Conheça as tecnologias da sua próxima TV
Fique por dentro das dicas para escolher seu próximo aparelho de TV, definindo entre as opções de tela de plasma e LCDDe acordo com pesquisa da consultoria IT Data, as modernas TVs de tela plana, de pouca espessura e imagens de alta definição são o principal objeto de desejo dos consumidores da classe A. Mas os consumidores de classes B e C também podem ter esse sonho de consumo tornado real, graças à popularização da tecnologia que vem reduzindo significativamente os preços.
Mesmo com a alta do dólar nos últimos meses, o índice e-flation — indicador que calcula a variação de preços em lojas online brasileiras —, divulgado este mês pelo Provar (Programa de Administração do Varejo, da Fundação Instituto de Administração), apontou que produtos eletrônicos como TVs LCD e home theaters tiveram seus preços rebaixados em 3,71% nos últimos dois meses.
TVs LCD de alta definição de 22 polegadas são encontradas por menos de R$ 1 mil e com cerca de R$ 500 a mais já se pode comprar modelos de 32’’. O preço, entretanto, não deve ser o único item a ser levado em conta na hora da compra. O consumidor deve estar atento às diferenças entre as tecnologias disponíveis, para fazer uma boa escolha.
Plasma ou LCD? Esta é a primeira questão. As TVs com a tecnologia de plasma, que atingiram preços bem mais baratos que as novas de LCD — principalmente em se tratando de telas muito grandes —, oferecem mais vantagem na reprodução de cores e imagens com movimento muito rápido.
´Efeito memória´
Entretanto, uma conhecida desvantagem da tecnologia de plasma é a sua característica de deixar marcas na tela após muito tempo de uso. É o chamado ‘‘efeito memória’’, que faz com que imagens fixas na tela, como a logomarca de uma emissora, acabem diminuindo permanentemente a luminosidade de alguns pixels (elementos que formam a imagem). Este efeito era bem mais acentuado nos primeiros plasmas. ‘‘Uma nova tecnologia, que movimenta os pixels internamente, conseguiu dar nova vida às TVs de plasma’’, explica Daniel Meneses, da loja DTech.
As telas de LCD são vistas por muitos especialistas como a tecnologia mais promissora do que a de plasma. Os avanços da indústria estão deixando para trás as tradicionais desvantagens da tecnologia LCD, que são o baixo nível de contraste das imagens, a perda de qualidade em determinados ângulos de visão e em imagens de movimentos rápidos.
Os televisores de LCD também oferecem um leque maior de tamanhos de tela, sendo a opção mais freqüente no caso de telas menores que 42 polegadas. ‘‘Somente agora foi que surgiram as TVs de plasma menores que 42 polegadas, com o modelo de 32, que é a menor TV de plasma existente’’, afirma Meneses. ‘‘Para telas acima de 42 polegadas o plasma é bem aceito, por oferecer uma boa relação custo-benefício’’, completa o lojista.
Segundo Daniel Meneses, os televisores LCD são mais vendidos hoje por conta da maior variedade de tamanhos de tela. São, portanto, a recomendação do especialista para quem deseja comprar TVs pequenas. Para quem prefere telas de dimensões maiores, principalmente para uso em ambientes sem controle de iluminação, a melhor opção continua sendo a dos aparelhos de plasma.
A resolução da tela é outro item que merece atenção do consumidor. Os novos aparelhos oferecem desde a opção de imagem HD (alta definição), com 1366 x 768 pixels, até a Full HD (alta definição total), com 1920 x 1080 pixels. Esta última é a mais indicada para os aparelhos com tela grande, a partir de 40 polegadas. A razão é que, quanto maior a tela, mais a imagem vai precisar de uma boa resolução para manter a sua qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário