Este blog é de uso de todos no intúito de divulgar e informar todos sobre os acontecimentos do Ceará, principalmente nos vales do Curú (pilar em Paracuru), do Coreaú, Cariri (pilar em Crato) e da Capital. Informaremos, também, a participação de nossos parlamentares e gestores em cada sucursal.

Oração da Serenidade

"Concedei-nos Senhor,
a Serenidade ncessária para aceitar
as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar as que podemos
e Sabedoria para distinguir umas das outras!"

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Reconhecimento ao talento







ANA MIRANDA: ´Os meus livros seguem a minha vida, ou melhor, a minha vida segue os meus livros´


JOSÉ PIMENTEL: ´A atividade bancária me deu uma visão mais clara sobre como investir bem o dinheiro dos outros´


JOSÉ OSVALDO CARIOCA: ´Nossa biodiversidade é fantástica. Vamos sair da civilização do petróleo para a da biomassa, dos recursos renováveis´


UBIRATAN AGUIAR: ´Minha passagem pela Secretaria de Educação foi um marco na carreira, do ponto de vista ideológico´


O Troféu Sereia de Ouro, edição 2008, será entregue hoje, às 20 horas, no Theatro José de Alencar. É mais um capítulo de uma história escrita ao longo de 38 anos. Sempre lembrando o ideal de seu criador, chanceler Edson Queiroz, e concretizando o reconhecimento do Sistema Verdes Mares a cearenses que engrandecem nosso Estado, em diversas áreas de atuação. Este ano, recebem a honraria a escritora Ana Miranda; o ministro da Previdência Social, José Barroso Pimentel; o professor José Osvaldo Beserra Carioca e o ministro do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Diniz de Aguiar.

ANA MIRANDA

A cearense Ana Miranda está no rol das grandes escritoras brasileiras. Seu livro ´Boca do Inferno´ figura na lista dos 100 melhores romances de língua portuguesa, numa seleção preparada por críticos e professores do Brasil e Portugal. A obra foi traduzida e publicada em países como França, Inglaterra, Itália, Estados Unidos, entre outros. Já ´Desmundo´ ganhou adaptação cinematográfica e ´Dias & Dias´ recebeu o Prêmio Jabuti de melhor romance, em 2003. Hoje cidadã do mundo, Ana Miranda nasceu em Fortaleza, em 1951. Durante a construção de Brasília, o pai, Raul Miranda Pereira de Mello, foi trabalhar no Planalto Central, enquanto ela, a mãe, Zuíla César Nóbrega e a irmã, Marlui Miranda, seguiram para o Rio de Janeiro, onde ficaram por dois anos, até tomarem o rumo da nova capital, indo ao encontro do pai. Todas essas experiências mostraram-se fascinantes para a escritora que estava nascendo. Ana Miranda tornou-se escritora por acaso, seguindo o rumo que a vida lhe levou. Ela não esconde a satisfação pela intervenção do destino: ´Sinto-me mais completa escrevendo, o romance é tão amplo como a vida´. Ela também escreve contos, poesias e livros infantis. Agora, aos muitos prêmios da carreira, vai acrescentar mais um, o Troféu Sereia de Ouro. ´Tenho-o como algo mais familiar, mais afetivo´.

JOSÉ PIMENTEL

A vida de José Barroso Pimentel revela a história de um vencedor. Menino pobre, nascido e criado na aridez de Picos-PI, desde cedo precisou arregaçar as mangas. Trabalhou na roça, ao mesmo tempo em que se dedicava aos estudos e aos movimentos sociais da Igreja. Filho do pequeno produtor rural Antônio Pimentel da Silva e da costureira Maria Eunice Mendes da Silva, ele não teve vida fácil. Os tempos difíceis começaram a ficar para trás quando veio para Fortaleza, com 18 anos. Aqui, prestou o serviço militar e, do quartel, saiu direto para o Banco do Brasil, onde entrou por meio de concurso público. Depois cursou, na UFC, Direito e Matemática, concluindo o primeiro curso. Ganhou visibilidade política atuando no Sindicato dos Bancários. Em 1994, foi eleito deputado federal pelo PT. Hoje, está no quarto mandato de deputado federal, com desempenho destacado, principalmente na área previdenciária, o que o credenciou a ser ministro da Previdência Social, cargo que ocupa desde junho deste ano. Homem de família, Pimentel é casado com Luzinete Sombra e pai de Themisa, Zenon e Lucas. O ministro diz que contempla um momento muito feliz e que a indicação ao Troféu Sereia de Ouro reforça esta plenitude. ´É um orgulho receber o Sereia de Ouro. Peço a Deus que eu seja merecedor da honraria´.

JOSÉ OSVALDO CARIOCA

O engenheiro químico José Osvaldo Beserra Carioca lançou-se ainda jovem em pesquisas fundamentais para o desenvolvimento científico. Foi um dos autores do primeiro plano de biotecnologia do Estado. Dedicou-se, com paixão, às pesquisas sobre a biomassa para o processo de desenvolvimento do País. Reconhecido até no exterior, seu trabalho tem servido de baliza para as mudanças no campo de energia. Nascido em Maranguape, em 1944, José Osvaldo Carioca Beserra teve uma vida dedicada aos estudos e à pesquisa. Em 1950, mudou-se para Fortaleza. Mais tarde, entrou na primeira turma de Engenharia Química da UFC. Antes de terminar a graduação, começou a dar aula na mesma universidade. Depois, passou em primeiro lugar no doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em seguida, casou-se com Lúcia Vale, com quem tem três filhos: Christiane, Francisco e Luciano. Logo recebeu convite para trabalhar na Petrobras. Preferiu voltar a Fortaleza. Hoje, é professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFC e lidera o movimento de implantação da Rede Nacional de Pesquisas sobre Química Verde. É autor de 15 livros e mais de 200 trabalhos científicos. Para o professor, o Sereia de Ouro é a mais importante comenda para os cearenses. ´É uma honra recebê-la´.

UBIRATAN AGUIAR

Ubiratan Diniz de Aguiar nasceu no sertão cearense, na cidade do Cedro. Filho de Arakén e dona Liquinha (Maria Diniz Aguiar), é o mais velho numa família de dez irmãos. O menino vivo e responsável gostava dos estudos e eracheio de sonhos. Chegou a Fortaleza com 11 anos para fazer o ginásio. Logo passou a ganhar o próprio dinheiro dando aula de reforço escolar e depois lecionando Português. Estudou no Liceu do Ceará, de onde saiu para cursar Direito na UFC. Casou cedo, aos 19 anos, com Terezita, com quem tem quatro filhas: Neyrta, Neyrla, Neyara e Neyriane. Seu engajamento político começou na universidade. Em 1967, foi eleito vereador de Fortaleza. Seria eleito deputado estadual em 78 e reeleito em 82. Um ano depois, aceitou o cargo de secretário de Educação do Estado, iniciando um trabalho que marcaria sua atuação política pelo resto da vida. Foi eleito deputado federal em 86 e reeleito em 90, 94 e 98, destacando-se na luta em prol da educação. Com 15 anos na Câmara, renunciou ao mandato para assumir o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União, após eleito em 2001. Hoje, é vice-presidente da corte, mas, em dezembro, assume a Presidência. Antes, porém, recebe o Sereia de Ouro. ´Estou feliz. Mas a honra não é só minha, é de toda a minha família, que se sente agraciada pelo gesto´.

SEREIADOS DE 1971 A 2007

*1971
Engenheiro José Walter B. Cavalcante, Brigadeiro Jaime Peixoto da Silveira, General Jaime Portela de Melo e Governador Plácido Aderaldo Castelo.
*1972
Engenheiro Geraldo Cabral Rola, Engenheiro Luís de Campelo Gentil, Economista Rubens Vaz Costa e Senador Virgílio Fernandes Távora.
*1973
General Tácito Theophilo G. de Oliveira, Professor João Ramos Pereira da Costa, Professor Evandro Ayres de Moura e Senhora Dagmar de Albuquerque Gentil.
*1974
Governador César Cals de Oliveira Filho, Professor Antônio Martins Filho, Engenheiro José Lins de Albuquerque e Professor José de Guimarães Duque.
*1975
Desembargadora Auri Moura Costa, Professor Waldemar Alcântara e Silva, Industrial Thomás Pompeu de Souza B. Netto e Médico Eduardo Régis Jucá.
*1976
Ministro Armando Ribeiro Falcão, Cardeal Aloísio Lorscheider, Professor Raimundo Girão e Industrial José Dias de Macedo.
*1977
Jornalista Luís Cavalcante Sucupira, Escritora Rachel de Queiroz, Industrial Pedro Philomeno Gomes e Economista Antônio Nilson Craveiro Holanda
*1978
Artista Plástico Aldemir Martins, Empresário Casimiro José de Lima Filho, Médico Fernando de Campelo Gentil e Desembargador Virgílio de Brito Firmeza.
*1979
Professora Eunice Barroso Damasceno, Maestro Eleazar de Carvalho, Deputado Flávio Portela Marcílio e Industrial Ivan de Castro Alves.
*1980
Industrial Jaime Tomás de Aquino, Deputado Adauto Bezerra, Médico José Pontes Neto e Ator Renato Aragão.
*1981
Empresário Antônio Romcy, General Francisco de Assis Bezerra, Pianista Jacques Klein e Bacharel Valfrido Salmito.
*1982
Empresário Clóvis Rolim, Compositor Evaldo Gouveia, Ministro Mário David Andreazza e Médico Silas Munguba.
*1983
Senhor Audísio Mosca de Carvalho, Senhor Camilo Calazans de Magalhães, Humorista Francisco Anísio de Oliveira Paula Filho e Médico Haroldo Juaçaba.
*1984
Médico Antônio Vandick de Andrade Ponte, Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, Industrial Ivens Dias Branco e Cantor e Compositor Luiz Gonzaga do Nascimento.
*1985
Senador Carlos Mauro Cabral Benevides, Artista Plástico Clidenor Capibaribe, Diplomata Dário Moreira de Castro Alves e Dom Raimundo de Castro e Silva.
*1986
Atriz Florinda Soares Bulcão, Jornalista Paulo Cabral de Araújo, Ministro Vicente Cavalcante Fialho e Professor Djacir Lima Menezes.
*1987
Poeta Artur Eduardo Benevides, Industrial João Clemente Fernandes, Ministro José Reinaldo Tavares e Ministro Inácio Moacir Catunda Martins.
*1988
Industrial Carlos Pereira de Souza, Cardeal José Freire Falcão, Poetisa e Teatróloga Nadir Papi de Saboya e Cantor e Compositor Raimundo Fagner Cândido Lopes.
*1989
Deputado Antônio Paes de Andrade, Professor Cláudio Martins, Artista Plástica Heloísa Ferreira Juaçaba e Médico José Edson Pontes.
*1990
Médico Aluysio Soriano Aderaldo, Médico Francisco Waldo Pessoa de Almeida, Escritor Manoel Eduardo Pinheiro Campos e Industrial Walder Ary.
*1991
Banqueiro Jaime Pinheiro, Empresário Plínio de Pompeu Saboya Magalhães, Professor Roberto de Carvalho Rocha e Artista Plástico Sérvulo Esmeraldo.
*1992
Médico Fernando Pompeu, Prefeito Juraci Vieira de Magalhães, Banqueiro José Afonso Sancho e Professor Paulo Bonavides.
*1993
Médico José Anastácio Magalhães, Empresário Fernando Nogueira Gurgel, Padre José Linhares Ponte e Almirante Henrique Sabóia.
*1994
Médico José Osvaldo Soares, Jornalista Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), Cineasta Luiz Carlos Barreto e Escritor e Jornalista Mozart Soriano Aderaldo.
*1995
Professora Maria Calmon Porto, Educador Odilon Gonzaga Braveza, Advogado Francisco Ernando Uchôa Lima e Embaixador José Jerônimo Moscardo de Souza.
*1996
Artista Plástica Sinhá D´Amora, Escritor Gerardo Mello Mourão, Bibliófilo José Bonifácio da Silva Câmara e Industrial Luiz Esteves Neto.
*1997
Monsenhor André Viana Camurça, Ministro Francisco Cesar Asfor Rocha, Maestro José Maria Florêncio Júnior e Senador Lúcio Gonçalo de Alcântara.
*1998
Psicóloga Maria Violeta Arraes de Alencar Gervasieau, Jornalista Maria Adísia Barros de Sá, Humorista Antônio José Rodrigues Cavalcante e Médico José Murilo de Carvalho Martins.
*1999
Teatrólogo B. de Paiva, Médico Glauco Lobo, Almirante-de-Esquadra Valdir Bastos Ponte e Empresário Raimundo Viana.
*2000
Coreógrafa Dora Andrade, Empresário José Abraão Otoch, Padre Luigi Rebuffini e Estilista Lino Villaventura.
*2001
Ministro Vicente Leal, Jornalista Cid Carvalho, Poeta Patativa do Assaré e Professor Plácido Cidade Nuvens.
*2002
Irmã Elisabeth Silveira, Teatrólogo Haroldo Serra, Jornalista Luís Edgar de Andrade e Professor Roberto Cláudio Frota Bezerra.
*2003
Teatrólogo Aderbal Freire Filho, Professor José de Abreu Matos, Embaixador Helder Martins de Moraes e Empresário Humberto Bezerra.
*2004
Professor Melquíades Pinto Paiva, Arquiteto, Compositor e Cantor Fausto Nilo Costa Júnior, Industrial Jorge Parente Frota Júnior e Ministro Eunício Lopes de Oliveira.
*2005
Bispo Adélio Tomasin, Cantor e Compositor Antônio Carlos Belchior, Advogado Álvaro Ribeiro Costa e Embaixadora Stela Pompeu Frota.
*2006
Jornalista José de Arimatéia Gomes Cunha, Médico Pedro Henrique Saraiva Leão, Coreógrafo Hugo Bianchi e Professor Ronaldo Couto Parente.
*2007
Empresário Francisco Deusmar de Queirós, Engenheiro Químico Expedito José de Sá Parente, Ministro Napoleão Nunes Maia Filho e Atleta Shelda Kelly Bruno Bedê Nascimento.

iPhone 3G sinaliza nova era para internet móvel

O novo celular da Apple e seus concorrentes abrem a temporada de serviços e aplicações móveis em banda larga

A chegada do badalado iPhone 3G ao Brasil simboliza uma nova etapa para a consolidação da internet móvel no país. Ícone da terceira geração dos serviços de telefonia, o novo aparelho celular multimídia da Apple traz consigo uma sinergia para o lançamento de uma gama de serviços e aplicações móveis.

Exemplos da nova leva de serviços voltados para o celular foram dados este mês pelos bancos e sites de notícias, que criaram versões voltadas para os usuários dos telefones 3G. Eles podem acessar, de qualquer lugar, e-mails, notícias, bate-papo, mapas, horários de cinema, GPS e vídeos, entre outros serviços.

Além desses recursos online, os usuários podem instalar novos programas em seus aparelhos, ganhando assim novas aplicações. Essa tendência deve ganhar mais força ainda com a chegada do Android, o sistema operacional para celulares que está sendo lançado pelo Google. De código aberto — o que significa que a comunidade de usuários pode criar melhorias e novas aplicações para o sistema sem restrições —, o Android tem a promessa de fazer pelos celulares o que o Linux tem feito para os computadores. A intenção do Google é fazer com que o sistema operacional se torne dominante nos celulares.

Mais concorrentes

Com o Android, o Google entrou na briga pelo mercado de telefones celulares inteligentes. A fabricante taiwanesa HTC lançou nos EUA na semana passada o G1, o primeiro celular com o sistema operacional do Google. Tela sensível ao toque, internet via Wi-Fi, GPS e câmera de 3MP estão entre as novidades do aparelho. Outros fabricantes, como a Samsung, a LG e a Motorola também já pretendem lançar aparelhos com o mesmo sistema.

Na briga pela preferência da nova onda de usuários de internet móvel que vem por aí, há diferenças na forma como os dois rivais, Google e Apple, vão entregar suas soluções móveis aos usuários. A oferta de aplicativos “oficiais” para o iPhone passam pela chancela da App Store – uma iniciativa da Apple para congregar os programas criados para o iPhone –, com limitações impostas pela empresa. Já o fato do Android ser um sistema aberto vai privilegiar a idéia de deixar a cargo da comunidade de usuários a gerência da plataforma de aplicativos.

Também atrelada ao aparelho celular estão as aplicações online, baseadas na internet. No caso do iPhone, essa solução é o serviço “Mobile Me”. O usuário cria uma conta junto à Apple e terá sincronizado todos os seus e-mails, contatos e calendário onde quer que esteja, usando o celular, o computador ou até mesmo o iPod. Mas o serviço Mobile Me da Apple é pago.

Nesse ponto, o Google parte com uma grande vantagem. O usuário que hoje possui uma conta do Google (no Gmail ou no Orkut, por exemplo) já tem acesso a uma série de serviços online gratuitos, como e-mail, mapas, mensageiro eletrônico, calendário, editor e gerenciador de documentos e planilhas. Isso tudo estará disponível também nos celulares com o Android.

NA VITRINE
Claro divulga planos e preços do aparelho no Ceará

A operadora de telefonia móvel Claro, a única que oferece o iPhone 3G entre as que estão presente no mercado local, divulgou no final de semana os preços que cobrará pelo produto no Ceará.

No plano pré-pago, o produto com memória interna de 8 Gigabytes (GB) custa R$ 2.299, enquanto que o modelo com 16 GB tem preço de R$ 2.599. A operadora oferece o celular da Apple também em planos pós-pagos, com preços mais baixos do que os cobrados pelo produto no modo pré-pago.

No plano 200, que tem franquia de R$ 95,57 (com direito a 200 minutos de ligações, 100 mensagens de texto SMS e 100 MB de dados), o preço do iPhone 3G de 8 GB fica em R$ 1.469. Nesse mesmo plano, o modelo de 16 GB custa R$ 1.759. Já no plano 300, cuja franquia é de R$ 129,53, o aparelho de 8 GB sai por R$ 1.349 e o de 16 GB por R$ 1.639. Este plano inclui 300 minutos de ligações, 150 mensagens SMS e 150 MB de dados.

O iPhone sai mais barato no plano 400, com franquia de R$ 156,28 (400 minutos, 200 SMSs e 200 MB de dados). O modelo de 8 GB custa R$ 1.239 e o de 16 GB custa R$ 1.529. Nos EUA, o iPhone 3G é vendido por US$ 199 na versão com 8 GB e US$ 299 para 16 GB.

Cearense vence quadro no Faustão

Alex Nogueira ganhou troféu de melhor Humorista

Rio de Janeiro. O humorista cearense Alex Nogueira, de 31 anos, venceu o quadro ´Quem Chega Lá´, do programa da Rede Globo ´Domingão do Faustão´.

O comediante concorreu com o baiano Renato Piabas, e com o catarinense André Silveira, contou várias piadas de loiras que agradaram o público e também o júri, formado pelo diretor Dennis Carvalho, pela modelo Giane Albertoni, pelo ex-jogador de basquete Oscar Schimitt, pelo ator Gustavo Leão e pela humorista Fabiana Karla, a única que não votou no cearense.

No quadro, dois humoristas se apresentam de ´cara limpa´, ou seja, sem usar personagens, fantasias ou maquiagens. Apenas André utilizou o personagem de um cobrador de ônibus. As palmas e as risadas da platéia eram medidas por um ´risômetro´. Quem conseguisse alcançar o ponto mais alto do gráfico ganhava mais 30 segundos, podendo completar até quatro minutos. Todos os participantes conseguiram passar desta fase.

Os telespectadores também participaram da escolha do vencedor votando por meio do site do programa.

Além de humorista, Alex Nogueira também é radialista, apresentador do programa da TV Diário ´Acerte o Preço´ e estudante de Jornalismo.

Alex começou sua carreira aos 17 anos e já trabalha com humor há 14 anos. Sem personagens ou outros artifícios, o comediante fala do humor no nosso cotidiano.

Atualmente, o humorista apresenta um espetáculo chamado ´Alexotan - Remédio Contra o Mau Humor´ , em cartaz em Fortaleza.

Evandro faz história no PI

É o melhor resultado de um brasileiro no Circuito Mundial da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association)

O quarto dia do Kite X-Treme Brasil 2008, a etapa nacional do Circuito Mundial da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association), a elite mundial, vai ficar marcado na história do kitesurfe brasileiro. No sábado, o público lotou a areia da Praia do Coqueiro, em Luis Correia (PI), e assistiu ao cearense José Evandro da Silva, de 17 anos, sagra-se vice-campeão da etapa (o melhor resultado brasileiro na PKRA havia sido um quinto lugar), sendo barrado apenas pelo inglês Aaron Hadlow, tetracampeão mundial e vencedor do evento. Na categoria feminina, a paulista Bruna Kajiya confirmou a boa fase superando sua maior rival e agora bicampeã mundial, Gisela Pulido (ESP), e ficou com a primeira colocação na etapa brasileira.

Equipamento problema

Depois de uma maratona de seis baterias seguidas, o jovem cearense teve dificuldades com o equipamento da decisão e acabou derrotado por Aaron Hadlow. Mesmo assim, a segunda colocação de Evandro foi festejada pela torcida que carregava orgulhosa uma bandeira brasileira na areia. ´Estou orgulhoso de conseguir representar o meu país bem e vencer dos melhores aqui no Piauí. Estou muito feliz. É isso mesmo!´, comemorou Evandro.

O cearense ainda conseguiu impressionar seu algoz, que agora está mais perto do penta. ´Parabéns para o Evandro, ele estava cansado, velejou muito bem e ganhou várias baterias contra os melhores caras do tour´, disse Aaron Hadlow.

MUNDIAL PKRA
Resultados da etapa

Masculino

1º Aaron Hadlow (ING)
2º José Evandro (BRA)
3º Kevin Langeree (HOL)
4º Alex Pastor (ESP)
5º Tomás Teixeira (BRA)
6º Mikael Blomvall (SUE)

Feminino

1º Bruna Kajiya (BRA)
2º Gisela Pulido (ESP)
3º Joanne Litwin (POL)
4º Karoline Winkowska (POL)
5º Angela Peral (ESP)

Luizianne participa de uma parte da carreata

O comício de encerramento da campanha de Luizianne está programado para acontecer no Centro

A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins, participou ontem da última carreata da campanha antes do primeiro turno de votação que será no dia 5 de outubro próximo. Hoje, no início da noite, ela participa de uma plenária com a militância no circuladô, em frente ao comitê central, e amanhã fará o último comício da campanha, na Praça do Ferreira, a partir das 20 horas. Para este comício, até ontem, a coordenação da campanha não confirmava a participação de lideranças nacionais do PT.

A prefeita participou apenas de uma parte da carreata que percorreu vários bairros da periferia da capital. Luizianne Lins chegou depois da largada e saiu antes de terminar o percurso programado porque tinha de se preparar para o debate promovido pela TV Cidade com os demais candidatos, ontem à noite, esclareceu a assessoria da campanha.

A carreata saiu às 11 horas do bairro da Maraponga e percorreu vários bairros, dentre eles Vila Manoel Sátiro, Conjunto Ceará, Henrique Jorge, Barra do Ceará e a Avenida Leste-Oeste até a 10ª Região Militar. Ao longo do percurso houve distribuição de bandeiras, panfletos e adesivos da própria Luizianne e de candidatos à Câmara Municipal que apoiam a candidata petista.

A maior parte do percurso contou apenas com a participação de militantes e candidatos a vereador dos 12 partidos políticos que integram a coligação majoritária Fortaleza Cada Vez Melhor. Ao longo do percurso alguns grupos formados por candidatos a vereador se integraram à carreata, enquanto outros tomaram um destino diferente do que havia sido traçado para privilegiarem os seus próprios redutos eleitorais.

Participação

A reação do público era clara, deixando a idéia de que é pequeno o grau de indefinição. Assim como algumas pessoas acenavam com o sinal de positivo e chegavam até mesmo a pedir adesivos e bandeiras, no caso os apoiadores, outros, os eleitores dos demais candidatos reagiam com o polegar para baixo. Alguns populares chegaram a reclamar da ausência da prefeita. No bairro Henrique Jorge, no momento em que a carreata passava, em sinal de protesto, uma senhora colocou na janela uma bandeira do seu candidato, Moroni Torgan.

Lideranças políticas que não estão participando diretamente da disputa pelo voto se integraram à carreata de ontem, sendo este o caso dos deputados estaduais Artur Bruno e Rachel Marques, ambos do PT, além do senador Inácio Arruda do Partido Comunista do Brasil (PC do B). Os partidários de Luizianne Lins nas mensagens dirigidas ao público por intermédio do carro de som que anunciava a carreata, ao longo do percurso, procuraram passar a idéia de que a prefeita Luizianne Lins será reeleita logo no primeiro turno de votação, segundo as pesquisas.

Aécio Neves admite parceria com Ciro

O governador de Minas Gerais esteve nos municípios de Pacajus e Caucaia, sábado, passando pela Capital

Momentos antes de participar de um comício no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, no último sábado, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) afirmou ter estado com a candidata à Prefeita de Fortaleza, Patrícia Saboya (PDT), e gravado inserções para o programa eleitoral dela. Aécio declarou que, se depender dele, estará firmada uma parceria com o deputado federal Ciro Gomes (PSB) para a disputa presidencial de 2010.

“Quem disse que não passei em Fortaleza? Acabei de estar com a Patrícia, dei um grande beijo nela e vocês vão me ver no programa dela nestes dias”, garantiu Aécio quando foi perguntado sobre o seu roteiro político no Ceará, no fim de semana passado, sem a inclusão de Fortaleza no roteiro. Aécio visitaria os municípios de Itapipoca, o que não aconteceu por atraso da programação em outro Estado, mas incluiu as cidades de Pacajus e Caucaia.

Aécio demorou pouco em Caucaia, mas disse ter se surpreendido por ter recebido afetuosidade por onde tem passado. “Nós, nordestinos e mineiros, somos parecidos, porque Minas tem uma boa parte do seu território que é Nordeste”.

Candidato

Perguntado sobre sua possível candidatura à Presidência da República em 2010, ele respondeu que “ninguém” será candidato porque, simplesmente, resolveu ser. “O PSDB deve construir um projeto para o Brasil. Não faltam candidatos. Existem até demais. O que falta é um projeto ambicioso e corajoso do ponto de vista das reformas, um projeto que encare a gestão pública eficiente, com mais seriedade do que o atual governo encara”. Para o governador, seu partido tem “boas” chances em 2010. “Agora, quem vai ser o candidato, só lá na frente é que vamos decidir, mas faremos isso consensualmente”.

Em relação à parceria com Ciro Gomes, Aécio mencionou ter por Ciro uma “profunda amizade e um enorme respeito”. O governador observou que Ciro é “um dos homens públicos de bem” deste País. “Sempre procurei qualificar minhas companhias. Por isso é que chego ao Ceará pelas mãos do meu líder Tasso”, reconhecendo-o como “pioneiro” na introdução da gestão pública de qualidade na agenda do Brasil. “Ciro veio conduzindo isso da mesma forma. Nós temos muitas identidades. Se depender de mim estaremos juntos, mas as circunstâncias políticas é que vão definir quais as alianças serão construídas´.

Luizianne e Patrícia trocam farpas

Renato Roseno quando chegava para participar do debate com os demais candidatos (Foto: Thiago Gaspar)
Exceção de Sérgio Braga, representante do PPS, todos os demais candidatos à Prefeitura participaram do debate

A prefeita Luizianne Lins (PT) disse ontem que realmente estava ´nervosa´ com o ´cinismo´ dos candidatos que estão fazendo afirmações inverídicas. A afirmação da prefeita foi em resposta a críticas da candidata Patrícia Saboya (PDT) com relação ao apoio dosvereadores ligados à prefeita na aprovação das contas do ex-prefeito Juraci Magalhães. Patrícia, em outra oportunidade, respondendo a Luizianne disse que o povo de Fortalea também está ´nervoso´ com as promessas não cumpridas pela atual prefeita Luizianne. Foi o único momento forte do debate de ontem à noite na sede da TV Cidade.

Foi fraca a movimentação de manifestante. Na noite de ontem, apenas as militâncias de Patrícia Saboya (PDT) e Moroni Torgan (DEM) apareceram para acompanhar o debate em um telão disponibilizado pela emissora. O candidato Renato Roseno chegou acompanhado de alguns militantes que se dispersaram quando o candidato entrou na emissora.

Chamou atenção a ausência da militância da prefeita Luizianne Lins, que não tinha um só manifestante. A falta dos apoiadores da prefeita chegou a gerar dúvida entre alguns curiosos que observavam a movimentação. ´A Luizianne vai estar nesse debate?´, questionou uma senhora à outro observador. Ela, no entanto, ficou na dúvida até o momento em que a imagem do telão mostrou a presença da prefeita em uma das bancadas.

Quando chegou à emissora, a senadora Patrícia encontrou o portão fechado, quando teve o carro cercado por manifestantes que gritavam seu nome e as músicas da campanha. Empolgada, ela desceu do carro para cumprimentar os eleitores e conversar com os jornalistas. Patrícia se disse tranqüila e confiante no eleitorado.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Ministro:‘ Fortaleza é uma das favoritas’

Clique para Ampliar

Secretário Ferruccio entrega documento para ministro (Foto: Adriana Pimentel)

As potencialidades do Estado do Ceará, como candidato a sub-sede da Copa do Mundo de 2014 foram apresentadas ontem pela manhã ao ministro do Esporte, Orlando Silva, em um café da manhã, oferecido pelo Governo do Estado. Na oportunidade, o ministro assistiu a um vídeo preparado pela Secretaria do Esporte, no qual o Estado foi mostrado em tudo o que poderá ser útil na realização da Copa do Mundo.

Antes de ver o vídeo, o ministro declarou: “A cidade de Fortaleza é uma das favoritas para participar da Copa, por ser um dos maiores destinos turísticos e possuir infra-estrutura e projetos para melhorá-los”. Falou de providências que estão sendo tomadas pelo Governo do Estado e Prefeitura para dotar a cidade de todas as condições, como expansão do metrô e o Transfor, da Prefeitura.

Orlando Silva falou da implantação do Programa Segundo Tempo, que vai atender no Ceará 46.600 crianças dos 184 municípios, utilizando 947 profissionais. O investimento nesse programa será de R$ 18.600.000,00. Em março de 2009, a Fifa definirá as cidades-sede e até lá, os governos estaduais terão que mostrar projetos e provar a viabilidade dos mesmos para que a cidade seja escolhida. O senador Inácio Arruda apresentou uma emenda de bancada para que sejam liberados R$ 28 milhões para serem aplicados na zona metropolitana de Fortaleza. Hoje à noite, o secretário de Esporte, Ferruccio Feitosa, viaja ao Rio de Janeiro, onde haverá uma reunião com uma comissão da Fifa, a qual analisará os projetos das candidatas, priorizando aspectos técnicos.

Prefeita ganharia no 1º turno

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Alcançando 50% das intenções de voto, Luizianne já estaria eleita se as eleições acontecessem hoje

Luizianne Lins (PT) estaria reeleita para um novo mandato de 4 anos se as eleições fossem realizadas hoje, segundo os números apresentados pelo Ibope, na pesquisa contratada pela TV Verdes Mares. O relatório feito pelo Instituto confirma o aumento das intenções de voto em favor da prefeita e um quadro oposto em relação aos dois outros candidatos melhor situado: Moroni Torgan (DEM) e Patrícia Saboya (PDT). Os demais candidatos estão com chances mínimas.

Ainda aparece nesta pesquisa o nome de Luiz Gastão, que renunciou sua candidatura na última segunda-feira, quando os pesquisadores já estavam fazendo as entrevistas.

ª De acordo com os números desta sondagem, realizada entre os dias 21 e 23 deste mês com 805 eleitores, Luizianne Lins apresenta uma vantagem de 30 pontos percentuais contra seu principal adversário, Moroni Torgan (DEM) que, por sua vez, continua tecnicamente empatado com Patrícia Saboya (PDT), hoje com 16% da preferência do eleitorado da Capital cearense. Luizianne, hoje, tem 9% a mais do que a soma dos seus adversários, aumentando assim suas chances de reeleição no primeiro turno.

A pesquisa registrada no cartório eleitoral da 116ª Zona Eleitoral de Fortaleza sob o número 104541/2008. Esses resultados representam a manutenção das principais tendências verificadas na rodada passada da pesquisa, realizada no início deste mês , ou seja, de crescimento da intenção de voto de Luizianne. Assim como na rodada anterior, as intenções de voto de Patrícia ficam estáveis, bem como dos demais candidatos que se encontram em patamares mais baixos. Nesta rodada, 5% dos eleitores estão indecisos e outros 3% declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto.

Na pesquisa estimulada, Luizianne Lins (PT) aparece com 50% das intenções de voto contra 20% de Moroni Torgan (DEM) e 16% de Patrícia Saboya (PDT). Como a margem de erro da sondagem é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, o Instituto aponta empate técnico entre Moroni e Patrícia.

Nestaª rodada, Renato Roseno (PSOL) aparece com 2% das intenções de voto. Adahil Barreto (PR), Aguiar Júnior (PTC), Carlos Vasconcelos (PCB), Luiz Gastão (PPS) e Pastor Neto Nunes (PSC) figuram com 1% ou menos. 5% dos eleitores estão indecisos e outros 3% declararam intenção de votar em branco ou anular o voto (antes eram 3% e 4%).

Espontânea

Na pesquisa espontânea, as intenções de voto de Luizianne Lins chegam a 45% (6 pontos percentuais a mais que na rodada passada), enquanto as de seus adversários ficam estáveis no período: Moroni Torgan figura com 17% e Patrícia Saboya tem 13% das menções espontâneas dos eleitores da Capital cearense. Ainda na mesma, 18% dos entrevistados declaram-se indecisos ou preferem não responder sobre suas intenções de voto (contra 21% registrados no início do mês que, por sua vez, resultavam de um decréscimo de 31 pontos percentuais neste indicador desde o início do acompanhamento do cenário eleitoral do Município pelo Ibope, no início de agosto. Assim como na estimulada, os seis demais postulantes à Prefeitura de Fortaleza ficam estáveis em um patamar inferior aos três primeiros colocados.

De uma maneira geral, a evolução dos candidatos entre as duas rodadas da pesquisa é marcada pela homogeneidade, sendo que os destaques significativos entre os segmentos demográficos analisados são os seguintes: Luizianne melhora seu desempenho entre os homens, já que a intenção de voto passa de 43% para 51%. Outro crescimento significativo da petista se dá entre os eleitores com idade entre 40 e 49 anos, segmento no qual sua intenção de voto passa a ser 54% (8 pontos a mais que na rodada passada). Lins atinge a mesma intenção de voto (54%) entre os eleitores com rendimento familiar de 2 a 5 salários mínimos (eram 48% na última rodada). Por escolaridade, sua intenção de voto cresce no segmento de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental de 51% para 55%.

Por sua vez, Moroni experimenta os maiores decréscimos em sua intenção de voto nos segmentos dos eleitores de 40 a 49 anos de idade (cai de 25% para 16%) e dos com escolaridade média (passa de 24% para 17%). No entanto, o democrata apresenta crescimento entre os eleitores de 5ª a 8 ª série (24% a 21%) e na faixa etária dos votantes de 30 aos 39 anos (17% para 24%).

Patrícia tem um desempenho mais homogêneo, sendo que se destaca apenas o decréscimo de 6 pontos percentuais (18% para 12%) sofrido pela candidata no segmento etário de 30 aos 39 anos.

Após decréscimo significativo de 13 pontos, ocorrido entre as duas rodadas anteriores da pesquisa (a de 18 de agosto e 8 de setembro), o nível de rejeição de Luizianne se estabiliza nesta rodada e atinge 21% das menções dos entrevistados, voltando a ser um dos menores verificados entre os candidatos. Os índices de seus principais adversários também ficam estáveis em patamares que variam entre 18% de Patrícia e 30% de Moroni.

2º turno

Assim como na última rodada da pesquisa, Luizianne Lins mantém a liderança nas simulações de 2º turno contra seus dois principais adversários nesta disputa. Nesta sondagem, a petista tem 60% contra 33% do democrata. Contra a pedetista, os números apontam 58% a 34% para Lins. Entre Patrícia e Moroni, a vitória seria da primeira por 46% a 37%.

Nesta rodada, a expectativa de que Luizianne Lins será reeleita é compartilhada por expressivos 75% do eleitorado de Fortaleza (eram 66% na rodada passada). Apenas 8% acreditam em vitória de Moroni Torgan (eram 13%) e 6% citam Patrícia (antes eram 10%). A administração da prefeita Luizianne Lins segue sendo bem avaliada pelo eleitorado, já que 5% dos entrevistados a classificam como ótima/boa, 36% como regular e 12% a consideram ruim/péssima. A sondagem anterior apontava, respectivamente, 53%, 34% e 12%.

ESPERANÇA
Tucanos e pedetistas admitem disputar

“Ninguém jogou a toalha”. A observação é do presidente municipal do PDT, vereador Márcio Lopes, ao ser questionado se ainda há esperança de um segundo turno na Capital. Tanto PDT quanto PSDB não acreditam que a eleição em Fortaleza já esteja ganha, definição mesmo só depois da apuração dos votos no dia 5 de outubro. Até lá, primeiro turno ainda é especulação, dizem.

Nessa reta final, onde faltam apenas 9 dias para o eleitor ir às urnas, os presidentes municipais e deputados estaduais do PDT e PSDB são unânimes em afirmar que o desempenho da senadora em sua campanha pode levá-la a um segundo turno. Porém, Márcio Lopes destaca que o fator financeiro não está ajudando muito na estrutura de campanha da pedetista.

Para ele, um segundo turno na Capital seria essencial para ter uma discussão mais aprofundada sobre projetos, já que o tempo de televisão seria dividido e daria para “desmistificar” muitas propostas feitas pela atual prefeita que segundo Márcio Lopes descreve uma “ilha da fantasia”.

Mas o vereador destaca que há a dificuldade de financiamento, que afirma atrapalhar a estrutura de campanha. Apesar da candidata ter um comitê central na avenida Santos Dumond e outro de apoio no bairro da Messejana, ele diz que aluguel de carro, combustível e outros detalhes para colocar a campanha na rua gera despesa, deixando claro que não dá para concorrer de forma igual com campanhas milionárias.

Para o deputado Ferreira Aragão (PDT), as chances de Patrícia são boas devido sua aceitação, destacando que o trabalho da campanha tem se intensificado, dando exemplo das caminhadas que afirma estarem mais presentes na agenda da candidata.

Os tucanos também se mostram otimistas, porém o deputado Tomás Figueiredo (PSDB), mesmo acreditando em um segundo turno, admite que cogitou a possibilidade da senadora absorver o percentual de queda nas intenções de voto do candidato Moroni Torgan (DEM), pois analisa que o perfil de eleitor do democrata é parecido com o da pedetista.

Mesmo Patrícia aparecendo em terceiro lugar nas pesquisas, Figueiredo opina que as propostas da senadora para a área de saúde farão com que ela conquiste mais eleitores e garanta percentual necessário para um segundo turno. O deputado Fernando Hugo (PSDB) também concorda, destacando que as propostas de Patrícia são sensatas e diferente de “promessas falaciosas”.

Novas críticas ao Governo municipal

Clique para Ampliar

Patrícia fala aos humoristas e chegou até a arrancar risos da platéia com críticas a Luizianne

Os humoristas dizem que estão cobrando um projeto dos candidatos para o setor cultural do município de Fortaleza

A candidata Patrícia Saboya (PDT) reuniu-se na tarde de ontem com dezenas de humoristas cearenses em um hotel da Beira-Mar. Os artistas queriam ouvir suas propostas, não apenas para o setor, mas para a Cultura do município. ´Claro que educação e saúde são importantes, mas por que ninguém fala da Cultura?´, questionou Augusto Bonequeiro. O artista reclamou também da ´falta de interesse dos candidatos´ pela humor local. ´Hoje o turista não vem para o Ceará só para ver praia, eles vêm pelo humor também´, afirmou.

Fatores que, segundo Augusto Bonequeiro justificam o fato de a Associação Cearense dos Humoristas (Ascehum) ainda não ter declarado apoio a nenhum dos candidatos. Rocicléia, conhecida nacionalmente pelo seu trabalho e que também esteve presente na reunião, disse estar preocupada com o estado da Praia de Iracema, local que afirmou considerar um reduto dos humoristas. ´A desapropriação do Pirata mostra a falta de comprometimento da atual prefeita´, disse indignada, e acrescentou ´as pessoas não podem sentar nas calçadas porque têm medo do cara fumando craque e de suas filhas serem confundidas com prostituas´.

Trabalhos

A candidata Patrícia Saboya iniciou seu discurso falando de sua trajetória política. Destacou ainda os trabalhos desenvolvidos, enquanto Senadora, no combate a prostituição infantil e voltou a criticar, na área da saúde, a prefeita Luizianne Lins que postula reeleição. ´Existem mais de 100 mil pessoas na espera por um consulta especializada e tem gente que tem a coragem de ir a televisão apresentar uma ´Fortaleza Bela´, disse a pedetista.

Segundo Patrícia, ´tem alguma coisa estranha na campanha da prefeita´, referindo-se a afirmação feita, segundo ela, por Luizianne Lins, de que estaria sendo atacada por poderosos. ´Poderosos quem? Se ela tem o apoio do presidente, do governador, de uma campanha milionária comandada por Duda Mendonça. ´Só se forem os fantasmas, os mesmos que derrubaram a arquibancada no Carnaval´, ironizou arrancando risos dos humoristas.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Luizianne Lins e Cid Gomes visitam obras

Poucas horas depois da visita, candidata à reeleição insere imagens no programa eleitoral da petista na televisão

Poucas horas depois de visitar o canteiro de obras do Hospital da Mulher, acompanhada do governador Cid Gomes (PSB), ontem pela manhã, o programa eleitoral da petista já mostrou o fato político na televisão. Já Moroni Torgan (DEM) e Patrícia Saboya (PDT) utilizaram estratégias semelhantes em seus programas. Criticaram as ações da Prefeitura, mas, logo em seguida, colocavam propostas para melhorar os respectivos setores.

Apesar de ter novamente repetido programa sobre transporte público pela manhã, a inserção noturna de Luizianne Lins foi dedicada as mulheres, uma prévia do que estava para ser mostrado. Além de citar as políticas públicas da Prefeitura para o sexo feminino, a petista também inseriu um depoimento da farmacêutica Maria da Penha, pedindo votos para a candidata do PT.

Antes de colocar as imagens da visita de Cid, Luizianne apareceu no programa dizendo: ´Para acabar com qualquer dúvida em torno das obras do Hospital da Mulher, o governador e engenheiro Cid Gomes viu de perto hoje (ontem) que as mesmas estão sendo realizadas a todo vapor´, ressaltou.

Aproveitando entrevistas de jornalistas, o vídeo mostrou as respostas de Cid Gomes (PSB) em relação aos questionamentos dos adversários da petista sobre o andamento da obra. ´Como engenheiro e governador sei que são etapas difíceis. O que é fazer um bom projeto e esse é um bom projeto. Luizianne não foi inconseqüente em começar o projeto sem ter os recursos, foi por isso que realizou encontros com a bancada federal para angariar R$ 38 milhões e a obra ser realizada´.

Já Moroni Torgan (DEM) utilizou fala de um médico do IJF sobre as filas para conseguir uma vaga na UTI do maior hospital de urgência e emergência do Estado e a escolha sobre ´quem vai viver ou morrer´. A identidade do profissional foi preservada para não sofrer represálias da administração do hospital e da gestão petista, o que dizem estar sendo comum aos servidores municipais que fazem propaganda para outros candidatos nestas eleições. Moroni citou como propostas, o mutirão contra filas nos postos e o programa Bolsa Saúde.

Patrícia Saboya (PDT) mostrou suas propostas para Educação. No entanto, assim como Moroni, alternava suas idéias com críticas, citando depoimentos de populares que reclamam da falta de merenda escolar, fardamento e fechamento de creches no Município.

Ministro dos Esportes no CE

A prefeita Luizianne Lins cancelou parte da programação de campanha, ontem, inclusive uma caminhada

O Ministro dos Esportes, Orlando Silva Jr., desembarcou na capital cearense, no início da tarde de ontem, para participar de eventos políticos da prefeita Luizianne Lins. As obras do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca), na Barra do Ceará, foi o primeiro local visitado pelo ministro. Ele disse, na visita: ´queria morar aqui do lado´. Orlando Silva percorreu toda a obra recebendo explicações dos engenheiros responsáveis. O ministro estava acompanhado do Senador Inácio Arruda (PCdoB). A prefeita Luizianne Lins (PT), encontrava-se no velório do pai de seu ex-marido e avô de seu filho, o vereador Sérgio Novais (PSB). Hoje, o ministro vai dar apoio à candidatura da prefeita Inês Arruda, no município de Caucaia

Em contato com o Diário do Nordeste, o ministro disse esperar que a petista seja reeleita. ´O meu partido apóia a reeleição de Luizianne pelo trabalho que ela fez em Fortaleza´, disse Orlando Silva, acrescentando: ´ela faz uma gestão transparente na aplicação dos recursos e valoriza a participação popular´. Ele destacou, ainda, obras como o Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), que, segundo diz, é uma intervenção importante no sistema de mobilidade urbano, ´um exemplo de que a cidade está se preparando para o futuro, inclusive, para a Copa do Mundo de 2014´.

Ressaltou ainda, chamando de ´irmão gêmeo´ dos Cucas as praças da juventude. ´ R$6 milhões que este ano já foram repassados para Prefeitura´, acrescentando que as praças funcionarão em pontos diferentes da cidade.

Interesse nos aliados do PPS

Moroni Torgan confessa que procurou dirigentes do PPS para tratar de apoio à sua candidatura (Foto: José Leomar)

Partidários de Luizianne e Moroni não descartam poder atrair aliados do ex-candidato Gastão Bittencourt

A desistência de Luiz Gastão Bittencourt (PPS) de disputar a Prefeitura de Fortaleza, movimentou os comitês dos demais candidatos na busca dos votos e adesão de eleitores que poderiam votar em Gastão, no próximo dia 5 de outubro. Nem a opção do partido de indicar um outro candidato, Sérgio Braga, fez a campanha da prefeita Luizianne Lins deixar passar despercebido o assunto. Na batalha para ganhar a eleição ainda no primeiro turno, como têm defendido vários assessores e até mesmo a própria Luizianne Lins, os eleitores de Luiz Gastão serão alvo principal de investidas dos petistas.

Quem confirma é o coordenador de mobilização da campanha Roberto Gomes. Segundo ele, o assunto foi tratado em uma reunião. ´A determinação é para que a militância possa abrir o diálogo com lideranças e com os apoiadores da campanha dele. A intenção é mostrar à mobilização a importância de conquistarmos através das plataformas de campanha da prefeita, a opção viável para a candidatura que desistiu´, enfatizou o coordenador. Segundo ele, a desistência é um fato político relevante. ´Esse percentual de votos que ele representa é importante para nós. Não só esse, mas também os demais eleitores que ainda não estão decididos em quem votar´.

Deselegante

Esse, no entanto, não é o entendimento da campanha da senadora Patrícia Saboya. O coordenador político da campanha, Flávio Torres, informou que seria ´até deselegante da nossa parte, buscar diálogo com o partido. Eles estão com outro candidato indicado´, enfatizou.

Torres disse que não há estratégia diferenciada para atrair os votos de Gastão. ´Até porque não temos como mensurar os votos dele. O que há é a estratégia de tentar convencer eleitores de outras candidaturas e indecisos a aderir a nossa candidatura que é a que, depois da prefeita, tem se mantido no mesmo patamar de intenção de votos, oscilando da margem de erro´, afirmou.

Moroni Torgan (DEM) disse ter conversado com dirigentes do PPS para viabilizar um apoio, o que não se concretizou. ´Nós manifestamos o interesse de trazê-los para nossa candidatura, mas deixamos claro que respeitaríamos qualquer decisão deles´. Ele acredita haver uma ´tendência´ de adesão de aliados de Gastão à sua por serem de oposição. ´Vamos buscar mostrar ao eleitorado dele que nossos programas tem muitas semelhanças e nossos projetos também´.

PPS refaz a sua chapa na disputa

Clique para Ampliar

Sérgio Braga, Michelle e Gastão, quando do anúncio da nova chapa do PPS para a disputa na Capital (Foto: José Leomar)

Sérgio Braga, então candidato a vice, agora disputa a Prefeitura com a filiada Michelle Militão sendo a vice

O presidente estadual do PPS, Sérgio Braga, é o candidato do partido à Prefeitura de Fortaleza em substituição a Luiz Gastão, que renunciou à postulação na última segunda-feira. Inicialmente houve discussão para saber se a agremiação continuaria com candidato próprio ou apoiaria outra sigla, porém o respeito ao plano de Governo já traçado anteriormente fez o partido seguir mesmo com candidatura própria. A presidente da juventude do PPS, Michelle Militão, assume o posto de candidata a vice. Gastão, mesmo distante, deve acompanhar os passos dos novos nomes da sigla na disputa.

A decisão de continuar com candidatura própria, segundo o novo cabeça de chapa, Sérgio Braga, foi para fortalecer o partido, disse o novo candidato, acrescentando que foi ´uma decisão tomada em conjunto pela direção partidária. Temos recebido muitas ligações com declaração de apoio e iremos tocar essa campanha nos mesmos moldes da que o Gastão vinha trabalhando nas ruas´, disse o novo candidato, ao confirmar que as lideranças comunitárias que apoiavam o nome de Luiz Gastão Bittencourt continuam com o partido.

Comoção

Segundo ainda o novo candidato, ´há uma comoção geral pela saída do Gastão e pela forma como ela aconteceu. Então essas manifestações provam que todos estão unidos e que vamos até o fim para o segundo turno´, enfatizou. Com relação à participação de Gastão, o novo candidato acredita que ele continua engajado. ´Continua mais ainda. Ele parece estar mais empolgado do que antes e tenho certeza que continua conosco até o fim´, afirmou.

As declarações do próprio ex-candidato não foram nesse sentido: ´eu estou à disposição do partido, mas como presidente da Fecomercio me reservo à condição de presidente e exercerei na plenitude o cargo´ que voltou a assumir, razão de sua desistência da disputa. ´Como cidadão, continuo no partido e voto no 23´, disse quando indagado se terá participação direta na coordenação da campanha. Gastão garantiu, no entanto, que sua equipe de assessores permanecerá.

Justiça manda retirar a fala do presidente

Clique para Ampliar

Patrícia consegue decisão favorável e Lula sai da tela da TV (Foto: José Leomar)

São inúmeras as ações propostas pelos comitês eleitorais de Patrícia e Luizianne questionando a propaganda eleitoral

Mais um capítulo da guerra jurídica travada entre os comitês das candidatas Patrícia Saboya (PDT) e Luizianne Lins (PT). Desta vez, os advogados da campanha da pedetista solicitaram e o juiz da 117ª Zona Eleitora da Capital, Emanuel Leite Albuquerque, deferiu, ontem, medida liminar proibindo a petista de veicular a inserção do discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em apoio a prefeita Luizianne Lins, sob pena de pagar multa de R$ 50 mil por cada veiculação do referido vídeo.

Resposta

A advogada da coligação ´Fortaleza cada vez melhor´, Isabel Mota, afirmou que, como a representação da pedetista diz que a gravação de Lula foi em setembro de 2007, tal fato é capaz de ter induzido o magistrado a erro. A gravação, que mostra a imagem do presidente Lula, ocorreu em fevereiro deste ano, quando o presidente veio à Capital cearense para assinaturas de ordens de serviços de obras do Programa de Aceleração do Crescimento. O assessor jurídico da campanha de Patrícia, Carlos Monteiro, reconheceu que houve erro na citação da data, mas que tal fato não influenciou em nada para a concessão da liminar.

A coligação ´Fortaleza em movimento´, da qual faz parte Patrícia Saboya, alegou que a inserção transgride o artigo 242 do Código Eleitoral de ´vez que exibe no programa em bloco e em inserções, mensagem do presidente Lula, gravada em setembro de 2007, em Fortaleza, em um contexto que nada tinha haver com as eleições de 2008, empregando meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais e passionais´.

Imagens

Outro argumento apresentado pela coligação de Patrícia é de que o fundo da imagem da inserção de Lula continha a logo do Governo Federal ´Brasil, País de todos´, questionando também como a campanha de Luizianne Lins obtivera tais imagens, pois o evento era promovido pelo Governo Federal e não tinha qualquer conotação eleitoral.

Isabel Mota, advogada da campanha de Luizianne contesta os argumento da assessoria de Patrícia e justifica a utilização das imagens do presidente Lula no programa da candidata petista à reeleição.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Sacanagem da letra miúda vai acabar

Proibida letra miúda em contratos

Contratos de adesão vão ter tamanho mínimo de 12 para a fonte. Os documentos terão que ter termos claros
Muitos consumidores reclamam rotineiramente das letras dos contratos de adesão, por seu tamanho minúsculo, que dificultam a leitura dos termos contratuais. Muitas vezes essas letrinhas servem de disfarce para cláusulas abusivas. Até esta segunda, não existia um tamanho padrão para os contratos, até que entrou em vigor ontem, a Lei nº 11.785, de 22 de setembro de 2008, que determina que os contratos de adesão terão que ter letras do tamanho mínimo 12.
Além do tamanho estipulado para fonte, os contratos também terão que ter termos claros e com caracteres legíveis. A finalidade é facilitar a compreensão dos consumidores.
O Diário do Nordeste mostrou em matéria do dia 31 de julho último, o desequilíbrio das relações de consumo, onde muitos consumidores eram prejudicados por conta de contratos com letras ilegíveis, linguagem muito técnica e cláusulas abusivas.
Para o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Hércules Amaral, tudo que for trazido a favor do consumidor é tido como positivo. Entretanto, diz que não é o tamanho da letra que vai corrigir os abusos que são cometidos em contratos. “O consumidor não tem o hábito de ler os termos e muito menos questioná-los. Para muitos a leitura do contrato acaba sendo um expediente burocrático e “estraga” o prazer da compra”, diz.
Amaral explica que o desinteresse dos consumidores em ler os termos contratuais deve continuar, pois muitos têm dificuldade ao interpretar ou entender os termos técnicos e jurídicos que são usados pelos fornecedores que redigem os contratos, muitos desconhecem tais termos. “Temos que ter uma disciplina no ensino básico que ensine os conceitos elementares do direito, para incutir nas crianças e adolescentes a necessidade de ler atentamente tudo o que assina”, afirma o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor.
Mudanças
Outra medida apontada por ele, seria a mudança do código de defesa do consumidor, ampliando o direito de arrependimento para todos os casos. O direito de arrependimento é um período de reflexão aplicado somente nas compras feitas pela internet, telefone e catálogos, onde a pessoa tem o prazo de sete dias para desistir da compra, mesmo já tendo assinado o contrato.
Segundo o advogado , o Judiciário é lotado de processos que tratam de contratos abusivos. Informou, ainda, que o setor mais problemático em termos de contratos de adesão, que colocam o consumidor em situação de desvantagem, são os contratos de plano de saúde, bancários, seguros etc.

Alunos da SER II criam blogs para suas escolas

Três escolas da SER II estão incentivando a autonomia dos estudantes na criação de conteúdo para internet

Juliana tem nove anos e sempre gostou de observar o dia-a-dia da comunidade onde mora, no Bairro Cocó. A estudante da 4ª série do ensino fundamental na Escola Municipal Maria Odnilra Cruz Moreira, situada na Cidade 2000, está comemorando a possibilidade de poder finalmente mostrar às outras pessoas sua visão de mundo por meio de textos. A menina está ajudando a criar o blog “Acontece Aqui” para sua escola.

Ela, juntamente com estudantes de outras duas escolas municipais da Secretaria Executiva Regional (SER) II — Torres de Melo, no Mucuripe, e Luís Costa (Luciano Cavalcante) — estão ajudando a criar, voluntariamente, diários eletrônicos para exercitar suas habilidades com textos, fotografias e vídeos.

A idéia da Secretaria consiste em oferecer a crianças e adultos do ensino fundamental a possibilidade de relatar o cotidiano de suas escolas e comunidades a partir do olhar do próprio estudante. O conteúdo inclui trabalhos com poesias, desenhos, notícias e fotografias, e os assuntos também são variados — teatro, cinema, música, literatura, esportes e curiosidades, entre outros.

De acordo com o técnico do Distrito de Educação da SER II, Wuldemberg Farias, que é responsável pelo apoio às escolas para a criação dos blogs, a iniciativa se baseia na formação do “cidadão autônomo consciente”, pois os próprios alunos serão os responsáveis pelo conteúdos que abastecerão os blogs. “Muitas escolas por aí já têm um blog, mas o material não é aproveitado como deveria, porque o blog é sobre a escola, não sobre o aluno”, diz.

Apesar de já ter recebido convite de várias instituições de ensino para nelas realizar um trabalho semelhante, Farias ressalta que a idéia ainda se limita a apenas três escolas por falta de tempo para realizar novas visitas. Entretanto, o técnico informa que sua intenção é levar o projeto a todas as escolas na Regional II dotadas de sala de informática até o fim do próximo ano.

A professora Solange Diógenes, que ministra aulas de informática e é responsável pelo blog na escola Maria Odnilra Cruz Moreira, considera a iniciativa uma importante ferramenta de aprendizagem, na medida em que oferece, junto com o aprendizado, a oportunidade de trabalhar com a internet. A educadora lamenta que haja apenas uma sala de informática na escola, pois o tempo para as crianças trabalharem no blog acaba sendo mais curto que o necessário.

“Elas adoram vir ao laboratório e sempre pedem mais horários para o blog, mas, como só temos uma sala, infelizmente só podemos agendá-los de acordo com os espaços disponíveis”, afirma a professora.

Mesmo contando com pouco tempo, os estudantes acabam aproveitado ao máximo as possibilidades da tecnologia. O aluno João Daniel da Silva Anastácio, de dez anos, que se interessa por literatura, conta que é na escola que acaba conseguindo ter o desejado contato com o mundo eletrônico.

DN de ontem, destaca a confirmação de mais 4 anos de APOGEU para Sobral

Leônidas já estaria reeleito


Clique para Ampliar

Leônidas Cristino, nesta disputa, conseguiu reunir um grande número de partidos em apoio à sua postulação

O prefeito Leônidas Cristino (PSB) seria reeleito para continuar administrando o município de Sobra por mais 4 anos, a partir de janeiro próximo, segundo a pesquisa contratada pelo Diário do Nordeste ao Ibope, com 57% das intenções de voto. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 a 22 de setembro, com 301 eleitores e está registrada no Cartório eleitoral da 24ª Zona sob o nº 103.481/2008.

Os 301 eleitores pesquisados foram divididos em grupos por idade, sexo, instrução e atividade. A margem de erro da pesquisa é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos, segundo o relatório do Ibope. As entrevistas pessoais foram efetivadas com a utilização de questionários elaborados de acordo com os objetivos da enquete. Os entrevistadores integram uma equipe contratada pelo Ibope, devidamente treinados para abordagem desse tipo de público. Além da filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas houve uma fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.

Números

Na parte referente à pesquisa estimulada, quando o entrevistador apresenta a relação dos candidatos e pergunta em quem o eleitor votaria para prefeito de Sobral se as eleições fossem hoje, 57% responderam que votariam em Leônidas Cristino, 15% apontaram o nome do Muniz (PPS), e 3% disseram que seria o Professor Dijalma (PSOL). 12% dos entrevistados anulariam ou deixariam em branco o voto, 12% disseram não saber e 1% não respondeu.

Na parte espontânea das entrevistas, quando o pesquisador, sem apresentar a relação dos candidatos pergunta em quem o eleitor votaria para prefeito de Sobral se a eleição fosse hoje, 48% disseram que seria em Leônidas Cristino, 12% em Muniz e 1% em Professor Dijalma. O total de branco e nulo nesta parte da pesquisa seria de 14%, não sabe 24% e não respondeu seria zero.

O candidato Professor Dijalma é o mais rejeitado dos candidatos. Ele soma 37% das citações dos entrevistados contra 33% de Muniz e 18% de Leônidas Cristino. 6% disseram que poderiam votar em todos, 20% responderam não saber e 7% não responderam.

Em outro ponto da pesquisa, aquele que o eleitor é perguntado sobre quem será o próximo prefeito de Sobral, 77% disseram que seria Leônidas Cristino, 6% apontaram Muniz e o Professor Dijalma ficou com zero. 14% dos entrevistados disseram não saber e 3% não responderam.

Município

No município de Sobral, localizado a 230 km de Fortaleza, cuja população é de 176.895, sendo, destes, 117.723 eleitores, a disputa para a cadeira de prefeito daquela cidade, praticamente está monopolizada na candidatura do atual prefeito e postulante à reeleição, Leônidas Cristino (PSB). O socialista tem o apoio de um consórcio partidário formado por 11 agremiações (PC do B/PDT/ PMDB/PV/DEM/PT/PSB/PSDB/PP/ PHS / PRB), cujo nome da coligação do socialista é ´Sobral seguindo em frente´.

Os dois únicos opositores, Francisco de Assis Muniz Lima (PPS) e Dijalma Batista da Silva (PSOL), acreditavam em uma possível rejeição à gestão de Leônidas para tentarem reverter o quadro favorável ao socialista. Ambos, inclusive, chegaram a elogiar a gestão do atual governador Cid Gomes (PSB), quando este foi prefeito de Sobral, no intuito de acusarem Leônidas de não dar continuidade às ações que o socialista implementou naquela cidade. Muniz faz parte da coligação ´Sobral merece e pode mais´, formada por PPS/PSL, enquanto o PSOL de Dijalma está isolado para disputa.

Na disputa proporcional, ao todo, 103 postulantes estão aptos para pleitar as 12 cadeiras da Câmara Municipal de Sobral. No entanto, desses, três postulantes ainda aguardam julgamentos de recursos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após indeferidas pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE).

Candidatos

Recentemente, indagado sobre as críticas de seus adversários em relação à falta de continuidade dos projetos iniciados por Cid Gomes (PSB), seu antecessor na Prefeitura de Sobral, Leônidas Cristino (PSB) rebateu dizendo que não apenas na Saúde e Educação, mas, principalmente, em obras estruturantes, a administração seguiu com projetos estratégicos. ´Estamos investindo R$ 22 milhões em obras de saneamento básico. Em Habitação, estamos tocando dois grandes projetos, Recanto II com 424 moradias. Só estes dados rápidos demonstram esse desempenho e continuidade do avanço dado pelo Cid em Sobral´, ressaltou.

Indagado sobre o fato desta ser a 1ª eleição, nos últimos 40 anos, que nenhum integrante das tradicionais famílias Barreto e Prado disputa a Prefeitura, Leônidas respondeu que ´é claro que todos eles entenderam que este não é um projeto político do Cid ou meu, mas um projeto para Sobral e todos eles estão reconhecendo isso, incorporaram-se ao projeto que está encaminhando Sobral para um futuro próspero´, colocou.

Oposição

Já o candidato Francisco de Assis Muniz (PPS), conhecido como ´Professor Muniz´, melhor situado na pesquisa, afirmou que mesmo com a maioria dos partidos em torno da candidatura de Leônidas Cristino, inclusive as adesões das famílias Prado e Barreto ao projeto político de Leônidas, a população de Sobral tem um ´histórico de rebeldia´ e que aposta na rejeição do socialista, por este não ter continuado projetos da administração de Cid. ´Muitos projetos implantados pelo Governo anterior, agora estão acabados como da pimenta tabasco, da UVA, dos projetos que foram mídia nacional e hoje não estão funcionando como a criação de avestruz. Então vamos trabalhar na possibilidade de reviver a geração de emprego ao jovem sobralense´, reforçou.

Luizianne cresce e adversários descem


Os aliados de Luizianne comemoram os resultados da pesquisa do Vox Populi pelas chances de vitória no 1º turno

Ontem foi divulgado o resultado da 6ª pesquisa de intenções de voto para prefeito de Fortaleza, realizada pelo Instituto Vox Populi, contratada pela Televisão Jangadeiro. Os números mostram uma tendência de crescimento da candidata à reeleição, Luizianne Lins (PT), ampliando em dois pontos percentuais em relação ao último levantamento (45% para 47%), e quedas de seus principais concorrentes. Moroni Torgan (DEM) caiu um ponto percentual em relação a pesquisa anterior (23% para 22%), enquanto a postulante Patrícia Saboya (PDT) diminuiu três pontos percentuais (17% para 14%), tudo, porém dentro da margem de erro definida pelo Instituto.

A sondagem foi feita com 700 eleitores entre os dias 19 e 20 de setembro, antes porém do debate na TV Diário, domingo, e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará sob o número 666/2008. A margem de erro da mesma é de 3,7 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa estimulada, aquela em que é apresentada a relação dos candidatos, Luizianne Lins (PT) aparece com 47% contra 22% de Moroni Torgan (DEM), 14% de Patrícia Saboya (PDT), 2% de Renato Roseno (PSOL). Pastor Neto Nunes (PSC), Luiz Gastão (PPS) e Adahil Barreto (PR) figuram com 1% das intenções de voto. Nesta sondagem do Vox Populi, Aguiar Júnior (PTC) não atingiu um ponto percentual, enquanto Carlos Vasconcelos (PCB) não foi citado. Brancos e nulos somam 3% e 9% disseram que não sabem ou não quiseram responder.

Rejeição

No quisito rejeição, Moroni Torgan detém o maior índice. O democrata soma 32% contra 23% de Luizianne Lins. Patrícia Saboya figura com 8%, Pastor Neto Nunes 6%, Aguiar Júnior 3%, Luiz Gastão 3%, Carlos Vasconcelos 2% e Renato Roseno aparece com 0%. Votaria em qualquer um (7%), não votaria em nenhum (3%) e não sabe ou não respondeu (10%).

Em simulações de um suposto 2º turno, a petista novamente levaria a melhor sobre seus dois principais adversários nesta disputa eleitoral.

Governo manda mensagem à AL

Os deputados estão em campanha, mas o Executivo encaminha seus projetos para que sejam votados após a eleição

Plenário fechado e pouca movimentação de parlamentares na Assembléia Legislativa. O recesso branco acordado entre a Mesa Diretora e o colégio de líderes, permitiu que os deputados viajassem para suas bases eleitorais nos últimos dias da campanha só retornando para a retomada das sessões no dia 7 de outubro, terça-feira após a votação.

Na última sexta-feira, dia 19, deu entrada no Legislativo estadual, uma mensagem do Governo que cria os cargos de fiscal e agente estadual agropecuário para compor o quadro de servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri).

O projeto de lei define que haverá concurso público de 76 vagas para as duas funções. De acordo com o líder do Governo na Assembléia, deputado Nelson Martins (PT), o concurso público será para substituir os contratos temporários firmados na época em que a Adagri foi criada em 2005. Ele conta que nesse ano, foi pedida uma autorização de seleção com permanência de um ano e com prorrogação de mais um ano.

Temporários

Os contratos temporários foram determinados em 2006 tendo terminado em agosto de 2008 quando foi feita uma emenda constitucional prorrogando para até agosto de 2009 a permanência desses contratos. Até o fim do referido período, o Governo do Estado terá tempo para realizar o concurso. Mas Nelson Martins destaca que o Executivo não precisa esperar até essa data para fazer a substituição. Ele deixou claro que assim que terminar todas as etapas do concurso o Governo já poderá nomear os concursados. São 56 vagas para fiscal estadual agropecuário, que pede nível superior e 20 vagas para agente estadual agropecuário, nível médio que cuidará de controle de pragas e combate à febre aftosa no Ceará.

Trabalhadores cobram pagamentos em atraso

Assessores da campanha contestam atraso justificando as datas de pagamento a todos os trabalhadores

A movimentação em frente ao comitê central da candidata Patrícia Saboya (PDT) foi grande, no início da tarde de ontem. Muitos ativistas formaram uma fila no local para receber o pagamento dos serviços prestados à campanha, reclamando de atraso, falta do vale refeição e de recebimento de água aos que trabalham nas ruas. A coordenação de marketing da campanha se reuniu com cinco trabalhadores e explicou que estava depositando o valor combinado com eles.

Após a reunião com o marketing os ativistas se acalmaram. A informação passada a todos é que no cartão do banco estavam dois depósitos no valor total de R$ 300. Toda a agitação era pelo fato de o cartão ter apenas R$ 93 e a promessa do restante ser pago hoje. “Quem garante que vão pagar o restante para a gente amanhã (hoje)”, gritava uma ativista, enquanto Margarida Roseno dos Santos mostrava indignada suas contas vencidas. “O que dá para fazer com R$ 93? Eu deixei de fazer faxina e agora estou aqui com a conta de água e luz atrasadas”.

Antes da reunião, os ânimos estavam agitados, a maioria reclamava que o dia acertado com os coordenadores para o pagamento foi adiado várias vezes. Tatiana Raposa Reis, ativista, chegou a dizer que falou com Patrícia na última quarta-feira, sobre o problema e ouviu da candidata que seria resolvido. Ela contou que seu contrato era de um mês e 15 dias, no qual ficou acertado receber o valor de R$ 415 pelo mês e R$ 208 pelos 15 dias.

Denunciar

Tatiana garante que não chegou a trabalhar os 45 dias, afirmando ter sido impedida de continuar suas tarefas. Isso aconteceu, segundo Tatiana, depois que vários ativistas reclamaram de ir à imprensa denunciar o fato dos seus coordenadores não distribuírem água e consumirem os vale-transporte que deveriam ser distribuídos entre os contratados.

“Trabalhamos 25 dias, impediram nosso trabalho depois que a gente disse que ia chamar a imprensa para denunciar as maracutaias deles (coordenadores dos ativistas)”, afirmou. Por ter trabalhado menos de um mês, Tatiana disse que o combinado então foi receber R$ 308, mas avisaram no comitê que o cartão do banco só tinha depositado R$ 93. Após saberem que constavam R$ 300 nas contas os ativistas concordaram em parar o movimento que chamava a atenção de quem passava pelo local em que funciona o comitê.

Justificativa

A assessoria de campanha de Patrícia afirmou que os contratos com os ativistas são feitos através dos coordenadores, muitas vezes líderes de comunidades, que são responsáveis ainda por repassar a lista com os contratados e seus respectivos documentos, deixando claro que tudo é checado no comitê. A assessoria destacou ainda que caso esteja havendo abuso por parte dos coordenadores eles serão chamados e isso será averiguado.

Quanto ao pagamento, a assessoria garante que os atrasos muitas vezes acontecem por falta de documentos como o número do Programa de Integração Social (PIS). Outra questão é o fato do dinheiro ser liberado por quinzenas, explicando que quando há contratação após fechamento de folha de pagamento o dinheiro só sai na outra quinzena, o que a assessoria acredita que alguns podem se confundir quanto ao dia de receber.

Dirigentes adiam decisão sobre o novo candidato para ocupar a vaga de Luiz Gastão, Luana, sua filha, é a mais cotada.

Trabalhadores que prestaram serviços ao PPS também estão preocupados com os seus pagamentos deste mês

O PPS continuará com candidato próprio à Prefeitura de Fortaleza. A informação foi passada pelo próprio ex-candidato Luiz Gastão Bittencourt, que oficializou ontem, em reunião conjunta das executivas municipal e estadual do partido, a sua renúncia à cabeça de chapa. A cobrança de candidatos a vereador é para que o postulante a vice na chapa, Sérgio Braga, presidente estadual do partido, assuma a candidatura. Nessa composição, a filha de Luiz Gastão, Luana Gastão, assumiria a candidatura a vice, mas isso será confirmado ainda hoje.

Os dirigentes do partido estiveram reunidos durante toda a tarde de ontem a fim de definir qual seria a posição a ser tomada. Depois de um atraso de quase duas horas (a previsão de início era para as 13 horas), Luiz Gastão chegou ao local para o encontro que se estendeu até depois de 16 horas, quando os integrantes da direção apareceram para informar que não haveria apoio a outra candidatura, mas que o nome em substituição a Gastão ainda não era de consenso.

Continuar

´O partido vai continuar com candidatura própria e com as idéias que nós já vínhamos defendendo. Todos os programas vão continuar na pauta de discussão´, disse resumidamente, sem confirmar quem será o seu substituto. ´Eu também estou ansioso para que esse nome seja logo indicado, mas não é fácil assim. Não houve consenso por enquanto e o que eu posso garantir é que virá uma pessoa que defenda as idéias do partido e não projetos pessoais. No programa eleitoral de amanhã (hoje) à noite já estará o novo representante´, enfatizou, quando os jornalistas insistiram em saber qual seria a formação da nova chapa.

Nos bastidores do encontro alguns candidatos a vereador que estiveram presentes, não apenas do PPS, mas também alguns do PTB, PSDC e PRTB, chegaram a cogitar a idéia de Sérgio Braga assumir a candidatura, enquanto a filha de Luiz Gastão, Luana seria candidata a vice, ou mesmo a prefeita permanecendo Sérgio Braga como vice. Sobre isso, Gastão disse taxativamente: ´o nome dela foi colocado à disposição, mas essa possibilidade já está descartada´.

Pagamentos

Ao tempo em que a cúpula discutia o futuro da chapa, ativistas da campanha aguardavam apreensivos sobre a continuidade ou não dos trabalhos. Além disso, cobravam os pagamentos referentes à segunda quinzena do mês de setembro. ´Cada um recebe um salário por mês e é pago por quinzena. Como houve esse problema da desistência, a turma está um pouco apreensiva´, disse o coordenador da militância, Afrânio Almeida.

Havia um clima de expectativa sobre o pagamento ou não dos funcionários. Quando notaram o diálogo entre os jornalistas e os militantes, membros da organização da candidatura prometeram pagamento dos ativistas para a próxima sexta-feira, segundo confirmou um dos militantes.

Uma das discussões sobre o substituto de Gastão era de ordem financeira. O vice-presidente da executiva municipal do Partido, Aécio Peralta, reconheceu que ainda não sabia como o partido iria tocar o restante da campanha por estar com a conta bloqueada devido a uma dívida da direção antiga.

Sérgio Braga detalhou que é referente a uma dívida da campanha de Patrícia Saboya ainda em 2000, quando concorreu à Prefeitura pelo PPS. Segundo ele, a dívida, com correção, deve chegar à R$ 70 mil, tendo gerado uma decisão judicial bloqueando a conta do diretório estadual. ´Há uma despesa de campanha pendente da senadora Patrícia em 2000, mas nós já comunicamos e eles (PDT, partido em que Patrícia se encontra) se comprometeram em solucionar até sexta-feira´, disse ele, ao informar também que a decisão judicial chegou ao conhecimento do partido há 15 dias.

Moroni reclama de proibição do juiz

O vice-presidente do diretório estadual do DEM, Ruy Câmara, declarou, ontem, que a coordenação de campanha do candidato do seu partido, Moroni Torgan, decidirá hoje se ingressa ou não com um pedido de suspeição contra o juiz da 117ª Zona de Fortaleza e coordenador da propaganda eleitoral, Emanuel Leite Albuquerque. Procurado, o magistrado disse que a petição é um direito de qualquer candidato, mas que não comentaria o fato ou qualquer decisão.

Desde o último domingo, Moroni Torgan e Ruy Câmara têm reclamado quanto à decisão do juiz que favorece à representação impetrada pela coligação “Fortaleza cada vez melhor”, da prefeita Luizianne Lins (PT). A ordem judicial “proíbe” Moroni a pronunciar, em suas inserções de propaganda eleitoral, a palavra “lama” e a seguinte expressão: “a verdade deve prevalecer sobre a mentira”, segundo informou Ruy Câmara.

O vice-presidente do DEM, advoga que algumas imagens exibidas no programa de Moroni mostram que a cidade está “feia, suja e doente”. Portanto, conforme ressaltou, não havia como deixar de ser mencionada a palavra “lama”. “Estamos nos sentindo tolhidos”, afirmou Ruy Câmara, ao defender que as palavras de Moroni não implicam em “agressão pessoal a ninguém”, sustenta.

Quanto ao que diz respeito à expressão “a verdade deve prevalecer sobre a mentira”, Câmara observa que o candidato por seu partido faz um apelo a um princípio básico da Justiça, “porque a mentira não pode se sobressair sobre nada”.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Gastão desiste da candidatura

Clique para Ampliar

Gastão Bittencourt chorou em meio à confirmação de sua desistência de disputar a Prefeitura. (Foto: Adriana Pimentel)

Gastão já havia desistido de ser candidato a deputado federal em 2006, depois de ter trabalhado para tal

Sob clima de tensão institucional dentro da Federação do Comércio do Ceará (Fecomercio), o empresário Luiz Gastão, até ontem candidato a prefeito de Fortaleza pelo PPS, renunciou de sua postulação. Em entrevista coletiva, no comitê do partido ele falou sobre um complô dentro nas instituições às quais presidiu contra sua candidatura. Ele informou que há uma auditoria sendo realizada por técnicos do Sistema ´S´ nacional sobre as contas de sua gestão à frente do Sesc e Senac, devido a denúncia enviada à direção nacional da organização. O PPS deve se reunir ainda hoje, às 13 horas, para definir que rumo tomar neste restante de campanha. Antes haverá um encontro do diretório municipal.

Emocionado e abraçado por correligionários, Gastão lamentou o fato de ter que abandonar a campanha por um problema institucional dentro da Fecomercio. ´Há um complô dentro das instituições que eu presidi contra a minha campanha e eu fui convocado por mais de 20, dos 27 dirigentes para reassumir minha função de presidente´, destacou.

Quando indagado se achava que o presidente interino do sistema, Regis Dias, filiado ao PP e ligado ao candidato Alexandre Pereira, vice de Moroni Torgan (DEM), teria utilizado o cargo politicamente contra ele, Gastão disse: ´eu não acho nada. Não acho nada´. O tom irritado com o qual respondeu a pergunta feita pela reportagem do Diário do Nordeste mostrava um pouco do clima interno naquela instituição. Ele disse ainda que o complô ao qual se referia ´não é de agora´.

Neste momento há uma auditoria de contas do sistema nacional Fecomercio no Sesc e Senac de Fortaleza. ´Houve uma denúncia de que as imagens do sistema estavam sendo usadas indevidamente. Eu reitero que irei, de volta à presidência, mandar intensificar a fiscalização´, enfatizou ele, negando que tenha entrado qualquer dinheiro da Fecomercio na sua campanha de prefeito.

Insegurança

As afirmações do candidato eram para explicar aquilo que já havia sido dito em nota entregue a imprensa de que ´havia um clima de insegurança e descontinuidade por atos da gestão interina (Regis Dias), que só o próprio teria como corrigir´, diz a nota.

Gastão negou que tenha desistido de continuar participando da disputa pela Prefeitura de Fortaleza devido a problemas financeiros, quando questionado sobre as finanças de sua campanha. ´A dificuldade financeira do início foi providencial para que eu aprendesse que a política se faz muito mais com o coração. O erro de cálculo que eu avaliei ter já havia sido superado, inclusive estamos com todos os nossos compromissos rigorosamente em dia´, disse o candidato. Antes, em entrevista ao Diário do Nordeste ele disse não estar recebendo as ajudas financeiras que projetara anteriormente.

Se o seu posicionamento nas pesquisas de opinião o teriam influenciado negativamente na decisão, ele também negou: ´a pesquisa na qual eu acredito é a do dia 5 de outubro. Jamais eu abandonaria uma campanha por conta disso´.

Eleição

Gastão disse que se reunirá com a direção estadual e municipal do partido ainda hoje após o almoço para definir qual o rumo que o partido vai assumir a partir de agora. ´Quem irá definir se me substitui ou se apóia outra candidatura é o grupo. Só asseguro que só há possibilidade de apoio à outra candidatura, caso esta assuma os compromissos do PPS´, enfatizou ele.

O candidato a vice na chapa, Sérgio Braga, não descartou a possibilidade de tocar a campanha como cabeça de chapa, mas não quis confirmar, deixando para os membros do partido a decisão. ´Eu estou a disposição do partido. Amanhã (hoje) nós saberemos como será o futuro dessa chapa´, disse ele. Os militantes e correligionários que o cercavam, no entanto, deixavam claro que essa é a possibilidade mais viável. Enquanto Sérgio Braga evitava confirmar a nova missão, os militantes diziam: ´diga qual é sua palavra que você já será o candidato´.

Muitos candidatos do CE dependem da Justiça

A legislação eleitoral permite que um candidato ainda sem registro definitivo possa fazer campanha normalmente

Dezenas de candidatos a prefeito, no Estado do Ceará, estão participando da campanha eleitoral deste ano correndo o risco de ter os registros das suas candidaturas negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, 87 candidatos estão na dependência de um resultado positivo do TSE para permanecer na disputa.

O prazo para o TSE julgar todos os recursos em registro de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador termina na próxima quinta-feira. Como existem milhares de recursos a serem julgados, a exemplo do que ocorreu em pleitos passados, não está descartada a possibilidade desse prazo deixar de ser cumprido.

As sessões ordinárias do TSE ocorrem às terças e quintas-feiras, mas, para agilizar os julgamentos, foram marcadas sessões extraordinárias para segunda e quarta-feira desta semana. Em eleições passadas houve casos em que o TSE decidiu sobre o registro de alguns candidatos a prefeito na ante- véspera do pleito. Quando isso ocorre o candidato substituto concorre com o nome e a foto na urna eletrônica do candidato substituído porque não há mais tempo para mudar o programa da urna eletrônica.

Julgamento

Aos candidatos com suas candidaturas impugnadas é assegurado o direito de concorrer, desde que a decisão sobre a confirmação da impugnação do registro não tenha transitado em julgado. No entanto, as despesas da campanha ficam por conta e risco de quem desejar disputar em situação sub judice, ou seja, aguardando o julgamento definitivo da questão. Informações fornecidas pela Justiça Eleitoral dão conta de que 44 candidatos a prefeito tiveram o registro de candidaturas indeferidos e recorreram.

Outros 43 candidatos também estão na dependência do TSE, embora em situação diferente porque tiveram os pedidos de registro das suas candidaturas deferidos, mas os adversários recorreram. Há casos de municípios onde mais de um candidato aguarda o julgamento definitivo do pedido de registro da sua candidatura.

O fato de um candidato ter o registro da candidatura negado não implica em prejuízo para o partido porque é permitida a substituição do candidato. Ao partido também é assegurado o direito de fazer a substituição no caso de renúncia ou morte.

Majoritários

Nessa fase da campanha é permitida a substituição, em situações específicas, apenas de candidatos a cargos majoritários, tendo em vista que já terminou o prazo para a substituição de candidatos a cargos proporcionais.

O candidato que deixar a disputa nessa fase da campanha, seja porque teve o registro indeferido ou porque desistiu de concorrer e renunciou, terá que prestar contas da campanha durante o tempo em que permaneceu como candidato. A não apresentação das contas inviabiliza o fornecimento da quitação eleitoral, um dos documentos para instruir pedido de registro da candidatura

Polícia conclui plano especial e leva ao TRE

Clique para Ampliar

Desembargadora Huguette recebe o projeto de segurança das eleições elaborado pela PM (Foto: Kid Júnior)

O plano de segurança promete dar tranqüilidade aos juízes, nos vários municípios cearenses, até o fim da disputa eleitoral

O chefe do Estado Maior Especial Operação Eleição (EMESP 2008), Coronel Hélio Severiano, encontrou-se, no fim da tarde de ontem, com a desembargadora e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Huguette Braquehais, para entregar o Plano de Segurança para o Ceará no pleito de 5 de outubro. Segundo o Coronel Hélio, foram necessários 4 meses de trabalho para elaborar as 265 páginas que compõem o material. Apesar de considerar o plano minucioso, o chefe da operação ressalta que ´podem ocorrer mudanças´, dependendo de como vai transcorrer o processo eleitoral no Estado.

´O plano traz todas as orientações para a eleição, assim como todo o efetivo que vai ser deslocado para o Interior do Estado e os que vão trabalhar no reforço da Capital. É um plano completo, com todas as instruções inerentes ao pleito´, enfatizou o Coronel Hélio, explicando, ainda, que uma equipe de oito oficiais visitou os 184 municípios cearenses recolhendo as informações necessárias para o material. A mesma equipe, deve percorrer novamente o Interior do Estado após o envio dos reforços policiais no próximo dia 25.

A desembargadora Huguette Braquehais, aparentemente satisfeita, disse acreditar que o trabalho do Comando da Polícia Militar surtirá o efeito desejado. ´Com esse plano os juizes, os promotores e o povo do Ceará vão se sentir seguros, tanto no dia da eleição, quanto nos dias que a antecedem´, afirmou a presidente do TRE.

Requisitado

Segundo informações da assessoria de imprensa do TRE, o reforço policial tem sido muito requisitado pelos juízes de diversos municípios cearenses, foram 62 pedidos no total, a maioria deles realizados recentemente. No entanto, vale ressaltar que, parte dos pedidos, são apenas para ocasiões específicas, como a realização de comícios ou carreatas.

Em contato com o Diário do Nordeste, o Coronel Hélio Severiano afirmou não ter recebido nenhuma solicitação direta de juizes de zonas eleitorais, desde o envio de um primeiro reforço policial no último dia 5. Posto que, a partir daquela data, ´ficou acordado que todos os pedidos sairiam daqui do TRE. Então nós atendemos àqueles que a desembargadora nos requisitou: 16 municípios. Muito embora, em alguns outros foram feitas operações reforçando eventos maiores, com grande acirramento´ explicou o Coronel. Ele disse ainda acreditar que o grande número de solicitações (62) se deva mais a uma ´formalidade´, considerando a proximidade das eleições e que todo o Estado receberá contingente com, ou sem, a realização do pedido.

Para a corregedora geral do TRE, a desembargadora Gisela Nunes da Costa, as solicitações apresentam um significado maior do que simples ´formalidade´. ´Dos 62 municípios que pediram reforço policial, nós temos um levantamento e sabemos, mais ou menos, onde pode haver problemas. Nós estamos suprindo aqueles que têm mais necessidade´.

Patrícia usa o nome de Ciro Gomes

Enquanto Moroni Torgan voltou a atacar Luizianne e Cid Gomes, não poupando Tin Gomes, vice da petista

A penúltima semana de horário eleitoral gratuito de rádio e televisão em Fortaleza começou com o presidente Lula no centro das atenções das três maiores candidaturas. A prefeita Luizianne utilizou novamente fala do presidente quando de visita dele à Fortaleza, em fevereiro, oportunidade em que defendeu a prefeita dos ataques da oposição.

Em resposta, Moroni Torgan fez críticas à campanha da prefeita por ter deslocado a fala ´antiga´ do presidente, dita em um contexto diferente da campanha eleitoral, além de citar que Beto Richa (PSDB), prefeito de Curitiba, é considerado o melhor gestor das Capitais e filiado a um partido de oposição ao petista no Congresso.

A candidata do PDT, Patrícia Saboya, apresentou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, tranqüilizando a população de que, em Fortaleza, Lula apoia ´a que tiver melhor´, fazendo referência à Luizianne e Patrícia. Segundo fala do ministro, não faltará recursos do Governo Federal para Patrícia Saboya administrar a Capital cearense. A novidade do programa da pedetista foi novamente a tentativa de ligar ainda mais a imagem do deputado federal Ciro Gomes (PSB) com a da senadora. Isso ficou provado devido as inserções de populares dizendo que votavam Patrícia porque ´Ciro é Patrícia´.

Críticas

No final de sua inserção noturna, Patrícia Saboya inseriu um quadro dizendo que o ´abraço´ tinha vários significados positivos, no entanto, o vídeo diz ´abraçar o que não existe é criar falsa esperança, é brincar com a fé das pessoas´, mostrando imagens do Hospital da Mulher.

Moroni Torgan criticou tanto a prefeita Luizianne Lins (PT) como o governador Cid Gomes (PSB). Segundo os narradores do seu programa de rádio, Cid apóia Luizianne por ter um projeto de poder. ´Ele quer comandar todo o poder do Estado. Quer deixar um primo dele (Tin Gomes) na Prefeitura quando Luizianne candidatar-se ao senado em 2010´, dizia o narrador do programa democrata. Já na televisão, o próprio Moroni criticou Inácio Arruda (PCdoB), comparando o programa do comunista, em 2006, com o da atual prefeita, dizendo que os mesmos são semelhantes, mas que a vida da população da Capital não mudou muito com o alinhamento político dos atuais governantes.

A campanha da prefeita Luizianne Lins, na tentativa de reverter o discurso da oposição sobre as supostas ´mentiras´ mostradas pelo seu programa, intensificou a exibição de suas obras. No programa de rádio ela exibiu gravação de um operário do Hospital da Mulher dizendo que ´era verdade que o hospital estava em obra´. Além disso, a propaganda fez questão de mostrar o som dos operários trabalhando em todas as construções da Prefeitura.

Já Luiz Gastão (PPS), candidato que renunciou da disputa eleitoral ontem, cobrou de Luizianne uma melhor aplicação dos recursos do Orçamento e a prestação de contas dos cartões corporativos.

A bandeira de Fortaleza foi idealizada por Isaac Correia do Amaral. No brasão municipal, que encontra-se ao centro, nas laterais existem galhos de duas plantas, são ramos de que plantas?

ELEIÇÕES 2010. No próximo ano teremos que votar em dois Senadores para representar nosso Ceará no Congresso Nacional. Se a eleição fosse hoje, qual dos possíveis candidatos você votaria? (escolha dois)

Saiba mais sabre o que é PÓS-GRADUAÇÃO e como se apresentam

Os cursos de pós-graduação se dividem em duas categorias: Lato Sensu e Stricto Sensu.

Os cursos de pós-graduação stricto sensu compreendem os programas de mestrado e doutorado e oferecem a oportunidade de desenvolvimento científico e aprofundamento da formação obtida no nível de graduação. Os programas de pós-graduação stricto sensu objetivam a formação de recursos humanos altamente qualificados, com vistas ao ensino, pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico.

Os cursos de pós-graduação lato sensu caracterizados pela especialização são voltados às expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional, com duração máxima de dois anos e com caráter de educação continuada. Nesta categoria estão os cursos de especialização, os cursos de aperfeiçoamento e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes que estejam incluídos na categoria de curso de pós-graduação lato sensu. Oferecido aos portadores de diploma de curso superior, têm usualmente um objetivo técnico-profissional específico, não abrangendo o campo total do saber em que se insere a especialidade.

Receita de Bolo de Casca de Banana

Ingredientes

Massa: Casca de banana 4 unidades
Ovos 2 unidades
Leite 2 xícaras (chá)
Margarina 2 colheres (sopa)
Açucar 3 xícaras (chá)
Faronha de rosca 3 xícaras (chá)
Fermento em Pó 1 colher (sopa)

Cobertura

Açucar 1/2 xícara (chá)
Água 1 1/2 xícara (cha)
Banas 4 unidades
Límão 1/2 (suco)


Modo de Preparo


Lave as bananas e descasque. Separe as 4 xícaras de casca para fazera massa. Basta as claras em neve e reserve, na geladeira. Bata no liquidificador asw gemas, o leite, a margarina, o açucar as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Por último, misture delicadamente as claras em neve e o fermento. Despeje em uma assadeira untadacom margarina e farinha. Leve ao forno médio preaquecido por aproximadamente 40 minutos. Para a cobertura queime o Açucar em uma panela e junte a água, fazendo uma caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo (ainda quente) com a cobertura. Depois, É SÓ SABOREAR

Praça da Orla de Paracuru

Praça da Orla de Paracuru
Croqui - Praça, orla de Paracuru

Resultados Eleitorais - Eleições Municipais 2008 - Em SOBRAL

Prefeito

40 JOSÉ LEÔNIDAS DE MENEZES CRISTINO 64992 Eleito 73,41 PSB
Vereadores

40123 JOSÉ VITAL ARRUDA LINHARES 4633 Eleito 4,88 PSB
40333 FRANCISCO HERMENEGILDO SOUSA NETO 4208 Eleito 4,43 PSB
40111 JOÃO ALBERTO ADEODATO JÚNIOR 4110 Eleito 4,33 PSB
40630 JOSE ITAMAR RIBEIRO DA SILVA 3808 Eleito 4,01 PSB
11111 JOSE CRISOSTOMO BARROSO IBIAPINA 3536 Eleito 3,72 PP
43000 VICENTE DE PAULO ALBUQUERQUE 3529 Eleito 3,72 PV
45678 MARCO ANTONIO BARROSO PRADO 3440 Eleito 3,62 PSDB
40555 FRANCISCO LUCIANO FEIJÃO 3276* Eleito
3,45 PSB
10123 PAULO CESAR LOPES VASCONCELOS 3002 Eleito 3,16 PRB
11333 ADAUTO IZIDORO ARRUDA 2390 Eleito 2,52 PP
15633 JOSÉ OSWALDO SOARES BALREIRA JUNIOR 2266 Eleito 2,39 PMDB



Depoimento do Deputado Estadual mais sério que já conheci, Roberto Claúdio do PHS

DEPOIMENTO

"Este será um ano importante principalmente para os deputados que estão em seu primeiro mandato, pois poderão intensificar os trabalhos legislativos em seu segundo ano. Creio que 2008 vai ser especial, para os novos parlamentares que terão mais experiências para trabalhar para o desenvolvimento do Ceará. Se 2007 foi um ano produtivo este será ainda mais."
Dep. Roberto Cláudio

Praias PRÓPRIAS para banhos:

Caça e Pesca, Barraca Arpão Praia Bar, Barraca Itapariká, Barraca Havaí, Praça 31 de Março, Barraca América do Sol, Barraca Crocobeach, Clube de Engenharia, Barraca Beleza, Início da Rua Ismael Pordeus, Mucuripe, Estátua de Iracema, Volta da Jurema, Edifício Arpoador, Diários, Ideal Clube, Ed. Vista Del Mar, Ponte dos Ingleses, Inace, Marina Park Hotel, Início da Av. Philomeno Gomes, Barraca Big Jeans

IMPRÓPRIAS PARA BANHO

Farol, Iate, Kartódromo, Início da Av. Pasteur, Colônias, Horta, Início da Rua Lagoa do Abaeté, Goiabeiras, Barra do Ceará

VISITE PARACURU, E CONHEÇA O QUE É ESTE PARAISO

VISITE PARACURU, E CONHEÇA O QUE É ESTE PARAISO
Por do Sol em Paracuru

Eu estou com Luizianne


Orla de Lagoinha

Orla de Lagoinha

Nova QUESTÃO DESAFIO de 11 à 15/08

Einstein formulou este teste no Século passado. Ele disse que 98% do mundo não poderia solucioná-lo.
Para resolver este desafio, vc deve ter papel e lápis para fazer anotações. Preste atenção nas perguntas, em seguida anote todas as 15 dicas que serão dadas para solucionar o desafio. Por ser de solução demorada, recomendo que anote tudo, tente com paciência e raciocínio a solucionar o desafio. Após encontrar a solução do problema, me entregue, pois vc faz parte dos únicos 2% que conseguem!

Questão desafio:
#Há cinco casas de 5 diferentes cores;
#Cada casa mora uma pessoa de uma diferente nacionalidade;
#Eles bebem diferentes bebidas, fumam diferentes tipos de cigarro;
#Cada um tem um animal de estimação diferente;
#Nenhum dele tem coisas iguais...
Dicas para solução:
1. O inglês vive na casa vermelha;
2. O sueco tem cachorro como animal de estimação;
3. O dinamarquês bebe chá;
4. A casa verde fica a esquerda da casa branca;
5. O dono da casa verde bebe café;
6. A pessoa que fuma Pall Mall cria pássaros;
7. O dono da casa amarela fuma Dunhill;
8. O homem da casa do centro bebe leite;
9. O norueguês vive na primeira casa;
10. O homem que fuma blends vive ao lado dos que tem gatos;
11. O homem que cria cavalos vive ao lado do que fuma Dunhill;
12. O alemão fuma pince;
14. O norueguês vive ao lado da casa azul;
15. O homem que fuma Blend's é vizinho de que bebe água.

Pergunta-se Quem deles tem um PEIXE, qual sua bebida, que cigarro fuma e em que casa mora?

QUESTÃO DESAFIO Semana 5 à 9 /08

Teste de inteligência
Um homem chega numa igreja que tem 3 santos. Ele se dirige até o primeiro santo e fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais.
Ele parte para o segundo santo, e fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais e parte para o terceiro santo. Ao chegar, ele fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem dá os 20 reais para o santo e FICA SEM NADA NO BOLSO!

Pergunta: como pode ele dobrar 3 vezes o que tinha no bolso e acabar duro? Com quanto dinheiro o homem chegou à igreja?

A resposta está no arquivo anexo, para abri-lo é preciso digitar o resultado. Caso esteja correto o arquivo abrirá, caso contrário, não abre.
A resposta deve ser digitada com 4 dígitos e com a vírgula, mas sem o R$ - Exemplo: 00,00
Vamos lá... Se conseguir acertar e abrir o arquivo, coloque o seu nome, salve e passa pra frente!

Arquivo do blog

33 opções de cursos, APROVEITE!

SENAI/CET AFR
Av. de Contorno, 1395 – Distrito Industrial - Maracanaú - Tel: (85) 3215-3026 - E-mail: senai-ce-cetafr@sfiec.org.br - www.senai-ce.org.br

Lubrificação Industrial
Período: 05/01 a 13/01/2009
Investimento: R$ 45,00
Informações: O horário é de 18h às 21h. É requisito ser maior de 16 anos e ter Ensino Fundamental completo.

Instalação Elétrica Residencial
Período: 03/11 a 09/12/2008
Investimento: R$ 220,00
Informações: O horário é de 18h às 21h. É requisito conhecimento em Eletrotécnica.

Eletrônica Digital
Período: 24/11 a 19/12/2008
Investimento: R$ 250,00
Informações: O horário é de 8h às12h. É requisito ter curso em Eletrônica Linear.

Eletrônica de Potência
Período: 22/12 a 13/01/2009
Investimento: R$ 250,00
Informações: O horário é de 8h às 12h. É requisito ter curso em Eletrônica Linear.

Comandos Elétricos
Período: 24/11 a 12/01/2009
Investimento: R$ 300,00
Informações: O horário é de 18h às 21h. É requisito ter mais de 16 anos, ter concluído até a 6ª série e ter conhecimento em eletricidade básica.

Controladores Lógicos Programáveis
Período: 16/02 a 18/03/2009
Investimento: R$ 270,00
Informações: O horário é de 18h às 21h. É requisito ter mais de 16 anos, ter concluído até a 6ª série e ter conhecimento em em eletrônica digital, comandos elétricos e informática.

Montagem e Manutenção de Computadores
Período: 17/11 a 19/12/2008 (1ª turma) e 24/11 a 21/01/2009 (2ª turma)
Investimento: R$ 500,00
Informações: O horário é de 13h às 17h (1ª turma) 18h às 21h (2ªturma). É requisito ter mais de 16 anos, ter Ensino Fundamental completo e conhecimento em Informática.

SENAI/CETAE
Rua Júlio Pinto nº 1873 - Bairro Jacarecanga - Fortaleza - Tel: (85) 3281-6877- E-mail: cetae-nac@sfiec.org.br - www.senai-ce.org.br

Administração de Pessoal
Período: 03/11 a 19/11/2008
Investimento: R$ 140,00
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30.

Gestão Tecnológica em Segurança Patrimonial
Período: 03/11 a 28/11/2008
Investimento: R$ 170,00
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30.

Auditor Interno da Qualidade NBR ISO 9001
Período: 03/11 a 07/11/2008
Investimento: R$ 150,00
Informações: O horário é de 18h às 22h. É pré-requisito conhecer a Norma ISO 9001 ou o SIAC/PBQPH.

Instalador Hidráulico
Período: 03/11 a 05/12/2008
Investimento: R$ 75,00
Informações: O horário é de 18h às 22h.

Leitura e Interpretação de Projetos
Período: 10/11 a 14/11/2008
Investimento: R$ 60,00
Informações: O horário é de 18h às 22h.

Revestimento Manual e Forro de Gesso
Período: 27/10 a 07/11/2008
Investimento: R$ 56,00
Informações: O horário é de 18h às 22h.

CONTROLLER
Rua Carlos Vasconcelos, 1.777 - Aldeota - Tel: (85) 3264.6464 - www.controller-ce.com.br

Departamento Pessoal
Período: 08/12 a 19/12/2008
Investimento: R$ 130,00 à vista ou R$ 150,00 a prazo.
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Instrutor: Professor Carlos Alberto Carneiro. Curso com foco em legislação trabalhista e previdenciária.

IEL-CE
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Tel: (85) 3466-6514 - www.fiec.org.br/iel

Gestão por Competências
Período: Inscrições abertas
Investimento: R$ 220,00
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Facilitadora: Drª. Lydia Maria Pinto Brito.

Marketing de Relacionamento com o Cliente
Período: 03/11 a 12/02/2009
Investimento: 4 x R$ 210,00
Informações: Carga horária de 96 horas. Facilitadora: Cláudia Buhamra Abreu.

Gestão da Qualidade
Período: 13/10 a 16/01/2009
Investimento: 4 x R$ 210,00
Informações: O horário é de 18h30 às 22h. Facilitadores: Caroline Sampaio, Izabel Campelo, Wilton Bessa

Prática de Legislação Trabalhista
Período: 17/11 a 20/11/2008
Investimento: R$ 220,00
Informações: A carga horária é de 16 horas. Facilitadora: Beatriz Rêgo Xavier. Objetivo: apresentar noções gerais de de direito do trabalho, contrato individual de trabalho e figuras afins.

Estratégia de vendas focadas em resultados
Período: 01/12 a 04/12/2008
Investimento: R$ 197,00
Informações: A carga horária é de 16 horas. Facilitadora: Madalena Medeiros.

Construção de dinâmicas e técnicas grupais
Período: 28 a 31/10 e 4, 6, 7, 25, 27/11/2008
Investimento: R$ 260,00
Informações: A carga horária é de 32 horas. Facilitadora: Elidihara Trigueiro.

ADCOS COSMÉTICA
Tel: (85) 3486.3500 - www.ecapfortaleza.com.br

Revitalização e Hidratação Corporal Pré Verão
Período: 03/11/2008
Investimento: Gratuito
Informações: O horário é de 9h às 11h. O curso de reciclagem gratuita é voltado para profissionais que trabalham na área de estética.

INSTITUTO FA7
Av. Almirante Maximiano de Freitas, 1395 - Luciano Cavalcante - Tel: (85) 4006.7647 - www.institutofa7.com.br

PÓS-GRADUAÇÃO em MBA EXECUTIVO COPPEAD/UFRJ
Período: Nov/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 22h30 (seg a sext) e 08h30 às 12h30 (sáb). Corpo Docente de professores Mestres, Doutores e PhD´s da UFRJ. Tópico: Desenvolvendo a perspectiva gerencial de altos executivos.

Fluxo de Caixa: novas técnicas de projeção e acompanhamento
Período: 06/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 8h30 às 27h30. Expositor:Carlos Alexandre Sá.

Gestão da Cadeia de Suprimentos
Período: 10 a 13/11 e 24 a 27/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 8h30 às 22h30. Expositor: Fernando Nunes.

Formação de Consultores de Vendas e Negócios
Período: 13/11 e 14/11/2008
Investimento:Não divulgado
Informações: O horário é de 8h30 às 17h30. Expositores: Fernando Marquesini.

GLOBALBIT
Av. Dom Luis, 300 - Lj 160 - Shopping Avenida - Tel.: (85) 3264.9469 ou 3252.4339

Curso Técnico de Informática
Período: Segunda a sábado
Investimento: Não divulgado
Informações: Horários pela manhã, tarde e noite. Com currículo na internet, carteira de estudante e encaminhamento para estágio.

Curso Office Plus
Período: Segunda e quarta, terça e quinta, ou sábado.
Investimento: Não divulgado
Informações: Aulas 100% práticas e material incluso. Ganhe um pacote de cursos de qualificação profissional.

Corel Draw e Photoshop ou Windows e internet
Período: Segunda a sexta.
Investimento: R$ 49 mensais
Informações: Horários pela manhã, tarde e noite. Carga horária de 30 horas.

FORTES
Tel: (85) 4005.1170/ 4005.1174 - treinamentos@grupofortes.com.br - www.fortestreinamentos.com.br

Prática Contábil
Período: 03/11 a 18/12/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30.

Rotinas em Departamento Pessoal
Período: 04, 06, 11 e 13/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Instrutor: Johnatan Abreu.

Faturamento
Período: 04, 06 e 11/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Instrutor: Carlos Augusto Sá.

Notas Fiscais Eletrônicas
Período: 10, 11 e 13/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Instrutor: Fabiano Moreira Ramos.

Medicina e Segurança do Trabalho para o Departamento Pessoal
Período: 17, 18, 19 e 21/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Instrutor: André Angelim.

ESTÁGIOS

88 vagas

ENSINO MÉDIO

Vagas: 50
Remuneração: R$ 130
Seleção: Centro de Estágio
Informações: É requisito cursar o 1º ou 2º ano do Ensino Médio e morar próximo aos bairros Cristo Redentor, Parque Araxá ou Jacarecanga.

ADMINISTRATIVAS

Administração ou Ciências Contábeis
Vagas: 1
Remuneração: R$ 354
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito auxílio-transporte e vale-alimentação. A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 4º semestre e ter conhecimento em Excel.

Vagas: 2
Remuneração: R$ 354
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito a auxílio-transporte e vale-alimentação (R$ 185). A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 5º semestre e ter conhecimento em informática básica.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 500
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito a alimentação no local. A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 3º semestre e ter conhecimento em Excel e inglês.

Administração ou Secretariado
Vagas: 3
Remuneração: R$ 440
Seleção: Teplacon
Informações: Dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 30h/semana. É requisito conhecimentos em informática.

Administração

Vagas: 2
Remuneração: R$ 415
Seleção: IEL
Informações: Dá direito a vale-alimentação e vale-transporte. A carga horária é de 6h/dia. Pessoa comunicativa. Qualquer semestre.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 450
Seleção: CMGB
Informações: Dá direito a outros benefícios. É requisito cursar a partir do 5ºsemestre.

Vagas: 2
Remuneração: R$ 500
Seleção: Centro de Estágio
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 6h/dia. É requisito ter conhecimentos em informática.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 415
Seleção: Centro de Estágio
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 6h/dia. É requisito ter conhecimentos em informática.

Marketing

Vagas: 1
Remuneração: R$ 415
Seleção: MRH Gestão
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte e bolsa de estudo em inglês ou espanhol. A carga horária é das 8h às 14h.

HUMANAS

Psicologia

Vagas: 1
Remuneração: R$ 468
Seleção: MRH Gestão
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte e alimentação no local. A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 6º semestre e ter interesse pela área organizacional. Desejável conhecimentos de avaliação psicológica.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 600
Seleção: CIEE
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 30 horas por semana. É requisito cursar a partir do 8º semestre.

Comunicação Social

Vagas: 1
Remuneração: Não divulgado
Seleção:Teplacon
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte e vale-alimentação. A carga horária é de 40 h/semana. É requisito cursar a partir do 5º semestre e ter conhecimentos im informática.

Educação Física

Vagas: 3
Remuneração: R$ 250
Seleção: MRH Gestão
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte . A carga horária é de 4h/dia. É requisito cursar a partir do 5º semestre.

Serviço Social

Vagas: 1
Remuneração: R$ 400
Seleção: Centro de Estágio
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte . A carga horária é de 4h/dia. É requisito cursar a partir do 4º semestre.

JURÍDICAS

Direito


Vagas: 1
Remuneração: R$ 500
Seleção: CIEE
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 2º ao 6º semestre.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 500
Seleção: MRH Gestão
Informações: Ainda dá direito avale-transporte e vale-refeição. A carga horária é de 8h às 12h e 14h às 16h. É requisito cursar a partir do 6º semestre, ter cursado Direito Tributário e Processo Civil.

TECNOLÓGICAS

Arquitetura

Vagas: 1
Remuneração: R$ 350
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 20h/semana. É requisito cursar a partir do 5º semestre e ter conhecimento em Corel Draw e Autocad.

Informática

Vagas: 1
Remuneração: R$ 415
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito a auxílio-transporte. A carga horária e de 30 h/semana. É requisito cursar a partir do 3º semestre e ter conhecimentos em informática básica.

Vagas: 2
Remuneração: R$ 500
Seleção: MRH Gestão
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 6h/dia. É requisito cursar a partir do 4º semestre e ter conhecimentos em Rede.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 415
Seleção: CIEE
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 30 h/semana. É requisito a partir do 2º semestre.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 1.200
Seleção: Centro de Estágio
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 6h/dia. É requisito cursar a partir do1º semestre e ter experiência em Programação Delphi.

Eng. Mecânica ou Mecatrônica

Vagas: 4
Remuneração: R$ 622,50
Seleção: IEL
Informações: A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 6º semestre, ter conhecimento em Autocad 2D e 3D ou Solidworks.

Eng. Elétrica, Mecatrônica ou Telecomunicações

Vagas: 3
Remuneração: R$ 622,50
Seleção: IEL
Informações: A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 5º semestre e ter conhecimentos em hardware e software.

Engenharia Elétrica

Vagas: 1
Remuneração: R$ 300
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 30h/semana. É necessário ter conhecimentos em informática básica.

Engenharia Civil

Vagas: 1
Remuneração: R$ 500
Seleção: Centro de Estágio
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 8h às 14h. A partir do 5º semestre e ter conhecimentos em Corel Draw e Photoshop.

CIEE
Av. Barão de Studart, 2.360, térreo - Aldeota - Edifício Torre Quixadá. Interessados deverão comparecer ao local.

CENTRO DE ESTÁGIO
Rua Pedro Borges, 33, 6º andar, sala 619 - Edificio Palacio Progresso - Tel: (85) 3091-6783/3221-6872 - Interessados devem comparecer com RG, CPF, Declaração do Curso, foto 3x4 e currículo.

CMGB
Rua Leonardo Mota, 1515 - Aldeota - Tel: (85) 3878.7300 - Cadastre o currículo no site: www.cmgb.com.br

IEL
Av. Barão de Studart, 1980, Sobreloja, Aldeota - Tel: (85) 3466-6511/3466-6514 -
estagio-iel@sfiec.org.br - www.iel.org.br/estagio

MRH Gestão
Av. Pontes Vieira 1079, Dionísio Torres, Tel: (85) 3452-2960/3452-2961 - Cadastre o currículo no site:
www.mrhgestao.com.br

Teplacon
Tel: (85) 3461-0500. Interessados enviar e-mail para: teplaconrh@terra.com.br e colocar no assunto o curso.

Resultado das eleições em Paracuru

Prefeito (a)
ERICA DE FIGUEIREDO DER HOVANNESSIAN 12120 Eleito 96,66 PP
FRANCISCO LAURO GOMES 323 Não eleito 2,58 PDT
RAIMUNDO SEBASTIÃO DO NASCIMENTO 96 Não eleito 0,77 PRTB
Vereadores
20444 GILVANIA DOS SANTOS LIMA 1089 Eleito 5,51 PSC
11234 JOÃO GUALBERTO SALES NETO 820 Eleito 4,15 PP
20999 JOSÉ HAROLDO NASCIMENTO DE SOUZA 814 Eleito 4,12 PSC
11621 CARLOS ALBERTO DE CASTRO 802 Eleito 4,06 PP
23456 JOÃO PESSOA VIEIRA 781 Eleito 3,95 PPS
23445 FRANCISCO LIMA BRAGA 718 Eleito por Média 3,63 PPS
14111 ANTONIO BARROSO NETO 602 Eleito 3,04 PTB
22666 ROBERTO PATRICIO DE OLIVEIRA 533 Eleito 2,70 PR
43111 JOSÉ MANOEL MELLO 409 Eleito 2,07 PV

Resultado da eleição em Granja - Eleições Municipais 2008

Prefeito
ESMERINO OLIVEIRA ARRUDA COELHO 12772 Eleito 47,89 PSDB
ROMEU ALDIGUERI DE ARRUDA COELHO 12736 Não eleito 47,75 PPS

Vereadores
MILTON GUILHERME VERAS 1668 Eleito 6,23 PSB

PEDRO FONTENELE DE SOUSA 1662 Eleito 6,20 PSDB


FRANCISCO EZIO SA SILVA 1434 Eleito 5,35 PSDB
MARIA ZENAIDE DE ARAUJO 1427 Eleito 5,33 PSB
ARNALDO FONTENELE MAGALHAES 1214 Eleito 4,53 PTB
ROSA HELENA SALLES DE BRITO 1208 Eleito 4,51 PSDB

FALBE TELES DE BRITO 1208 Eleito 4,51 PSDB
NICANOR FROTA ANGELIM FILHO 1198 *Eleito
4,47 PSB
JOAO BATISTA PEREIRA 1124 Eleito 4,20 PSDB
JOAO JOSE DOS SANTOS 1037 *Eleito
3,87 PSDB

Resultado das Eleições em Ipú

Prefeito

15 HENRIQUE SÁVIO PEREIRA PONTES 11819 Eleito 53,97 PMDB
45 MARIA DO SOCORRO PEREIRA TORRES 10082 Não eleito 46,03 PSDB

Vereadores

IVO SOUSA DE OLIVEIRA 1356 Eleito 6,49 PRB
NILSON RUFINO MOREIRA 1312 Eleito 6,28 PRB
MARIA EFIGÊNIA MESQUITA MORORÓ MUNIZ 1293 Eleito 6,19 PRB
ARLETE MAURICEIA DE CARVALHO LIMA FARIAS 1279 Eleito 6,12 PRP
RAIMUNDO NONATO MARTINS RODRIGUES 1257 Eleito 6,02 PRP
ANTONIO FABIO BORGES 1110 Eleito 5,32 PC do B
CARMEM LÚCIA PINTO MARTINS 1078 Eleito 5,16 PRB
MONOEL JOSINO DE FREITAS FILHO 769 Eleito 3,68
ALBERTO DE SOUSA MARTINS 754 Eleito por Média 3,61 PTB

Resultados Eleitorais - Eleições Municipais 2008 - Em COREAÚ

Prefeito

45 CARLOS RONER FELIX ALBUQUERQUE 7510 Eleito 55,16% PSDB

40 FRANCISCO ANTONIO DE MENEZES CRISTINO 6105 Não eleito 44,84% PSB


Vereadores

45666 MANUEL FERREIRA DE AGUIAR 1148 Eleito 8,11 PSDB
11111 SABINO CRISTINO DE ARAUJO 1123 Eleito 7,94 PP
11234 ANTONIA REGINA FLAVIA CAVALCANTE XIMENES 1007 Eleito 7,12 PP
12222 ANTONIO ANASTÁCIO TELES 907 Eleito 6,41 PDT
22222 JOSE OSVALDO DE ARAUJO 904 Eleito 6,39 PR
45555 JOSE MENEZES DE SAMPAIO 880 Eleito 6,22 PSDB
45444 JOÃO AUCIMAR MACHADO 872* Eleito
6,16 PSDB
40000 FRANCISCO LOPES SOBRINHO 811 Eleito 5,73 PSB
40123 JOSÉ EDÉZIO VAZ DE SOUZA 664 Eleito 4,69 PSB

Resultados Eleitorais - Eleições Municipais 2008

CARGO: Prefeito


SAMUEL VILAR DE ALENCAR ARARIPE 29495 Eleito 74,16 PSDB
ANDRE BARRETO ESMERALDO 9768 Não eleito 24,56 PV
PEDRO FELICIO CAVALCANTI NETO 507 Não eleito 1,27 DEM

CARGO: Vereador

FRANCISCO HELDER DE OLIVEIRA FRANÇA 2787 Eleito 4,46 PSDB
CARLOS ORLANDO BEZERRA MORAIS 2286 Eleito 3,66 PSB
NADELSON LOPES DE MORAIS 1949 Eleito 3,12 PSDB

DARCIO LUIZ DE SOUSA 1686 Eleito 2,70 PSDB
FLORISVAL SOBREIRA CORIOLANO 1542 Eleito 2,47 PTC
FRANCISCO AILTON ESMERALDO 1395 Eleito 2,23 PP

JOANA MARIA PEDROZA MACHADO 1382 Eleito 2,21 PSB
JOSÉ NILTON BRASIL 1376 Eleito*
2,20 PSB

JALES DUARTE VELLOSO 1332 Eleito*
2,13 PP

MARIA GOMES GUEDES 1030 Eleito 1,65 PT
LUIZ CARLOS OLIVEIRA CAVALCANTE 1021 Eleito 1,64 PSC