
Maioria do eleitorado admite vitória de Lins
Os pesquisadores do Ibope perguntaram a 805 eleitores ´quem será o próximo prefeito de Fortaleza´
Depois de colher as informações sobre os questionários da pesquisa contratada pela TV Verdes Mares, publicada na edição de ontem do Diário do Nordeste relacionadas às partes estimuladas, espontâneas e a rejeição, o entrevistadores quiseram saber dos eleitores pesquisados ´quem será o próximo prefeito de Fortaleza´. 37% deles, a maioria, disseram que será Luizianne Lins (PT).
A pesquisa, como está registrado na edição de ontem, foi feita com 805 eleitores, entre os dias 13 e 15 deste mês, garantindo uma margem de erro de 3%. Nela também foi feito indagação sobre como o eleitor classifica a administração da prefeita Luizianne Lins.
Embora o candidato Moroni Torgan (DEM) esteja liderando a pesquisa com 33% contra 28% de Luizianne Lins e 19% da também candidata Patrícia Saboya (PDT), quando os eleitores foram indagados sobre ´quem será o próximo prefeito de Fortaleza´, 37% disseram que será Luizianne Lins, 25% citaram Moroni Torgan e 19% destacaram o nome de Patrícia Saboya. Nenhum dos outros seis candidatos que estão disputando a Prefeitura da Capital foram citados. Apenas 17% dos entrevistados disseram não saber e 2% não responderam.
Quanto à avaliação do Governo que está fazendo a prefeita Luizianne Lins, 37% disseram que ela está fazendo uma administração regular, 31% afirmaram que é boa, 6% apontaram que a administração é ótima, 7% responderam que é ruim, e 16% destacaram ser péssima. Apenas um por cento disse não saber e igual percentual não respondeu.
Repercussão
A pesquisa, segundo alguns deputados estaduais, está ´dentro do normal´. Na visão deles, a partir de agora, com o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, as pesquisas poderão trazer mudanças significativas com a exposição dos candidatos ao eleitor nos seus respectivos programas.
Para o deputado Roberto Cláudio (PHS), nessa fase inicial os candidatos oscilaram nas pesquisas, dentro da margem de erro, mas agora nesta segunda etapa, mudanças consideráveis devem ocorrer. ´A eleição potencializada começa mesmo agora. Só depois desta exposição vamos ver a colocação de cada um com maior precisão´, enfatizou o parlamentar, ao considerar como ´bom´, o posicionamento da prefeita Luizianne Lins, cujo candidato a vice é do seu partido.
O resultado da prefeita também é positivo, na visão do deputado Artur Bruno. Questionado sobre os números do Ibope ele preferiu comentar o índice de rejeição da prefeita, mais alto entre todos os candidatos. ´Isso se dá porque o povo desconhece o trabalho da prefeita. As pessoas vão passar a ter informações a partir do momento que o programa eleitoral da televisão começar´.
Aliado da candidata Patrícia Saboya (PDT), o deputado Fernando Hugo (PSDB) admitiu a preocupação dos apoiadores dela com a pequena queda demonstrada na pesquisa. ´É inevitável nesse período eleitoral que as pesquisas sejam o pêndulo para a análise dos posicionamentos dos candidatos, mas é preciso lembrar que ainda estamos a mais de 50 dias da eleição´, destacou. Ele também acredita que o programa de televisão da candidata elevará sua posição nas pesquisas.
Na visão dele, a participação mais efetiva do deputado federal Ciro Gomes na campanha da pedetista, mostrando aquilo que fez, juntamente com ela, pela cidade quando foi prefeito e governador, tendo Patrícia como primeira-dama, também será ponto positivo. ´Ciro é o ombro de amparo desta candidatura pelo que fez salvando Fortaleza do desastre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário