A prefeita Luizianne Lins, o seu vice, Tin Gomes, e os 41 vereadores eleitos em Fortaleza, tomarão posse amanhã, depois de terem sido diplomados no último dia 18 de dezembro. A cerimônia acontecerá às 18 horas, logo após da posse dos 41 vereadores, e a eleição da Mesa Diretora, marcada para às 16 horas. A expectativa maior é com relação ao novo presidente da Câmara. Além de Salmito, que resolveu ir para o enfrentamento, a prefeita tem novo candidato, o vereador Elpídio Nogueira (PSB).
O anúncio oficial de apoio ao nome de Elpídio para ocupar o cargo de presidente da Mesa, se deu em almoço, ontem, em que o secretário de articulação política da prefeita, Waldemir Catanho, recebeu 15 vereadores para comunicar quem seria o novo candidato do executivo. Alguns dos vereadores convidados não participaram do evento, que deveria contar também com a presença da prefeita Luizianne Lins.
A decisão foi tomada depois de longa reunião que contou também com a presença do presidente municipal do PT, Raimundo Ângelo. Inicialmente, a informação era de que a prefeita estaria no encontro, mas ela não apareceu, segundo alguns dos participantes.
´O nome de Elpídio Nogueira tem o apoio da executiva estadual e municipal do PSB, da prefeita e do governador Cid Gomes (PSB), que inclusive tem acompanhado essas últimas negociações´, assegurou um dos representantes do PSB que participaram das articulações, Josué Freitas.
De acordo com alguns vereadores presentes, a intenção inicial era oficializar o nome de Eliane Novais como candidata da base aliada, mas acabaram optando pelo nome de Elpídio Nogueira, tendo em vista que a vereadora não agregava apoio suficiente entre os parlamentares para ter competitividade na hora da eleição. ´Apesar de ela ser uma pessoa experiente na vida pública, ela ainda não tem experiência no parlamento´, disse Elpídio Nogueira, que telefonou para a prefeita Luizianne Lins na noite de segunda-feira e disponibilizou seu nome para a disputa pela presidência da Casa.
Apesar desta decisão tomada pela articulação da prefeita e pelo PSB, do pai do seu filho, irmão de Eliane Novais, o PHS manterá o apoio já firmado com Salmito Filho. O vereador Walter Cavalcante (PHS) deixou claro o apoio ao candidato do PT, pois esse foi o acordo da base aliada em costuras feitas posterior as eleiçõe de 5 de Outubro, próximo, passado, que foi divulgado pelos assessores da propria Prefeita, que o candidato que aglutinasse mais votos na base se sustentação do seu governo, teria seu endorço. Parece que não é bem isto que está acontecendo. O PHS tem os votos de Walter Cavalcante e Vítor Valim, fotificado pelo apoio do Vice-Prefeito, Tin Gomes.
Divergência
O argumento do candidato oficial do Executivo não agradou Eliane Novais. Procurada pelo Diário do Nordeste, a vereadora eleita disse se sentir preparada para assumir a presidência do Legislativo. ´Eu me considero capaz de conduzir a presidência da Câmara sim, mas para que houvesse uma maior agregação dos pares cedemos para o vereador Elpídio´, ressaltou, acrescentando: ´não deixaram que eu mostrasse a minha experiência´.
O objetivo agora, segundo Elpídio, é aglutinar mais votos para alcançar um consenso na base aliada, tornando a sua candidatura uma unidade na base da prefeita. ´Eu acredito muito no consenso. Mas, se no fim não conseguirmos, podemos ir para a disputa que é sempre salutar´, disse o candidato, ainda com esperança de que Salmito Filho, que insiste em manter sua candidatura a presidência e ainda conta com o apoio da maioria dos vereadores na Casa, ainda desista.