Este blog é de uso de todos no intúito de divulgar e informar todos sobre os acontecimentos do Ceará, principalmente nos vales do Curú (pilar em Paracuru), do Coreaú, Cariri (pilar em Crato) e da Capital. Informaremos, também, a participação de nossos parlamentares e gestores em cada sucursal.

Oração da Serenidade

"Concedei-nos Senhor,
a Serenidade ncessária para aceitar
as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar as que podemos
e Sabedoria para distinguir umas das outras!"

domingo, 14 de setembro de 2008

Propostas e olhares sobre a cultura

Clique para Ampliar

Dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza, seis dos nove postulantes responderam às perguntas enviadas, sobre suas propostas para o setor cultural, sua avaliação da atual gestão da Cultura na capital cearense, o que manteriam e o que modificariam, caso eleitos, quanto à cultura e ao Poder Público municipal. Através das respostas, os candidatos também revelaram um pouco de suas preferências sobre música, literatura, teatro e dança, com referências à cena artística cearense. Confira:

Perguntas:
1.: De modo objetivo, quais são as diretrizes da política cultural municipal que o sr. (a) implantará na Prefeitura de Fortaleza, caso eleito (a)? Qual diferencial sua administração terá, em relação à cultura?

2.: Que pontos positivos e que fragilidades o sr.(a) identifica na atual política cultural do Município? Como pretende modificá-la?

3.: Na atual gestão, o setor cultural contou com novas ações em Fortaleza, como a criação da Secretaria de Cultura do Município (Secultfor), que hoje existe em paralelo à Fundação de Esporte, Cultura e Turismo (Funcet). Caso eleito (a), o sr. (a) manterá essa secretaria? Manterá também a Funcet? Se sim, qual será a função de cada um desses órgãos?

4.: A atual gestão se comprometeu a construir seis Centros Urbanos de Cultura e Arte (CUCAs), um em cada Regional. No entanto, até o momento apenas foram iniciadas as obras do primeiro Centro, na Barra do Ceará. Caso eleito (a), o sr. (a) manterá a construção desses Centros? Se sim, com que prazo concreto para finalização das obras? Se não, que destino dará aos recursos previstos para essas obras? E que ações prevê para estimular a descentralização da cultura em Fortaleza?

5.: Como o sr. (a) avalia o atual orçamento anual da Prefeitura de Fortaleza para a Cultura? Caso eleito(a), que orçamento o sr. (a) destinará anualmente ao setor? Com que prioridades?

Clique para Ampliar

"A cultura, na nossa administração, será trabalhada como um bem básico das pessoas, assim como a educação e a saúde", Aguiar Júnior (PTC)

1.: Aguiar - A valorização da cultura popular cearense, resgatando todas as manifestações folclóricas, musicais, artísticas, religiosas e literárias que se expressam nas tradições do nosso povo, objetivando que essas atividades possam contribuir para o incremento do lazer, da diversão, da informação e do desenvolvimento geral das pessoas, principalmente da juventude, visando também resgatar fatos históricos e culturais da nossa gente. A cultura, na nossa administração, será trabalhada como um bem básico das pessoas, assim como são a educação, a saúde, a alimentação, o transporte, entre outros itens. Vamos instrumentalizar os equipamentos culturais na cidade de Fortaleza, possibilitando que o acesso à cultura alcance todas as camadas sociais, notadamente inserindo nesse processo de consumo cultural as faixas menos favorecidas da população.

2.: Aguiar - Positivo vejo a manifestação dos grupos sociais que com grande esforço e abnegação mantém vivos nossas ricas tradições, como o carnaval de rua e as festas juninas, entre outras. A prefeitura infelizmente tem priorizado a realização de grandes festas, deixando de dar apoio expressivo ás manifestações mais legítimas de nosso povo. Não existe uma política cultural séria na Prefeitura de Fortaleza, o que pretendo modificar. É lamentável perdermos um valioso potencial cultural que se manifesta em diversos bairros da Capital, nas ruas e nas praças. O talento do povo não vem tendo nenhuma valorização.

3.: Aguiar - A cultura na nossa administração terá um papel relevante. Vamos organizar a administração nessa área, para que possamos gerenciar, dentro do objetivo já exposto, o desenvolvimento do setor de forma mais ampla possível, sem criar as ´igrejinhas´ culturais, sem favorecer nenhum setor, porque a prioridade é a cultura popular e o bem estar da população.

4.: Aguiar - Vamos concluir todas as obras inacabadas das gestões Juraci e Luizianne, entre elas os CUCAs, primeiramente o da Barra do Ceará, o único com obras iniciadas. Iremos, ainda, tomar as providências para que os demais tenham suas obras iniciadas. Tais Centros são importantes e serão necessários para a execução da nossa política de democratização dos bens e serviços culturais para as famílias carentes.

Clique para Ampliar

"Lutar pelos valores do altruísmo, da solidariedade. Os distritos serão geridos por um conselho gestor, eleito na comunidade", Carlos Vasconcelos (PCB)

1.: Carlinhos - Lutar para que os valores do altruísmo, da solidariedade e do desejo de transformar a sociedade para a conquista da igualdade e da justiça social sejam hegemônicos na cidade de Fortaleza; oferecer a todos os habitantes a oportunidade de integrar-se à cultura construída pela humanidade, afim de ter a possibilidade de superá-la e contribuir para a sua expansão em escala universal; criar os distritos culturais, para garantir a oferta mínima de espaços culturais. Os distritos serão geridos por um conselho gestor, eleito na comunidade, com amplos poderes; criar programas de formação de públicos; -lutar pela criação e expansão de museus interativos; resgatar o acervo histórico (mapas, documentos, livros esgotados, prédios etc) da cidade.

2.: Carlinhos - Os pontos positivos foram a criação da própria Secretária de Cultura no Município, o Plano Municipal de Cultura, a Vila das Artes e os editais. E a fragilidade é o pouco recurso no orçamento para a cultura.

3.: Carlinhos - A Funcet abrangia a cultura, o esporte e o lazer e ainda o turismo. Foi criada a Secretaria do Turismo, a Secretária do Esporte e Lazer e por último foi criada a Secretaria da cultura do Município. Na administração comunista , nós vamos manter a Funcet como formação da cultura, com o papel de fazer a capacitaçã de recursos para o desenvolvimento da cultura para o município de Fortaleza.


4.: Carlinhos - Eleito prefeito de Fortaleza, irei manter a construção dos Centros Urbanos de Cultura(CUCAs), vou construir dois centros a cada ano a partir do primeiro ano de gestão. E até o final da gestão, em 2012, todos os centros estarão prontos e em pleno funcionamento, tornando acessível para toda a população o patrimônio cultural da cidade de Fortaleza.

Clique para Ampliar

"Cultura como direito dos cidadãos, sujeitos sociais, culturais e políticos, criadores de seus universos simbólico e material", Luizianne Lins (PT)

1.: Luizianne - A política cultural de nossa primeira gestão apontou para uma concepção inclusiva, democrática e ampliada da cultura, para além das artes. Cultura como direito dos cidadãos, sujeitos sociais, culturais e políticos, criadores de seus universos simbólico e material. Trata-se da construção da cidadania cultural, que passa pela garantia de, no mínimo, 1% do orçamento municipal para a função Cultura, um diferencial histórico e detonador de uma cadeia produtiva que hoje tem como base de sustentação os editais da cultura, instrumentos que garantem iguais oportunidades de acesso aos recursos através da seleção pública de projetos apresentados pela sociedade civil. Hoje, R$ 4 milhões são investidos em 16 editais que contemplam produção, circulação, manutenção, formação e pensamento.

2.: Luizianne - Acredito que a criação da lei de proteção ao patrimônio histórico de Fortaleza; do Conselho de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural e o tombamento de 20 imóveis; a construção dos CUCAs, que darão igualdade de oportunidades a jovens da periferia de Fortaleza; a construção paulatina da Vila das Artes, complexo cultural que hoje abriga as escolas de audiovisual e dança, além do Núcleo de Produção Digital; o pré-carnaval e o carnaval, que ganharam editais próprios, investimentos significativos e repercussão positiva nas ruas; a recuperação do Passeio Público e do anfiteatro Flávio Ponte, na Beira Mar, e a requalificação, através das artes, do Mercado dos Pinhões são ações que merecem continuidade.

3.: Luizianne - Sim. A primeira Secretaria de Cultura de Fortaleza, marco legal e fruto de uma decisão política que agrega valor à política cultural do Município, se alinha ao Sistema Nacional de Cultura, que orienta a criação do fundo e das leis de incentivo à cultura, além dos conselhos de patrimônio e política cultural. A Funcet será um órgão captador de recursos para três áreas: cultura, esporte e turismo.

4.: Luizianne - O primeiro CUCA, na Regional I, pretendemos inaugurar até o final do ano. Assim, nossa cidade contará em janeiro com o maior centro de juventude da América Latina. Os CUCAs das Regionais V e VI têm previsão de conclusão para o fim de 2009, quando iniciaremos as obras dos demais. Os recursos são municipais (terrenos, engenharia/arquitetura), federais (equipamentos) e internacionais (obras, através do BID).

Clique para Ampliar

"A crise que se abate sobre o setor da cultura é reflexo da incompreensão dessa indústria no desenvolvimento", Moroni Torgan (DEM)

1.: Moroni - É inegável que o Ceará e Fortaleza carecem urgentemente de uma política cultural orientada para promover o desenvolvimento da nossa insipiente indústria de produção de bens simbólicos. A crise que se abate sobre o setor da Cultura é reflexo direto da incompreensão da importância dessa indústria no desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. É reflexo também da ausência de um plano de gestão voltado para o fomento direto dos projetos de interesses dos criadores, produtores e realizadores independentes. Nós entendemos que a Cultura tem um papel vital no fortalecimento da economia social e política, seja no levantamento do seu potencial, seja no planejamento das ações, na articulação dos agentes econômicos e criativos, na mobilização da energia intelectual disponível, no fomento direto via Mecenato.

2.: Moroni - Os criadores, produtores e realizadores independentes apresentam seus projetos aos gestores públicos e nada acontece. Não se conhece os critérios de avaliação nem de seleção dos raros projetos que se beneficiaram dos recursos municipais. Os parcos recursos são concedidos apenas para atender as demandas de privilégio e muitas vezes são alocados em eventos menores, de interesse das próprias instituições governamentais. Isso ocorre porque a Lei Municipal de Incentivo à Cultura não existe. Em nossa gestão nós vamos criar uma nova Lei para incentivar projetos culturais em todas as áreas.

3.: Moroni - Em nossa gestão a Secultfor será completamente remodelada para que possa cumprir o seu papel finalístico fundamental, de promover e difundir a Cultura com foco na produção intelectual e na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento das potencialidades artísticas dos criadores, produtores e realizadores. Terá um papel preponderante na implantação dos nossos programas de desenvolvimento humano.

4.: Moroni - Nós garantimos que todas as boas iniciativas das administrações anteriores serão continuadas e concluídas em nossa gestão. Os CUCAs serão construídos no prazo máximo de dois anos.

Clique para Ampliar

"A Prefeitura diz que buscou parceria para a realização de um show milionário, mas não se movimenta para levar cultura à periferia", Patrícia Saboya (PDT)

1.: Patrícia - O respeito e a valorização de nossa cultura e do artista de Fortaleza serão as marcas de nossa administração para o setor. Fortaleza possui orçamento para o resgate das nossas feiras, da nossa gastronomia e das nossas festas populares, mas falta gerenciamento desses recursos. A Prefeitura diz que buscou parceria para a realização de um show milionário, mas não se movimenta para levar cultura à periferia, através da iniciativa privada ou com o próprio Governo do Estado. E a juventude é que mais sofre com isso. Nosso patrimônio cultural precisa ser resgatado, principalmente o Centro da cidade. Por isso é que a Prefeitura voltará a administrar no Palácio do Bispo, como planejamento estratégico para o setor.


2.: Patrícia - Na teoria, a Prefeitura tem algumas propostas interessantes para a Cultura, como o projeto dos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, os Cucas. Esse projeto certamente será aproveitado em nossa administração. Mas sairá do papel. Com relação às fragilidades, a principal é a falta de respeito e compromisso para com a própria Cultura. Desde a não honradez do cumprimento de contratos com pessoas e grupos contemplados em programas da Prefeitura, até os maus-tratos contra pessoas que apenas querem conferir espetáculos, como a frustração na queima de fogos no Réveillon e a queda das arquibancadas no Carnaval.

3.: Patrícia - Na verdade, a existência dos dois órgãos funciona mais como um jogo de empurra-empurra do que propriamente uma descentralização de ações. Não que esses órgãos devam deixar de existir. A política para o setor que não funciona. É um imbróglio que resolveremos logo nos primeiros meses de gestão.

4.: Patrícia - É como eu já comentei, o projeto dos Cucas é bom. Certamente daremos continuidade ao projeto com melhoramentos. E de fato iniciaremos as obras. Obras de verdade. Como não prometemos ações mirabolantes, que depois acabam frustrando a população, como hoje é o caso dos próprios Cucas, temos a certeza que é perfeitamente viável a entrega de unidades até o fim da gestão. Pode ser no primeiro ano ou mesmo no último ano. Mas o que for iniciado será entregue.

Clique para Ampliar

"Garantir 2% do orçamento à Secretaria de Cultura de Fortaleza e criar equipamentos como museus e centros de cultura", Renato Roseno (PSOL)

1.: Roseno - 1. Garantir 2% do orçamento à Secretaria de Cultura de Fortaleza. 2. Criar equipamentos como museus e centros de cultura em parceria com outras instituições. Esses equipamentos devem ter suas dotações orçamentárias definidas e ser dirigidos por um corpo técnico contratado através de concursos públicos. 3. Distribuição de 30% da dotação orçamentária através de editais públicos. 4. Criar um Sistema de Fomento aos Pequenos Produtores Culturais, simplificando o acesso aos recursos e a transparência do seu gerenciamento. 5. Plano Fortaleza de Formação em Artes e Cultura - implantar um sistema de formação em arte e cultura em parceria com as escolas e universidades públicas. 6. Criar um Conselho Gestor da Praia de Iracema e transformar a praia em uma Zona de Interesse Cultural e Histórica.

2.: Roseno - Positivos: 1. Criação da Secultfort. 2. Início de uma política pública de editais, ainda que continue a política de recursos para interesses pessoais e políticos. Negativos: 1. Orçamento da Secultfor não atinge sequer 1% previsto pelo Plano Nacional de Cultura. 2. Falta proteção ao Patrimônio Público. 3. Prédio Jesus Maria José, previsto para a Casa da Fotografia, abandonado. 4. A única biblioteca está fechada há três anos. 5. A promessa de criar Cines de Bairros não foi cumprida. 6. A cultura ainda é entendida como puro entretenimento e eventos. 7. A recuperação da Praia de Iracema não saiu do papel.

3.: Roseno - A criação da Secultfort é resultado de uma política nacional definida para todas as cidades que integram o Plano Nacional de Cultura. É, portanto, uma conquista. Mas é preciso ter um Fundo Municipal de Cultura, gerido pela sociedade civil. É preciso um Conselho Municipal de Cultura e leis que incentivem e regulem o fomento à produção cultural. A Funcet pode gerir os equipamentos culturais a serem criados.

Roseno - Os CUCAs fazem parte de uma política para a juventude. Hoje está ligada diretamente ao Gabinete do gestor municipal. Vamos colocar os CUCAs como política de arte e cultura. Integrarão a política cultural do município, com bibliotecas, teatro, cinema, entre outros equipamentos, e passarão a cumprir uma política de formação, produção e difusão das artes, sendo um contra-turno das escolas públicas.



Aguiar - De início pretendo aumentar os investimentos culturais para algo em torno de 1,5% do orçamento municipal. Existe, no entanto, uma verdadeira ´caixa-preta´, pois não se sabe os verdadeiros gastos da prefeitura com cultura, especialmente nos mega-eventos, como o show do Roberto Carlos, entre outras festas (fogos de artifícios, pagamento de publicidade e despesas com arquibancadas).

Carlinhos - O orçamento anual destinado à cultura cresceu, mas ainda é insuficiente para a política de cultura do Município. Na nossa gestão iremos aumentar os recursos no orçamento do Município para o desenvolvimento da cultura, pois avaliamos que a cultura é fundamental no processo de enfrentamento das desigualdades e reafirmação da identidade cultural do nosso povo.

Luizianne - A atual gestão destina 1% do orçamento municipal à função cultura. O orçamento executado pela Funcet saltou de R$ 4 milhões (2005) para R$ 8 milhões (2006). Em 2007, R$ 21 milhões foram executados (acréscimo de 356%). Os CUCAs, a Vila das Artes e os espaços requalificados da Praia de Iracema prevêem ainda mais investimentos, assim como a captação de recursos (Funcet) e o Fundo Municipal de Cultura.

Moroni - Em junho de 2008 a dotação orçamentária da Secultfor sofreu uma redução de R$ 45,5 milhões para R$ 41,6 milhões. A função Administração Geral foi contemplada com R$ 4,45 milhões; R$ 36,5 milhões para Difusão Cultural e Turismo. Contudo, até junho, essa pasta só conseguiu cumprir 20% da dotação. Em nossa gestão a Cultura será uma prioridade e terá um orçamento anual de 1,5% dos impostos da arrecadação direta.

Patrícia - A questão não é o percentual que a Prefeitura destina à Cultura, que hoje gira em torno de 1% do orçamento anual. Mas a falta de parcerias com o Governo do Estado e com o setor privado faz com que os investimentos no setor fiquem restritos a grupos e quase sempre inoperantes. A administração age sem uma discussão de seus projetos. E isso é ruim para a população que carece de acesso a uma programação cultural.

Roseno - O atual é muito pequeno, não atinge sequer 1% previsto pelo Plano Nacional de Cultura. Vamos dotar a Secultfor e a Funcet com 2% do orçamento e efetivar as políticas públicas em três áreas: 1.Formação, 2. Produção, e 3. Circulação dos bens da cultura. Nossa proposta é fazer dessa cidade o lugar da produção, da formação e da circulação da cultura, como política contra a violência, o analfabetismo, o desemprego e o turismo sexual e de mercado.

O sr. (a) pretende manter ou modificar os editais municipais de financiamento às artes?

Aguiar - Vamos não só manter, mas ampliar e estimular o desenvolvimento de projetos culturais para valorizar as artes e as manifestações culturais em geral do povo nos bairros, especialmente nas comunidades carentes. O diferencial é que vamos exigir que esses projetos sejam de interesse social e também vamos dar condições para que o município seja ágil no fluxo desses programas e projetos.

Carlinhos - Pretendo modificar no sentido de garantir a participação de artistas populares, como os emboladores, e apresentação de peças teatrais.

Luizianne - Manteremos as seleções públicas de projetos através dos editais, instrumentos que garantem a democratização dos recursos e a superação do clientelismo de balcão. Em 2006, sete editais e 138 projetos selecionados perfizeram um investimento de R$ 2.150.000,00. Em 2007, um conjunto de 13 editais somam-se aos dos festejos juninos, pré-carnaval e carnaval, totalizando um investimento de R$ 4 milhões.

Moroni - Nós vamos eliminar de uma vez por todas essa famigerada política de editais de cultura em Fortaleza. Isso não funciona, engessa a criação, frustra o artista, não revela novos talentos e, muitas vezes, os prazos não são cumpridos. Edital e uma política restritiva e enganadora. Nós vamos dotar a Cultura de um sistema de financiamento contínuo, via mecenato incentivado por lei municipal, com acesso democrático.

Patrícia - É uma questão que ainda está sendo avaliada. Mas uma coisa é certa: não podemos permitir que a falta de compromisso para com os contemplados prossiga. Há atrasos nos pagamentos dos contemplados. Este ano, as escolas ficaram sem as verbas até vésperas do Carnaval. Houve comprometimento nas apresentações e até a suspensão das disputas na avenida.

Roseno - Queremos manter, ampliar o orçamento dedicado, mas, sobretudo, respeitar os ganhadores com o pagamento em tempo hábil.

Qual o livro que mais o influenciou?

Aguiar - ´História da Riqueza do Homem´ (autor: Leo Hubbmann). Ao lê-lo, em 1977, passei a ser de esquerda.

Carlinhos - O manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels.

Luizianne - Depende do momento. Já passeei pelos teóricos, filosóficos, ficcionais. Pra registro: ´O que é Política´, de Hannah Arendt.

Moroni - Sem dúvida, ´O Livro de Mórmon´. Essa obra me ensinou muitas coisas; uma delas, a ser mais útil e mais produtivo.

Patrícia - Na verdade, é o tema que me interessa, principalmente se for relacionado à gestão pública e justiça social.

Roseno - Gosto de livros e tenho muitos que me marcaram. Em homenagem ao centenário de Guimarães Rosa, cito o ´Grande Sertão: Veredas´.

Qual foi o último livro de autor cearense que o sr. (a) leu, ou está lendo?

Aguiar - O livro do Mariano Freitas sobre a vida e a obra do ex-prefeito Acrísio Moreira da Rocha.

Carlinhos - O livro do professor Othon Sidou, com o titulo ´Wanda Sidou, Guerreira da Liberdade´.

Luizianne - O último lido: ´Madeira Matriz´, de Gilmar de Carvalho. O próximo a ser lido: ´Inimigos´, do Pedro Salgueiro.

Moroni - Estou lendo sem muita pressa ´Cantos de Outono´, o romance da vida de Lautréamont, do escritor Ruy Câmara.

Patrícia - Já li muitos livros de autores cearenses, desde a época de estudante. Mas atualmente estou lendo contos de Moreira Campos.

Roseno - Este ano, reli três: ´Dizem que os cães vêem coisas´ (Moreira Campos), ´A Fome´ (Rodolfo Teófilo) e ´Campos de Concentração no Ceará´ (Kênia Rios).

Entre os trabalhos de cineastas cearenses, qual é seu filme preferido?

Aguiar - Filme do Rosemberg Cariry: ´Cine Tapuia´.

Carlinhos - Rosemberg cariry, com o longa-metragem ´Corisco e Dadá´.

Luizianne - ´Câmara Viajante´, de Joe Pimentel. Documentário sobre a atuação dos fotógrafos nas festas religiosas de Juazeiro e Canindé.

Moroni - Gostei muito do filme ´Soldados da Borracha´, de Wolney Oliveira. Mas há outro que também me marcou: ´Corisco e Dadá´, de Rosemberg Cariry.

Patrícia - Nunca estivemos tão bem de cineastas, como Wolney Oliveira, Joe Pimentel e Rosemberg Cariry. Mas infelizmente ainda não pude conferir os trabalhos.

Roseno - ´Madame Satã´ e ´O Céu de Suely´, ambos do Karim Ainouz.

Entre os trabalhos de músicos cearenses, qual é seu disco preferido?

Aguiar - Fagner. Não lembro o nome do álbum. A música foi ´Borbulhas de Amor´, com a frase ´Quem me dera ser um peixe...´.

Carlinhos - No Ceará temos vários cantores e compositores importantes: Fagner, Belchior, César Barreto, Dilson Pinheiro, entre outros. Gosto do Ednardo com ´Pavão misterioso´.

Luizianne - Não citaria um álbum. Fico com o compositor Humberto Teixeira, música ´Asa Partida´.

Moroni - São muitos os artistas cearenses que admiro. Contudo, vou citar apenas quatro: Ednardo, Fagner, Belchior e Fausto Nilo.

Patrícia - São tantos os trabalhos de nossos artistas que prefiro ficar com todos. Mas destaco Fagner e Waldonys.

Roseno - ´Kátia Freitas´ / Kátia Freitas.

Entre as montagens de companhias cearenses, qual foi o último espetáculo de teatro ou dança a que o sr. (a) assistiu?

Aguiar - Prefiro lembrar o trabalho do ´Grupo Grito´ do teatrólogo José Carlos (Zeca). Dança: balé com as meninas do Jangurussu e outros bairros.

Carlinhos - Vi a peça ´Pedro e o capitão´, com Henrique Patricius.

Luizianne - Tenho acompanhado a Associação Vidança. Os espetáculos reúnem balé clássico, danças populares, percussão e trabalhos manuais.

Moroni - Assisti com prazer o primeiro festival de Balé da Academia Madiana Romcy. À época eu era vice-governador do Ceará.

Patrícia - O espetáculo de dança da Edisca, que muito me orgulha em ter incentivado o seu surgimento.

Roseno - ´Os Tempos´(dança), da Companhia de Arte Andanças, sob direção da coreógrafa Andrea Bardawil.

Perguntas a todos os candidatos

Na tentativa de levar aos leitores - de modo democrático e isonômico - as propostas e visões dos candidatos à Prefeitura sobre a cultura em Fortaleza, o Caderno 3 entrou em contato com assessores de todos os postulantes ao Executivo Municipal. Todos disseram aceitar o convite para expor suas opiniões e assumiram o compromisso de responder às perguntas enviadas por e-mail às assessorias, na última segunda-feira. Dos nove assessores contatados inicialmente, oito confirmaram, via telefone, o recebimento do questionário. Infelizmente, nem todos responderam. Caso dos candidatos Adahil Barreto (PR), Luiz Gastão (PPS) e Pastor Neto (PSC).

Definiu-se que todos os candidatos teriam o mesmo espaço (extensão de texto, medida em número de caracteres) para expor seus projetos e conceitos sobre o setor cultural. O prazo final para envio das respostas, combinado com todos os assessores, foi até quinta-feira, ao meio-dia. No entanto, a chance de expor de forma mais aprofundada suas propostas para o setor cultural, raramente tratado em espaços como os comícios e os programas no horário eleitoral gratuito, não foi tão bem aproveitada pelos adversários na corrida ao Paço Municipal. Apesar do compromisso formalmente assumido com a Redação e, principalmente, com os leitores do Diário do Nordeste, somente seis dos nove candidatos encaminharam as respostas ao Caderno 3. A participação foi menor do que a registrada no período que antecedeu as eleições municipais de 2004. Na oportunidade, nove dos então 11 candidatos à Prefeitura de Fortaleza responderam às perguntas sobre cultura enviadas pelo Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

A bandeira de Fortaleza foi idealizada por Isaac Correia do Amaral. No brasão municipal, que encontra-se ao centro, nas laterais existem galhos de duas plantas, são ramos de que plantas?

ELEIÇÕES 2010. No próximo ano teremos que votar em dois Senadores para representar nosso Ceará no Congresso Nacional. Se a eleição fosse hoje, qual dos possíveis candidatos você votaria? (escolha dois)

Saiba mais sabre o que é PÓS-GRADUAÇÃO e como se apresentam

Os cursos de pós-graduação se dividem em duas categorias: Lato Sensu e Stricto Sensu.

Os cursos de pós-graduação stricto sensu compreendem os programas de mestrado e doutorado e oferecem a oportunidade de desenvolvimento científico e aprofundamento da formação obtida no nível de graduação. Os programas de pós-graduação stricto sensu objetivam a formação de recursos humanos altamente qualificados, com vistas ao ensino, pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico.

Os cursos de pós-graduação lato sensu caracterizados pela especialização são voltados às expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional, com duração máxima de dois anos e com caráter de educação continuada. Nesta categoria estão os cursos de especialização, os cursos de aperfeiçoamento e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes que estejam incluídos na categoria de curso de pós-graduação lato sensu. Oferecido aos portadores de diploma de curso superior, têm usualmente um objetivo técnico-profissional específico, não abrangendo o campo total do saber em que se insere a especialidade.

Receita de Bolo de Casca de Banana

Ingredientes

Massa: Casca de banana 4 unidades
Ovos 2 unidades
Leite 2 xícaras (chá)
Margarina 2 colheres (sopa)
Açucar 3 xícaras (chá)
Faronha de rosca 3 xícaras (chá)
Fermento em Pó 1 colher (sopa)

Cobertura

Açucar 1/2 xícara (chá)
Água 1 1/2 xícara (cha)
Banas 4 unidades
Límão 1/2 (suco)


Modo de Preparo


Lave as bananas e descasque. Separe as 4 xícaras de casca para fazera massa. Basta as claras em neve e reserve, na geladeira. Bata no liquidificador asw gemas, o leite, a margarina, o açucar as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Por último, misture delicadamente as claras em neve e o fermento. Despeje em uma assadeira untadacom margarina e farinha. Leve ao forno médio preaquecido por aproximadamente 40 minutos. Para a cobertura queime o Açucar em uma panela e junte a água, fazendo uma caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo (ainda quente) com a cobertura. Depois, É SÓ SABOREAR

Praça da Orla de Paracuru

Praça da Orla de Paracuru
Croqui - Praça, orla de Paracuru

Resultados Eleitorais - Eleições Municipais 2008 - Em SOBRAL

Prefeito

40 JOSÉ LEÔNIDAS DE MENEZES CRISTINO 64992 Eleito 73,41 PSB
Vereadores

40123 JOSÉ VITAL ARRUDA LINHARES 4633 Eleito 4,88 PSB
40333 FRANCISCO HERMENEGILDO SOUSA NETO 4208 Eleito 4,43 PSB
40111 JOÃO ALBERTO ADEODATO JÚNIOR 4110 Eleito 4,33 PSB
40630 JOSE ITAMAR RIBEIRO DA SILVA 3808 Eleito 4,01 PSB
11111 JOSE CRISOSTOMO BARROSO IBIAPINA 3536 Eleito 3,72 PP
43000 VICENTE DE PAULO ALBUQUERQUE 3529 Eleito 3,72 PV
45678 MARCO ANTONIO BARROSO PRADO 3440 Eleito 3,62 PSDB
40555 FRANCISCO LUCIANO FEIJÃO 3276* Eleito
3,45 PSB
10123 PAULO CESAR LOPES VASCONCELOS 3002 Eleito 3,16 PRB
11333 ADAUTO IZIDORO ARRUDA 2390 Eleito 2,52 PP
15633 JOSÉ OSWALDO SOARES BALREIRA JUNIOR 2266 Eleito 2,39 PMDB



Depoimento do Deputado Estadual mais sério que já conheci, Roberto Claúdio do PHS

DEPOIMENTO

"Este será um ano importante principalmente para os deputados que estão em seu primeiro mandato, pois poderão intensificar os trabalhos legislativos em seu segundo ano. Creio que 2008 vai ser especial, para os novos parlamentares que terão mais experiências para trabalhar para o desenvolvimento do Ceará. Se 2007 foi um ano produtivo este será ainda mais."
Dep. Roberto Cláudio

Praias PRÓPRIAS para banhos:

Caça e Pesca, Barraca Arpão Praia Bar, Barraca Itapariká, Barraca Havaí, Praça 31 de Março, Barraca América do Sol, Barraca Crocobeach, Clube de Engenharia, Barraca Beleza, Início da Rua Ismael Pordeus, Mucuripe, Estátua de Iracema, Volta da Jurema, Edifício Arpoador, Diários, Ideal Clube, Ed. Vista Del Mar, Ponte dos Ingleses, Inace, Marina Park Hotel, Início da Av. Philomeno Gomes, Barraca Big Jeans

IMPRÓPRIAS PARA BANHO

Farol, Iate, Kartódromo, Início da Av. Pasteur, Colônias, Horta, Início da Rua Lagoa do Abaeté, Goiabeiras, Barra do Ceará

VISITE PARACURU, E CONHEÇA O QUE É ESTE PARAISO

VISITE PARACURU, E CONHEÇA O QUE É ESTE PARAISO
Por do Sol em Paracuru

Eu estou com Luizianne


Orla de Lagoinha

Orla de Lagoinha

Nova QUESTÃO DESAFIO de 11 à 15/08

Einstein formulou este teste no Século passado. Ele disse que 98% do mundo não poderia solucioná-lo.
Para resolver este desafio, vc deve ter papel e lápis para fazer anotações. Preste atenção nas perguntas, em seguida anote todas as 15 dicas que serão dadas para solucionar o desafio. Por ser de solução demorada, recomendo que anote tudo, tente com paciência e raciocínio a solucionar o desafio. Após encontrar a solução do problema, me entregue, pois vc faz parte dos únicos 2% que conseguem!

Questão desafio:
#Há cinco casas de 5 diferentes cores;
#Cada casa mora uma pessoa de uma diferente nacionalidade;
#Eles bebem diferentes bebidas, fumam diferentes tipos de cigarro;
#Cada um tem um animal de estimação diferente;
#Nenhum dele tem coisas iguais...
Dicas para solução:
1. O inglês vive na casa vermelha;
2. O sueco tem cachorro como animal de estimação;
3. O dinamarquês bebe chá;
4. A casa verde fica a esquerda da casa branca;
5. O dono da casa verde bebe café;
6. A pessoa que fuma Pall Mall cria pássaros;
7. O dono da casa amarela fuma Dunhill;
8. O homem da casa do centro bebe leite;
9. O norueguês vive na primeira casa;
10. O homem que fuma blends vive ao lado dos que tem gatos;
11. O homem que cria cavalos vive ao lado do que fuma Dunhill;
12. O alemão fuma pince;
14. O norueguês vive ao lado da casa azul;
15. O homem que fuma Blend's é vizinho de que bebe água.

Pergunta-se Quem deles tem um PEIXE, qual sua bebida, que cigarro fuma e em que casa mora?

QUESTÃO DESAFIO Semana 5 à 9 /08

Teste de inteligência
Um homem chega numa igreja que tem 3 santos. Ele se dirige até o primeiro santo e fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais.
Ele parte para o segundo santo, e fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais e parte para o terceiro santo. Ao chegar, ele fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem dá os 20 reais para o santo e FICA SEM NADA NO BOLSO!

Pergunta: como pode ele dobrar 3 vezes o que tinha no bolso e acabar duro? Com quanto dinheiro o homem chegou à igreja?

A resposta está no arquivo anexo, para abri-lo é preciso digitar o resultado. Caso esteja correto o arquivo abrirá, caso contrário, não abre.
A resposta deve ser digitada com 4 dígitos e com a vírgula, mas sem o R$ - Exemplo: 00,00
Vamos lá... Se conseguir acertar e abrir o arquivo, coloque o seu nome, salve e passa pra frente!

Arquivo do blog

33 opções de cursos, APROVEITE!

SENAI/CET AFR
Av. de Contorno, 1395 – Distrito Industrial - Maracanaú - Tel: (85) 3215-3026 - E-mail: senai-ce-cetafr@sfiec.org.br - www.senai-ce.org.br

Lubrificação Industrial
Período: 05/01 a 13/01/2009
Investimento: R$ 45,00
Informações: O horário é de 18h às 21h. É requisito ser maior de 16 anos e ter Ensino Fundamental completo.

Instalação Elétrica Residencial
Período: 03/11 a 09/12/2008
Investimento: R$ 220,00
Informações: O horário é de 18h às 21h. É requisito conhecimento em Eletrotécnica.

Eletrônica Digital
Período: 24/11 a 19/12/2008
Investimento: R$ 250,00
Informações: O horário é de 8h às12h. É requisito ter curso em Eletrônica Linear.

Eletrônica de Potência
Período: 22/12 a 13/01/2009
Investimento: R$ 250,00
Informações: O horário é de 8h às 12h. É requisito ter curso em Eletrônica Linear.

Comandos Elétricos
Período: 24/11 a 12/01/2009
Investimento: R$ 300,00
Informações: O horário é de 18h às 21h. É requisito ter mais de 16 anos, ter concluído até a 6ª série e ter conhecimento em eletricidade básica.

Controladores Lógicos Programáveis
Período: 16/02 a 18/03/2009
Investimento: R$ 270,00
Informações: O horário é de 18h às 21h. É requisito ter mais de 16 anos, ter concluído até a 6ª série e ter conhecimento em em eletrônica digital, comandos elétricos e informática.

Montagem e Manutenção de Computadores
Período: 17/11 a 19/12/2008 (1ª turma) e 24/11 a 21/01/2009 (2ª turma)
Investimento: R$ 500,00
Informações: O horário é de 13h às 17h (1ª turma) 18h às 21h (2ªturma). É requisito ter mais de 16 anos, ter Ensino Fundamental completo e conhecimento em Informática.

SENAI/CETAE
Rua Júlio Pinto nº 1873 - Bairro Jacarecanga - Fortaleza - Tel: (85) 3281-6877- E-mail: cetae-nac@sfiec.org.br - www.senai-ce.org.br

Administração de Pessoal
Período: 03/11 a 19/11/2008
Investimento: R$ 140,00
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30.

Gestão Tecnológica em Segurança Patrimonial
Período: 03/11 a 28/11/2008
Investimento: R$ 170,00
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30.

Auditor Interno da Qualidade NBR ISO 9001
Período: 03/11 a 07/11/2008
Investimento: R$ 150,00
Informações: O horário é de 18h às 22h. É pré-requisito conhecer a Norma ISO 9001 ou o SIAC/PBQPH.

Instalador Hidráulico
Período: 03/11 a 05/12/2008
Investimento: R$ 75,00
Informações: O horário é de 18h às 22h.

Leitura e Interpretação de Projetos
Período: 10/11 a 14/11/2008
Investimento: R$ 60,00
Informações: O horário é de 18h às 22h.

Revestimento Manual e Forro de Gesso
Período: 27/10 a 07/11/2008
Investimento: R$ 56,00
Informações: O horário é de 18h às 22h.

CONTROLLER
Rua Carlos Vasconcelos, 1.777 - Aldeota - Tel: (85) 3264.6464 - www.controller-ce.com.br

Departamento Pessoal
Período: 08/12 a 19/12/2008
Investimento: R$ 130,00 à vista ou R$ 150,00 a prazo.
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Instrutor: Professor Carlos Alberto Carneiro. Curso com foco em legislação trabalhista e previdenciária.

IEL-CE
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Tel: (85) 3466-6514 - www.fiec.org.br/iel

Gestão por Competências
Período: Inscrições abertas
Investimento: R$ 220,00
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Facilitadora: Drª. Lydia Maria Pinto Brito.

Marketing de Relacionamento com o Cliente
Período: 03/11 a 12/02/2009
Investimento: 4 x R$ 210,00
Informações: Carga horária de 96 horas. Facilitadora: Cláudia Buhamra Abreu.

Gestão da Qualidade
Período: 13/10 a 16/01/2009
Investimento: 4 x R$ 210,00
Informações: O horário é de 18h30 às 22h. Facilitadores: Caroline Sampaio, Izabel Campelo, Wilton Bessa

Prática de Legislação Trabalhista
Período: 17/11 a 20/11/2008
Investimento: R$ 220,00
Informações: A carga horária é de 16 horas. Facilitadora: Beatriz Rêgo Xavier. Objetivo: apresentar noções gerais de de direito do trabalho, contrato individual de trabalho e figuras afins.

Estratégia de vendas focadas em resultados
Período: 01/12 a 04/12/2008
Investimento: R$ 197,00
Informações: A carga horária é de 16 horas. Facilitadora: Madalena Medeiros.

Construção de dinâmicas e técnicas grupais
Período: 28 a 31/10 e 4, 6, 7, 25, 27/11/2008
Investimento: R$ 260,00
Informações: A carga horária é de 32 horas. Facilitadora: Elidihara Trigueiro.

ADCOS COSMÉTICA
Tel: (85) 3486.3500 - www.ecapfortaleza.com.br

Revitalização e Hidratação Corporal Pré Verão
Período: 03/11/2008
Investimento: Gratuito
Informações: O horário é de 9h às 11h. O curso de reciclagem gratuita é voltado para profissionais que trabalham na área de estética.

INSTITUTO FA7
Av. Almirante Maximiano de Freitas, 1395 - Luciano Cavalcante - Tel: (85) 4006.7647 - www.institutofa7.com.br

PÓS-GRADUAÇÃO em MBA EXECUTIVO COPPEAD/UFRJ
Período: Nov/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 22h30 (seg a sext) e 08h30 às 12h30 (sáb). Corpo Docente de professores Mestres, Doutores e PhD´s da UFRJ. Tópico: Desenvolvendo a perspectiva gerencial de altos executivos.

Fluxo de Caixa: novas técnicas de projeção e acompanhamento
Período: 06/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 8h30 às 27h30. Expositor:Carlos Alexandre Sá.

Gestão da Cadeia de Suprimentos
Período: 10 a 13/11 e 24 a 27/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 8h30 às 22h30. Expositor: Fernando Nunes.

Formação de Consultores de Vendas e Negócios
Período: 13/11 e 14/11/2008
Investimento:Não divulgado
Informações: O horário é de 8h30 às 17h30. Expositores: Fernando Marquesini.

GLOBALBIT
Av. Dom Luis, 300 - Lj 160 - Shopping Avenida - Tel.: (85) 3264.9469 ou 3252.4339

Curso Técnico de Informática
Período: Segunda a sábado
Investimento: Não divulgado
Informações: Horários pela manhã, tarde e noite. Com currículo na internet, carteira de estudante e encaminhamento para estágio.

Curso Office Plus
Período: Segunda e quarta, terça e quinta, ou sábado.
Investimento: Não divulgado
Informações: Aulas 100% práticas e material incluso. Ganhe um pacote de cursos de qualificação profissional.

Corel Draw e Photoshop ou Windows e internet
Período: Segunda a sexta.
Investimento: R$ 49 mensais
Informações: Horários pela manhã, tarde e noite. Carga horária de 30 horas.

FORTES
Tel: (85) 4005.1170/ 4005.1174 - treinamentos@grupofortes.com.br - www.fortestreinamentos.com.br

Prática Contábil
Período: 03/11 a 18/12/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30.

Rotinas em Departamento Pessoal
Período: 04, 06, 11 e 13/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Instrutor: Johnatan Abreu.

Faturamento
Período: 04, 06 e 11/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Instrutor: Carlos Augusto Sá.

Notas Fiscais Eletrônicas
Período: 10, 11 e 13/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Instrutor: Fabiano Moreira Ramos.

Medicina e Segurança do Trabalho para o Departamento Pessoal
Período: 17, 18, 19 e 21/11/2008
Investimento: Não divulgado
Informações: O horário é de 18h30 às 21h30. Instrutor: André Angelim.

ESTÁGIOS

88 vagas

ENSINO MÉDIO

Vagas: 50
Remuneração: R$ 130
Seleção: Centro de Estágio
Informações: É requisito cursar o 1º ou 2º ano do Ensino Médio e morar próximo aos bairros Cristo Redentor, Parque Araxá ou Jacarecanga.

ADMINISTRATIVAS

Administração ou Ciências Contábeis
Vagas: 1
Remuneração: R$ 354
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito auxílio-transporte e vale-alimentação. A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 4º semestre e ter conhecimento em Excel.

Vagas: 2
Remuneração: R$ 354
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito a auxílio-transporte e vale-alimentação (R$ 185). A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 5º semestre e ter conhecimento em informática básica.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 500
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito a alimentação no local. A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 3º semestre e ter conhecimento em Excel e inglês.

Administração ou Secretariado
Vagas: 3
Remuneração: R$ 440
Seleção: Teplacon
Informações: Dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 30h/semana. É requisito conhecimentos em informática.

Administração

Vagas: 2
Remuneração: R$ 415
Seleção: IEL
Informações: Dá direito a vale-alimentação e vale-transporte. A carga horária é de 6h/dia. Pessoa comunicativa. Qualquer semestre.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 450
Seleção: CMGB
Informações: Dá direito a outros benefícios. É requisito cursar a partir do 5ºsemestre.

Vagas: 2
Remuneração: R$ 500
Seleção: Centro de Estágio
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 6h/dia. É requisito ter conhecimentos em informática.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 415
Seleção: Centro de Estágio
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 6h/dia. É requisito ter conhecimentos em informática.

Marketing

Vagas: 1
Remuneração: R$ 415
Seleção: MRH Gestão
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte e bolsa de estudo em inglês ou espanhol. A carga horária é das 8h às 14h.

HUMANAS

Psicologia

Vagas: 1
Remuneração: R$ 468
Seleção: MRH Gestão
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte e alimentação no local. A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 6º semestre e ter interesse pela área organizacional. Desejável conhecimentos de avaliação psicológica.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 600
Seleção: CIEE
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 30 horas por semana. É requisito cursar a partir do 8º semestre.

Comunicação Social

Vagas: 1
Remuneração: Não divulgado
Seleção:Teplacon
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte e vale-alimentação. A carga horária é de 40 h/semana. É requisito cursar a partir do 5º semestre e ter conhecimentos im informática.

Educação Física

Vagas: 3
Remuneração: R$ 250
Seleção: MRH Gestão
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte . A carga horária é de 4h/dia. É requisito cursar a partir do 5º semestre.

Serviço Social

Vagas: 1
Remuneração: R$ 400
Seleção: Centro de Estágio
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte . A carga horária é de 4h/dia. É requisito cursar a partir do 4º semestre.

JURÍDICAS

Direito


Vagas: 1
Remuneração: R$ 500
Seleção: CIEE
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 2º ao 6º semestre.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 500
Seleção: MRH Gestão
Informações: Ainda dá direito avale-transporte e vale-refeição. A carga horária é de 8h às 12h e 14h às 16h. É requisito cursar a partir do 6º semestre, ter cursado Direito Tributário e Processo Civil.

TECNOLÓGICAS

Arquitetura

Vagas: 1
Remuneração: R$ 350
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 20h/semana. É requisito cursar a partir do 5º semestre e ter conhecimento em Corel Draw e Autocad.

Informática

Vagas: 1
Remuneração: R$ 415
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito a auxílio-transporte. A carga horária e de 30 h/semana. É requisito cursar a partir do 3º semestre e ter conhecimentos em informática básica.

Vagas: 2
Remuneração: R$ 500
Seleção: MRH Gestão
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 6h/dia. É requisito cursar a partir do 4º semestre e ter conhecimentos em Rede.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 415
Seleção: CIEE
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 30 h/semana. É requisito a partir do 2º semestre.

Vagas: 1
Remuneração: R$ 1.200
Seleção: Centro de Estágio
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 6h/dia. É requisito cursar a partir do1º semestre e ter experiência em Programação Delphi.

Eng. Mecânica ou Mecatrônica

Vagas: 4
Remuneração: R$ 622,50
Seleção: IEL
Informações: A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 6º semestre, ter conhecimento em Autocad 2D e 3D ou Solidworks.

Eng. Elétrica, Mecatrônica ou Telecomunicações

Vagas: 3
Remuneração: R$ 622,50
Seleção: IEL
Informações: A carga horária é de 30h/semana. É requisito cursar a partir do 5º semestre e ter conhecimentos em hardware e software.

Engenharia Elétrica

Vagas: 1
Remuneração: R$ 300
Seleção: IEL
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 30h/semana. É necessário ter conhecimentos em informática básica.

Engenharia Civil

Vagas: 1
Remuneração: R$ 500
Seleção: Centro de Estágio
Informações: Ainda dá direito a vale-transporte. A carga horária é de 8h às 14h. A partir do 5º semestre e ter conhecimentos em Corel Draw e Photoshop.

CIEE
Av. Barão de Studart, 2.360, térreo - Aldeota - Edifício Torre Quixadá. Interessados deverão comparecer ao local.

CENTRO DE ESTÁGIO
Rua Pedro Borges, 33, 6º andar, sala 619 - Edificio Palacio Progresso - Tel: (85) 3091-6783/3221-6872 - Interessados devem comparecer com RG, CPF, Declaração do Curso, foto 3x4 e currículo.

CMGB
Rua Leonardo Mota, 1515 - Aldeota - Tel: (85) 3878.7300 - Cadastre o currículo no site: www.cmgb.com.br

IEL
Av. Barão de Studart, 1980, Sobreloja, Aldeota - Tel: (85) 3466-6511/3466-6514 -
estagio-iel@sfiec.org.br - www.iel.org.br/estagio

MRH Gestão
Av. Pontes Vieira 1079, Dionísio Torres, Tel: (85) 3452-2960/3452-2961 - Cadastre o currículo no site:
www.mrhgestao.com.br

Teplacon
Tel: (85) 3461-0500. Interessados enviar e-mail para: teplaconrh@terra.com.br e colocar no assunto o curso.

Resultado das eleições em Paracuru

Prefeito (a)
ERICA DE FIGUEIREDO DER HOVANNESSIAN 12120 Eleito 96,66 PP
FRANCISCO LAURO GOMES 323 Não eleito 2,58 PDT
RAIMUNDO SEBASTIÃO DO NASCIMENTO 96 Não eleito 0,77 PRTB
Vereadores
20444 GILVANIA DOS SANTOS LIMA 1089 Eleito 5,51 PSC
11234 JOÃO GUALBERTO SALES NETO 820 Eleito 4,15 PP
20999 JOSÉ HAROLDO NASCIMENTO DE SOUZA 814 Eleito 4,12 PSC
11621 CARLOS ALBERTO DE CASTRO 802 Eleito 4,06 PP
23456 JOÃO PESSOA VIEIRA 781 Eleito 3,95 PPS
23445 FRANCISCO LIMA BRAGA 718 Eleito por Média 3,63 PPS
14111 ANTONIO BARROSO NETO 602 Eleito 3,04 PTB
22666 ROBERTO PATRICIO DE OLIVEIRA 533 Eleito 2,70 PR
43111 JOSÉ MANOEL MELLO 409 Eleito 2,07 PV

Resultado da eleição em Granja - Eleições Municipais 2008

Prefeito
ESMERINO OLIVEIRA ARRUDA COELHO 12772 Eleito 47,89 PSDB
ROMEU ALDIGUERI DE ARRUDA COELHO 12736 Não eleito 47,75 PPS

Vereadores
MILTON GUILHERME VERAS 1668 Eleito 6,23 PSB

PEDRO FONTENELE DE SOUSA 1662 Eleito 6,20 PSDB


FRANCISCO EZIO SA SILVA 1434 Eleito 5,35 PSDB
MARIA ZENAIDE DE ARAUJO 1427 Eleito 5,33 PSB
ARNALDO FONTENELE MAGALHAES 1214 Eleito 4,53 PTB
ROSA HELENA SALLES DE BRITO 1208 Eleito 4,51 PSDB

FALBE TELES DE BRITO 1208 Eleito 4,51 PSDB
NICANOR FROTA ANGELIM FILHO 1198 *Eleito
4,47 PSB
JOAO BATISTA PEREIRA 1124 Eleito 4,20 PSDB
JOAO JOSE DOS SANTOS 1037 *Eleito
3,87 PSDB

Resultado das Eleições em Ipú

Prefeito

15 HENRIQUE SÁVIO PEREIRA PONTES 11819 Eleito 53,97 PMDB
45 MARIA DO SOCORRO PEREIRA TORRES 10082 Não eleito 46,03 PSDB

Vereadores

IVO SOUSA DE OLIVEIRA 1356 Eleito 6,49 PRB
NILSON RUFINO MOREIRA 1312 Eleito 6,28 PRB
MARIA EFIGÊNIA MESQUITA MORORÓ MUNIZ 1293 Eleito 6,19 PRB
ARLETE MAURICEIA DE CARVALHO LIMA FARIAS 1279 Eleito 6,12 PRP
RAIMUNDO NONATO MARTINS RODRIGUES 1257 Eleito 6,02 PRP
ANTONIO FABIO BORGES 1110 Eleito 5,32 PC do B
CARMEM LÚCIA PINTO MARTINS 1078 Eleito 5,16 PRB
MONOEL JOSINO DE FREITAS FILHO 769 Eleito 3,68
ALBERTO DE SOUSA MARTINS 754 Eleito por Média 3,61 PTB

Resultados Eleitorais - Eleições Municipais 2008 - Em COREAÚ

Prefeito

45 CARLOS RONER FELIX ALBUQUERQUE 7510 Eleito 55,16% PSDB

40 FRANCISCO ANTONIO DE MENEZES CRISTINO 6105 Não eleito 44,84% PSB


Vereadores

45666 MANUEL FERREIRA DE AGUIAR 1148 Eleito 8,11 PSDB
11111 SABINO CRISTINO DE ARAUJO 1123 Eleito 7,94 PP
11234 ANTONIA REGINA FLAVIA CAVALCANTE XIMENES 1007 Eleito 7,12 PP
12222 ANTONIO ANASTÁCIO TELES 907 Eleito 6,41 PDT
22222 JOSE OSVALDO DE ARAUJO 904 Eleito 6,39 PR
45555 JOSE MENEZES DE SAMPAIO 880 Eleito 6,22 PSDB
45444 JOÃO AUCIMAR MACHADO 872* Eleito
6,16 PSDB
40000 FRANCISCO LOPES SOBRINHO 811 Eleito 5,73 PSB
40123 JOSÉ EDÉZIO VAZ DE SOUZA 664 Eleito 4,69 PSB

Resultados Eleitorais - Eleições Municipais 2008

CARGO: Prefeito


SAMUEL VILAR DE ALENCAR ARARIPE 29495 Eleito 74,16 PSDB
ANDRE BARRETO ESMERALDO 9768 Não eleito 24,56 PV
PEDRO FELICIO CAVALCANTI NETO 507 Não eleito 1,27 DEM

CARGO: Vereador

FRANCISCO HELDER DE OLIVEIRA FRANÇA 2787 Eleito 4,46 PSDB
CARLOS ORLANDO BEZERRA MORAIS 2286 Eleito 3,66 PSB
NADELSON LOPES DE MORAIS 1949 Eleito 3,12 PSDB

DARCIO LUIZ DE SOUSA 1686 Eleito 2,70 PSDB
FLORISVAL SOBREIRA CORIOLANO 1542 Eleito 2,47 PTC
FRANCISCO AILTON ESMERALDO 1395 Eleito 2,23 PP

JOANA MARIA PEDROZA MACHADO 1382 Eleito 2,21 PSB
JOSÉ NILTON BRASIL 1376 Eleito*
2,20 PSB

JALES DUARTE VELLOSO 1332 Eleito*
2,13 PP

MARIA GOMES GUEDES 1030 Eleito 1,65 PT
LUIZ CARLOS OLIVEIRA CAVALCANTE 1021 Eleito 1,64 PSC