
Alunas cearenses ganham prêmio internacional
Duas estudantes cearenses de ensino médio de uma escola municipal de Jaguaribe conquistaram o primeiro lugar em uma feira de ciências no Peru com um projeto de combate à fome
Karyne, 17, e Nayanne, 16, alunas de ensino médio da rede pública de Jaguaribe, reuniram-se com a professora Hérika Gomes para pensar o projeto que apresentariam na feira anual de ciências da Escola estadual Raul Barbosa, onde estudam. Resolveram ir para uma churrascaria da cidade e começaram a discutir: será que deveria ser relacionado à água para chamar atenção sobre o desperdício? Ou seria melhor sobre o aquecimento global e suas conseqüências? Enquanto conversavam, Karyne notou o entra-e-sai de meninos e meninas pedindo comida. Então ela resolveu: o trabalho seria para acabar com a fome das crianças. A idéia resultou no primeiro lugar em uma feira de ciências realizada em Lima, no Peru.
Na pesquisa sobre o projeto, as duas estudantes assistiram, num programa de TV, que o feijão era um dos melhores nutrientes e poderia render uma variedade de receitas como bolos, tortas, brigadeiros. Mãos à obra, então. "Na cidade, descobrimos uma área de três mil hectares de feijão plantado e, se tinha tanto feijão, por que não utilizá-lo de forma criativa para as refeições das crianças que passavam fome?", recorda Nayanne. Ela disse que começaram a experimentar as receitas na Escola municipal Antônio Teixeira (periferia de Jaguaribe), oferecendo à crianças de dois a 10 anos. No começo - em agosto do ano passado - foram só 15 meninos e meninas.
Em dois meses, já estavam sendo atendidas 65 crianças e, pouco tempo depois, abrangia toda a Escola municipal Antônio Teixeira Lima. "Foi então que resolvemos partir para a zona rural e escolhemos a Escola municipal Augusto Moreira", lembra Nayanne. A faixa etária continuou a mesma, porém uma menina fora da faixa, teve de ser incluída. Mariana, 11, estava pesando apenas 15 quilos e passou a ser atendida no projeto. Um ano após a iniciativa, as estudantes planejam atender 130 crianças da periferia de Jaguaribe.
"As meninas (Karyne Gomes e Carla Nayanne Silva) venceram na feira de ciências da escola, na Feira estadual de Ciências, na categoria Biologia, no ano passado, e foram a Brasília, representando o Ceará. Depois ganharam no Peru e agora vão concorrer na Tunísia. É uma grande conquista pra elas e para a escola", diz a coordenadora Maria Pereira.
Além do apoio e incentivo da professora Hérika Gomes da Silva, as estudantes de ensino médio (Nayanne está no 2º ano e Karyne no 3º) contam com a ajuda dos familiares. "Seu Biê e dona Socorro, pais de Karyne, ajudam nas receitas e no transporte das adolescentes e Fátima, tia de Nayanne, cuida da área científica. Informa sobre plantio, nutrientes e a dieta das crianças. Contaram ainda com o apoio da Secretaria da Educação do Estado. As duas confessam que não esperavam ganhar um prêmio internacional - a Expociências Latinoamericana (ESI Amlat 2008) no Peru - porque concorriam com representantes de 15 países, mas agora confiam num bom resultado também na feira ESI-Mundi, em Nabeul, Tunísia, em julho de 2009.
SAIBA MAIS
Conheça projetos de estudantes de escolas públicas do Ceará que foram premiados
Projeto A fome do nosso povo... é problema nosso - Escola de Ensino Fundamental e Médio Raul Barbosa, do município de Jaguaribe. Participou da Expo ESI, no Peru, conquistou o 1º lugar na categoria Comportamento e Ciências Sociais - Professora Hérika Gomes da Silva - alunas: Carla Nayanne Lima da Silva e Karyne Reis Gomes. Estão credenciadas para a ESI-Mundi, feira que se realizará de 23 a 29 de julho do próximo ano em Nabeul, na Tunísia.
Projeto Produção de etanol a partir de hidrolisado obtido por tratamento térmico das algas verdes - Liceu de Maracanaú, 8ª Exposição Christus de Ciência e Tecnologia para estudantes do ensino médio e do ensino tecnológico (Excetec) - Classificado em 1º lugar na área Bioquímica e Microbiologia - alunos: Amauri Aires, Jorge Edson e Mateu Alex Barbosa.
Projeto Aplicação de novos fluxos energéticos - uma abordagem realista da energia solar - Liceu de Maracanaú - autores: Pâmela Cristina Miranda, Renan Gomes Pereira e Santiago Gonçalves Bezerra Moura - 2º lugar na área Meio Ambiente da 8ª Excetec. Estão credenciados para a ESI-Mundi, feira que se realizará de 23 a 29 de julho do próximo ano em Nabeul, na Tunísia.
Projeto A semente da vida - Escola de Ensino Fundamental e Médio Tenente Mário Lima - Maracanaú - 3º lugar na área de Meio Ambiente na 8ª Excetec - autores: Carlos Anderson Ferreira Sales e Josué Magalhães Colares - Credenciados para a 2ª Feira de Ciências e Tecnologia (Fecitec) em outubro próximo, na cidade de Imperatriz, no Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário