martins, Artista Plástica Heloísa Ferreira Juaçaba e Médico José Edson Pontes.
*1990
Médico Aluysio Soriano Aderaldo, Médico Francisco Waldo Pessoa de Almeida, Escritor Manoel Eduardo Pinheiro Campos e Industrial Walder Ary.
*1991
Banqueiro Jaime Pinheiro, Empresário Plínio de Pompeu Saboya Magalhães, Professor Roberto de Carvalho Rocha e Artista Plástico Sérvulo Esmeraldo.
*1992
Médico Fernando Pompeu, Prefeito Juraci Vieira de Magalhães, Banqueiro José Afonso Sancho e Professor Paulo Bonavides.
*1993
Médico José Anastácio Magalhães, Empresário Fernando Nogueira Gurgel, Padre José Linhares Ponte e Almirante Henrique Sabóia.
*1994
Médico José Osvaldo Soares, Jornalista Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), Cineasta Luiz Carlos Barreto e Escritor e Jornalista Mozart Soriano Aderaldo.
*1995
Professora Maria Calmon Porto, Educador Odilon Gonzaga Braveza, Advogado Francisco Ernando Uchôa Lima e Embaixador José Jerônimo Moscardo de Souza.
*1996
Artista Plástica Sinhá D´Amora, Escritor Gerardo Mello Mourão, Bibliófilo José Bonifácio da Silva Câmara e Industrial Luiz Esteves Neto.
*1997
Monsenhor André Viana Camurça, Ministro Francisco Cesar Asfor Rocha, Maestro José Maria Florêncio Júnior e Senador Lúcio Gonçalo de Alcântara.
*1998
Psicóloga Maria Violeta Arraes de Alencar Gervasieau, Jornalista Maria Adísia Barros de Sá, Humorista Antônio José Rodrigues Cavalcante e Médico José Murilo de Carvalho Martins.
*1999
Teatrólogo B. de Paiva, Médico Glauco Lobo, Almirante-de-Esquadra Valdir Bastos Ponte e Empresário Raimundo Viana.
*2000
Coreógrafa Dora Andrade, Empresário José Abraão Otoch, Padre Luigi Rebuffini e Estilista Lino Villaventura.
*2001
Ministro Vicente Leal, Jornalista Cid Carvalho, Poeta Patativa do Assaré e Professor Plácido Cidade Nuvens.
*2002
Irmã Elisabeth Silveira, Teatrólogo Haroldo Serra, Jornalista Luís Edgar de Andrade e Professor Roberto Cláudio Frota Bezerra.
*2003
Teatrólogo Aderbal Freire Filho, Professor José de Abreu Matos, Embaixador Helder Martins de Moraes e Empresário Humberto Bezerra.
*2004
Professor Melquíades Pinto Paiva, Arquiteto, Compositor e Cantor Fausto Nilo Costa Júnior, Industrial Jorge Parente Frota Júnior e Ministro Eunício Lopes de Oliveira.
*2005
Bispo Adélio Tomasin, Cantor e Compositor Antônio Carlos Belchior, Advogado Álvaro Ribeiro Costa e Embaixadora Stela Pompeu Frota.
*2006
Jornalista José de Arimatéia Gomes Cunha, Médico Pedro Henrique Saraiva Leão, Coreógrafo Hugo Bianchi e Professor Ronaldo Couto Parente.
*2007
Empresário Francisco Deusmar de Queirós, Engenheiro Químico Expedito José de Sá Parente, Ministro Napoleão Nunes Maia Filho e Atleta Shelda Kelly Bruno Bedê Nascimento.